Acesso Rápido

    Penhor de joias: entenda o que é e como funciona esse empréstimo

    Penhor de joias: entenda o que é e como funciona esse empréstimo

    Muito se fala sobre o penhor de joias como garantia de empréstimos, mas poucas são as pessoas que realmente conhecem essa modalidade.

    Antigamente, quando a inflação no Brasil era bastante alta e os empréstimo pessoais eram pouco difundidos a modalidade de empréstimo com penhor de joias era bastante utilizada. Na atualidade, apesar de ter se tornado menos divulgada, ela ainda existe e é usada por muita gente.

    O que é o penhor de joias?

    Penhor de joias é colocar um bem, no caso uma joia como garantia para tomar um empréstimo de maneira rápida com uma taxa mais atrativa de juros.

    Um exemplo seria uma determinada pessoa que esteja precisando de um valor emprestado por alguma razão, e possua um anel de ouro. Ela ao invés de vender o anel pode penhorá-lo para conseguir um empréstimo.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Existem algumas instituições bancárias que realizam esse tipo de empréstimo, dentre as mais conhecidas está a Caixa Econômica Federal.

    E como funciona o penhor de joias?

    O empréstimo com penhor de joias funciona como qualquer outro empréstimo com garantia. No caso da Caixa, é aceito joia, diamantes, relógios ou qualquer outra prataria de valor.

    Nesse caso a instituição usa como padrão um determinado valor por grama de ouro. Esse valor pode variar dependendo tanto da qualidade quanto do tipo de cada joia. O valor emprestado geralmente corresponde a 85% do valor estimado do penhor.

    Para quem é correntista do banco e recebe salários por lá, o valor do empréstimo pode atingir até 100% do valor do bem. Essa modalidade é dividida em duas formas de pagamentos:

    • Parcela única paga em um período de até 180 dias após o penhor;
    • Pagamento parcelado em até 60 meses.

    A segunda modalidade é a mais procurada por ser inclusive mais fácil de pagar. E os juros do empréstimo variam anualmente, mas normalmente são bem menores do que os juros de mercado.

    Para tomar esse empréstimo basta ir até uma agência da caixa ou uma casa de penhora regulamentada com o bem em mãos. Após a avaliação da joia a aprovação do valor costuma ser bastante rápida.

    E quais são as vantagens deste tipo de empréstimo?

    Penhorar joias para tomar empréstimo possui suas vantagens e desvantagens. Uma das vantagens da penhora é que os juros do empréstimo acabam saindo bem mais baixo quando comparado a um empréstimo pessoal, e não variam muito em relação a taxa Selic.

    Além disso a aprovação quando há penhora de joias é bem mais rápida. Em alguns casos o dinheiro é aprovado no mesmo dia. Por isso, muitas pessoas acabam optando por essa forma de empréstimo.

    Existem algumas desvantagens da penhora. Pois, caso o empréstimo não seja honrado a joia que ficou como garantia é perdida para o banco. Por essa razão é necessário bastante cautela e cuidado antes de recorrer a esse tipo de empréstimo.

    Quer controlar melhoras as finanças? Baixe gratuitamente a planilha da Suno Research da Vida Financeira.

    Cuidados necessários com esse tipo de empréstimo

    O primeiro cuidado que o tomador de empréstimo precisa ter é saber que ele realmente conseguirá honrar com o valor das parcelas. O segundo cuidado é avaliar muito bem a credibilidade da instituição onde o bem ficará penhorado.

    Pois, caso não seja uma instituição financeira confiável e sólida qual é a garantia do tomador que ao final do empréstimo terá a sua joia devolvida? Por isso o ideal é recorrer a esse empréstimo somente em último caso.

    Foi possível saber mais sobre o empréstimo com penhor de joias? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *