planejamento financeiro
Por: Tiago Reis

Planejamento financeiro: aprenda a organizar suas finanças pessoais

Muitas pessoas enfrentam dificuldades em administrar o próprio dinheiro. A falta planejamento financeiro sempre gera uma situação incômoda – que rapidamente se transforma em acúmulo de contas, pagamento de elevados juros e descontrole sobre o próprio orçamento.

Se organizar financeiramente é um desafio para muitos. Mas escapar dessa avalanche de problemas e garantir sua tranquilidade é mais simples do que parece. Para isso, o caminho mais seguro é adotar de um sólido planejamento financeiro pessoal.

O que é um bom planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é a organização e controle das finanças pessoais de cada indivíduo. Seu objetivo é  garantir que as pessoas consigam suprir, com segurança e tranquilidade, as suas necessidades cotidianas no curto prazo. Além disso, o planejamento financeiro serve como uma poderosa ferramenta para atingir a independência financeira no médio e longo prazo.

Para atingir um bom nível de plajemaento, é necessário estabelecer métodos de controle que deixem seu planejamento com o máximo de eficiência. Algumas medidas nesse sentido são:

  • Fazer uma estimativa geral do orçamento familiar, incluindo tudo que entra como receita e que sai como despesa;
  • Planejar com antecedência o que será feito com o dinheiro – como comprar, vender, financiar, investir, entre outros;
  • Controlar com rigor suas despesas, cortando custos e gastos supérfluos;
  • Evitar qualquer tipo de dívida ou pagamento de juros, como empréstimos, parcelamentos e compras à crédito;
  • Buscar diferentes fontes de renda, principalmente de origem passiva – como investimentos, aluguéis, dividendos e rendimentos de alguma aplicação;
  • Definir metas para tudo (meta para gastos, para aportes mensais, para investir), e principalmente ter disciplina para cumpri-las;
  • Antever imprevistos e ter alguma proteção em situações de emergência;
  • Focar em construção de patrimônio e pensar sempre no longo prazo.

Por que é tão importante manter um bom planejamento financeiro?

Você já pensou o que seria de uma empresa que não controlasse quanto ganha, quanto gasta e qual o seu ritmo de fluxo de caixa?

Pois a mesma condição se aplica às pessoas. Se você não estabelecer um forte organização sobre seu dinheiro, suas finanças irão sair do controle – e consequentemente, você se endividará e entrará em “falência”.

Estabelecer um bom planejamento é o único caminho para manter uma vida financeira estável e tranquila. Isso resultem vários benefícios, como:

Não viver em função do dinheiro

Tendo uma noção exata do seu orçamento, você passará a comandar a situação. Ao saber quanto você ganha, quanto gasta, e quanto você pode economizar para investir, você terá tranquilidade no curto prazo e conseguirá se planejar para realizar algum objetivo pessoal no futuro.

Melhorar seu estilo de vida

Ao controlar mais seus gastos, você naturalmente deixará de consumir produtos e serviços que não são indispensáveis. Viver com responsabilidade, mantendo apenas o essencial, traz mais satisfação e qualidade de vida.

Obter múltiplas rendas

Economizando uma quantia todo mês, será possível investir com regularidade. Ao aplicar esse montante em investimentos como ações com dividendos e fundos imobiliários, você terá uma renda adicional cada vez maior vinda dos rendimentos.

Garantir um futuro tranquilo

Enquanto a maioria se preocupa apenas no curto prazo, o caminho da independência financeira está na construção um patrimônio que garantirá segurança no longo prazo para você e toda a família. Um bom planejamento financeiro agora resulta em estabilidade, conforto e liberdade no futuro – principalmente quando você se aposentar.

O perigo de não se planejar financeiramente

O destino de quem não controla as próprias finanças é só um: o endividamento. Quanto mais dívidas você tem, mais juros pagará – e assim sucessivamente, até acabar com toda sua vida financeira.

Se você ainda não adota esse tipo de controle, é importantíssimo começar o quanto antes. Lembre-se que planejamento financeiro não é sobre quanto você ganha – e sim como você administra seu dinheiro. Manter um controle financeiro disciplinado é o único caminho para uma vida tranquila e sem sustos no futuro.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!