Acesso Rápido

    Perda financeira: saiba como contabilizar e como superar este problema

    Perda financeira: saiba como contabilizar e como superar este problema

    Imprevistos podem acontecer a qualquer instante. E dependendo do imprevisto, ele pode resultar em perda financeira para uma determinada pessoa.

    Para que a perda financeira tenha um impacto menor, é fundamental a construção de uma reserva de emergência que deverá ser usada para esses momentos.

    O que é uma perda financeira?

    Perda financeira é um acontecimento oriundo de algum imprevisto que por alguma ventura causou um prejuízo para uma determinada pessoa.

    As perdas podem acontecer porque um carro quebrou e o seu conserto ficou acima do esperado, ou até mesmo por questões de doença familiar.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Pessoas que investem em ativos de renda variável também podem ter perdas financeiras ocasionadas pela desvalorização e venda dos ativos.

    Como superar uma perda financeira?

    Normalmente a superação da perda de uma determinada quantia somente acontece com planejamento financeiro e foco onde se quer chegar.

    Dessa forma, é necessário estabelecer um prazo que se pretende realizar a recuperação do prejuízo e pensar em estratégias para que o objetivo se cumpra.

    Embora a organização das finanças pessoais seja de suma importância para a superação de uma perda, também há uma grande influência do fator psicológico.

    Ou seja, é preciso não se deixar abater após ver uma determinada quantia de dinheiro simplesmente ser consumida por um fato imprevisto.

    Até porque, a recuperação irá exigir muitas vezes uma queda no custo, e uma verdadeira mudança no estilo de vida da pessoa.

    Quer aprender a controlar melhor os seus investimentos? Baixe nossa planilha de controle de investimentos.

    Como contabilizar perdas financeiras?

    Se a perda financeira for oriunda de uma doença imprevista é possível fazer o lançamento dos gastos no imposto de renda, optando pela declaração completa ao invés da simplificada.

    Caso a perda tenha sido material, como um carro furtado por exemplo, é necessário dar a baixa do bem no imposto renda.

    Realizar a contabilidade da perda é essencial para que a pessoa não pague impostos indevidos e em alguns casos consiga até reaver parte do imposto pago.

    Planejamento para recuperação de perdas financeiras

    A recuperação de um valor perdido por algum contratempo somente é conquistada por meio de um bom planejamento e controle financeiro.

    Será necessário, portanto, que a pessoa faça um levantamento de todos os seus gastos pessoais e passe a realizar cortes onde for possível.

    Nesse momento é preciso focar ao máximo na minimização das despesas e na maximização das receitas para se fazer a maior quantidade possível de caixa.

    Assim que a pessoa conseguir ir poupando é preciso pensar também em um planejamento para aplicar o seu dinheiro de forma segura e rentável.

    Como uma casa, a construção sempre é um pouco mais demorada do que a queda. O que exigirá bastante paciência e persistência após o tombo.

    Vale ressaltar que caso a pessoa já tenha uma reserva de emergência preparada para esses momentos, terá uma recuperação muito mais tranquila dessa situação.

    Foi possível entender o que é uma perda financeira? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *