Pesquisa operacional: como funciona essa ferramenta?

O processo de tomada de decisão nem sempre é simples. É preciso ter dados, fundamentos e seguir certa lógica para fazê-lo da melhor forma possível. Inclusive utilizando a pesquisa operacional.

Ao utilizar a pesquisa operacional, é possível, inclusive, aumentar o lucro líquido de um empreendimento. Basta que ela seja bem aplicada e que seus resultados mudem processos.

O que é pesquisa operacional?

Pesquisa operacional (também conhecida pela sigla PO) é uma metodologia de análise de dados de um negócio cujo objetivo é auxiliar o processo de tomada de decisão, aumentando a sua eficiência por meio da otimização de processos. E ela está presente nas mais diversas áreas, como indústria, comércio e serviços.

Assim, é comum usar a pesquisa operacional para ajudar na tomada de decisões. Sendo assim, a PO pode apresentar duas abordagens: a qualitativa e a quantitativa.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Em primeiro lugar, a pesquisa operacional qualitativa se baseia na experiência do responsável pela tomada de decisão. Em geral, abordando problemas simples. Por outro lado, a pesquisa operacional quantitativa analisa problemas complexos, sob a ótica científica.

No entanto, nos dois casos, a pesquisa operacional atua em sistemas reais, usando probabilidade ou relações de causalidade.

Ao utilizar a pesquisa operacional, é possível aumentar a eficiência operacional de um empreendimento. Basta que ela seja bem aplicada e que seus resultados mudem processos.

Qual é o objetivo da pesquisa operacional?

Assim como boa parte das estratégias de controle de qualidade e otimização de processos aplicados hoje na indústria, o objetivo da pesquisa operacional é solucionar problemas oriundos da Revolução Industrial.

Neste período, a prática ainda era bastante restrita ao ambiente científico, com otimização das pesquisas acadêmicas.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Porém, seus usos ficaram mais conhecidos durante a Segunda Guerra Mundial, quando técnicas e conceitos matemáticos ganharam um emprego prático em decisões estratégicas.

Assim, as técnicas aprimoradas naquele período foram posteriormente aplicadas às empresas.

Hoje, a aplicação da pesquisa operacional nas empresas é uma forma importante de implementar melhorias de produtividade.

Atualmente, a PO pode ajudar um negócio a crescer mais do que os seus concorrentes, sendo muito importante na estratégia de crescimento das empresas.

De fato, por mostrar quais recursos otimizar e quais melhorias podem impulsionar os indicadores de produtividade do negócio, a PO pode trazer inúmeros benefícios.

Entretanto a premissa é sempre a mesma: reduzir custos e melhorar produção.

Apesar da sua aplicação prática nem sempre remeter a isso, a investigação operacional segue princípios matemáticos, para apresentar um resultado preciso ao gestor.

PLATAFORMA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

Qual a importância da pesquisa operacional?

A importância da pesquisa operacional está nas vantagens que ela traz na tomada de uma decisão mais assertiva em um negócio. Quando se toma atitudes na base do impulso, sobretudo quando se trata de negociações e investimentos, os riscos passam a ser mais elevados.

Por conta disso, muitas empresas acabam indo à falência, muito por conta de não adotar mecanismos importantes, como a própria pesquisa operacional. Muitos executivos seguem o caminho da intuição e acabam pagando um alto preço por isso.

Desse modo, a importância da metodologia operacional está no fato de que os empreendedores que a adotam em seu modelo de negócios, obtém vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes que não utilizam esse mecanismo.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Quais são os tipos de Pesquisa Operacional?

Existem cinco principais tipos de Pesquisa Operacional aplicados na melhoria de processos de decisão. São eles:

A mais utilizada é a programação linear, que visa melhorar a utilização de recursos finitos, para torna-la mais eficiente e barata.

A ideia é aumentar o lucro e diminuir o custo, bem como os desperdícios. É aqui que a função objetivo é aplicada.

Na teoria dos jogos, são analisadas as estratégias e técnicas de convencimento, a partir da análise de interações entre dois gestores, responsáveis pela tomada de decisão.

Já na simulação, são criadas representações de sistemas já existentes, para verificar a sua aplicabilidade para aquele fim. E até simular os resultados que a adoção destes sistemas geraria.

A teoria das filas, por sua vez, é um modelo de probabilidade gerado a partir da análise do comportamento de filas de espera, com o objetivo de descobrir qual é a chance de algo de fato ocorrer.

Por fim, na teoria dos grafos é criada uma representação gráfica que mostra a relação entre todos os elementos existentes. Por isso, representa modelos reais e ajuda o gestor a visualizar os melhores caminhos a seguir.

EBOOK 10 LIVROS

Como fazer uma Pesquisa Operacional?

Toda PO tem uma finalidade e uma fórmula matemática para alcança-la. Trata-se da chamada Função Objetivo, que nada mais é do que o que o gestor pretende atingir ao aplicar este recurso.

Exemplos de aplicação de pesquisa operacional são importantes para entender esse método. Portanto, um exemplo de aplicação dessa fórmula seria:

  • Max Z = 5X + 2Y

Quando Z é o que deve ser otimizado / maximizado e X e Y variarão de acordo com o que está sendo analisado pelo empreendimento.

Neste caso, X são as variáveis controláveis e Y variáveis constantes ou não controláveis. O mais importante é a construção correta do modelo matemático.

De fato: pode-se verificar que esse é um exemplo de função linear, conceito da matemática financeira fundamental para a compreensão de como funciona esse processo.

Hoje, há softwares e ferramentas de pesquisa operacional especializados em aplicar esta fórmula à realidade e as atividades de cada empresa. O que torna o processo mais fácil e rápido.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Exemplo de pesquisa operacional

Um exemplo de uso de técnicas de Pesquisa Operacional é a sua utilização na indústria, sobretudo no processo operacional. Sua aplicação está na vantagem em se evitar possíveis gargalos na produção, assim como desperdícios que eventualmente surgem no processo produtivo. Assim, se pode reduzir os custos da produção.

Inclusive, em muitas empresas há um departamento exclusivo para essa função, conhecido como departamento de Pesquisa Operacional, que possui atuação principalmente no âmbito empresarial e industrial.

Um dos exemplos é a previsão de escassez de uma determinada matéria-prima. Outra aplicação comum da PO é buscar possíveis falhas em equipamentos. Desse modo, se tem como intuito obter uma melhor alocação da mão-de-obra na produção, assim como escolher de forma mais assertiva os seus fornecedores.

Onde aplicar a Pesquisa Operacional?

Além da indústria, os métodos de pesquisa operacional podem ser utilizados no esporte e no governo. Nesse primeiro segmento, ela pode ajudar a trazer uma melhor experiência para as torcidas, por exemplo, otimizando projetos de estádios.

Assim é possível adquirir mais catracas de modo a evitar filas, além um ajuste na disposição dos avisos importantes que geram informações ao torcedor e cliente do evento esportivo.

No governo, a PO tem o intuito de trazer impacto direto aos serviços que são prestados à população, trazendo maior qualidade de vida e melhor aproveitamento dos recursos públicos.

Isso inclui melhorias nas rotas do transporte público, escolha de melhores locais para a construção de escolas e hospitais, etc.

Foi possível saber mais sobre pesquisa operacional? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Ronan Ferreira 18 de agosto de 2022
      Muito interessante o assunto! Quais as melhores escolas e especializações sobre o tema?Responder