Acesso Rápido

    Conheça o conceito fundamental dos planos de opções de compra de ações

    Conheça o conceito fundamental dos planos de opções de compra de ações

    Nas ultimas décadas o cenário empresarial no Brasil tem mudado bastante, bem como as formas tradicionais de pagamentos baseados em salários fixos. Com o passar dos últimos anos, essa forma antiga de remuneração foi sendo substituída por um tipo de remuneração variável, chamado de plano de opções de compra de ações.

    A grande vantagem dos planos de opções de compra de ações está na possibilidade do empregado ter uma participação na valorização futura da empresa. Essa prática permite que os “talentos” de uma companhia sejam remunerados pelos seus desempenhos superiores, bem como pelo atingimento de metas. Essa dinâmica geralmente cria um alinhamento eficaz entre os interesses dos acionistas e dos empregados da empresa.

    O que são opções de compra de ações?

    Antes de entendermos o conceito da aplicação dessa estratégia nas empresas, devemos inicialmente conhecer como funciona a ferramenta.

    O sistema de opções de ações se define pelo direito de comprar ações por um preço fixo dentro de um prazo determinado. A empresa da qual emprega o funcionário, confere ao seu titular o direito, num determinado prazo, de subscrever ações da empresa para o qual trabalha a um determinado preço, segundo critérios estabelecidos no acordo.

    Existem diversos tipos de planos de opção de compra de ações que são originados do sistema de mercado de capitais americano, como por exemplo: plano de ações fantasmas (“phanton stocks”), plano de ações por desempenho (“performance stock”) e o fundo de ações (“equity pool”).

    A seguir, detalharemos um pouco mais sobre cada um desses tipos de planos:

    • Plano de ações fantasma: esse método de stock option para empresas de sociedade fechada, ou seja, aquelas que não possuem suas ações negociadas em bolsa de valores. Nesse sistema, é criada uma unidade de valor, de forma a substituir as ações, corrigida por diferentes indicadores de crescimento da empresa.
    • Plano de ações por desempenho: a empresa oferece um lote de ações atrelado a uma meta que deve ser batida em determinado período. Nesse sistema, quando os objetivos corporativos são alcançados dentro do prazo fixado, os empregados recebem em dinheiro o equivalente ao número de ações.
    • Fundo de ações: é um fundo de cotas, nos quais cada empregado tem um número determinado dessas cotas, que podem se valorizar conforme o desempenho da empresa.

    É importante ressaltar que o prêmio concedido pela opção não deve demasiado significativo, eliminando dessa forma, o risco de operação futura, pois essa atitude implicaria em uma grande assimetria entre risco e recompensa que o empregado teria com os resultados da empresa.

    Geralmente, esses planos possuem uma validade média de 3 a 5 anos, possuindo casos em que ela pode chegar até um período de 10 anos.

    Conclusão

    Então pelo que tratamos, podemos concluir que o plano de opções de compra de ações representa uma concessão futura do direito compra de ações a determinado preço. Importante lembrar que esse plano representa apenas uma expectativa de compra, já que as cotas da empresa são negociadas no mercado e o empregado terá o direito de escolher revende-las caso o valor o valor futuro da ação seja superior ao valor da emissão da opção.

     

     

     

     

     

     

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *