Poder de compra
Por: Tiago Reis

Poder de compra: saiba o que pode influenciar no valor

O poder de compra de uma população está diretamente ligado a inflação do lugar onde ela mora. Cabe ao Banco Central estipular metas para inflação e as políticas monetárias do Brasil. Quem tem costume de assistir os noticiários ou ler jornais já deve ter ter ouvido expressões como “inflação acumulada” ou “meta de inflação”. É ela quem dita o poder aquisitivo do brasileiro ou de qualquer outra nação.

O brasileiro já teve o poder de compra variado muitas vezes no mesmo ano e ao longo do tempo. Em março de 1990, a inflação brasileira já chegou ao máximo, foi de 83,95% num único mês. A Hungria registrou a maior hiperinflação mundial, que alcançou 42 trilhões por cento. Isso representa uma taxa de inflação diária de 207%. Para se ter uma ideia os preços dobravam a cada 15 horas, de acordo com o Banco Nacional da Hungria.

Qual é o poder de compra do brasileiro?

poder de compra

O Poder de compra é a capacidade de obter bens, mercadorias e serviços com uma quantidade de dinheiro. Por exemplo, conseguimos saber se o poder de compra aumentou ou diminuiu quando uma mesma quantidade de dinheiro compra mais ou menos de um produto. A inflação é quem determina a diminuição no  de compra do dinheiro.

Em oposição à inflação, tem-se a deflação, que é o aumento do poder aquisitivo. Em 2016, pela primeira vez a China teve o poder aquisitivo maior que o do Brasil. Na década de 80, o brasileiro era quinze vezes mais “rico” que o chinês, de acordo com Fundo Monetário Internacional, o FMI.

O órgão faz um cálculo de Paridade do Poder de Compra (PPC) que serve para comparar o poder aquisitivo de um país e outro. Em 2017, este cálculo mostrou que os chineses não foram os únicos que ultrapassaram o poder de compra dos brasileiros. Outras nações em desenvolvimento também se tornaram mais ricas, como por exemplo:

  • Tailândia
  • Uruguai
  • Costa Rica
  • Panamá
  • República Dominicana

O principal motivo dessa mudança ter acontecido de forma acelerada ao longo dos últimos anos foi, primeiro, a alta inflação, seguida por uma forte crise econômica.

Outras formas de saber o Poder de Compra

Existem técnicas diferentes para o cálculo do poder de compra. Há diversas instituições que fazem levantamentos com produtos mundialmente conhecidos.

Os dois principais, calculam o poder de compra dos países utilizando os preços do Big Mac, o chamado Índice Big Mac e do iPhone, mas é possível também medir usando outros produtos. Para isso, é necessário saber quanto de uma mercadoria alguém consegue comprar com o salário mínimo daquele lugar.

O índice Big Mac é o mais famoso medidor de paridade de poder de compra. Ele é organizado desde 1986 pela revista The Economist, e calcula o valor do lanche em cerca de cem países.

Assim, se um sanduíche em determinado lugar for mais barato do que nos Estados Unidos, a moeda está valorizada em relação ao dólar. Se o sanduíche for mais caro que nos Estados Unidos, a moeda está desvalorizada.

A pesquisa, de paridade de poder de compra do Big Mac, mostrou que o brasileiro tem a quinta moeda mais cara do mundo. Mas o poder de compra do brasileiro é baixo, isso porque com o salário mínimo no Brasil foi possível comprar 26 unidades do lanche. Já o poder compra em Portugal os permite comprar até 96 unidades do lanches com o salário mínimo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!