Overnight
Por: Tiago Reis

Overnight: conheça a utilização desse termo do mercado de ações

O termo overnight significa “durante a noite” e, na área de finanças, tem um conceito especial, referente ao mercado financeiro.

O que é Overnight?

Overnight corresponde a algumas operações que os bancos realizam diariamente no mercado aberto, visando a conseguir recursos para financiar suas posições em títulos públicos. Tais títulos são repassados aos investidores, que devem recomprá-los no dia seguinte mediante uma taxa diária.

Assim, a posição overnight define os títulos que permaneceram de um dia para o outro. Os negociadores diurnos podem enfrentar certos riscos devido a essa posição, visto que alguns fatores influenciam o preço dos papéis durante a noite.

Entenda melhor o overnight

Overnight

Os mercados reabrem de manhã, quando os preços de abertura refletem os acontecimentos da noite anterior. Portanto, as negociações não fecham totalmente durante a noite.

No período noturno, é possível realizar operações através de plataformas eletrônicas, chamadas de “negociações fora de horas” ou NFHs.

Taxa de overnight

No mercado financeiro, existem diferentes taxas de juros:

  • Taxa efetiva: é a taxa de juros expressa em um período que coincide com o período de capitalização dos juros. Exemplo: uma taxa de 6% ao ano ou 0,4868% ao mês;
  • Taxa nominal: é a taxa de juros expressa em um período que não coincide com o período de capitalização dos juros. Exemplo: a caderneta de poupança paga um número de juros ao ano com capitalização mensal;
  • Taxa over: é a taxa de capitalização de uma aplicação, por dia útil, e é expressa em termos anuais. Expressa através de uma fórmula específica.

Um pouco mais sobre a taxa de overnight

A taxa de overnight ou taxa de over refere-se à taxa de juros de um dia útil multiplicada por trinta, conforme convenção do mercado, visto que o mês possui apenas 23 dias úteis.

A taxa de overnight é uma forma de juros bastante utilizada no mercado financeiro, especialmente no mercado aberto ou open market.

A rentabilidade e o custo de vários produtos podem ser definidos pela taxa de over, como CD e hot money.

Deve-se ter cuidado ao utilizar a taxa over, pois ela pode levar a erros de investidores que não acompanham o mercado diariamente.

Logo, são características principais da taxa nominal over:

  1. Deve informar a quantidade de dias úteis em que os juros vão ser capitalizados, para obter a taxa efetiva desse período;
  2. É uma forma de exprimir uma taxa de juros de um dia útil de forma anual, considerando 252 dias úteis no ano.

Por exemplo, uma operação vai ser realizada em um dia útil pagando 15,59% ao ano em taxa over, portanto a taxa efetiva de um dia útil dessa operação vai ser obtida ao converter a taxa da forma anual para a taxa diária. Para isso, utiliza-se a fórmula de Equivalência de Taxas de Juros.

Taxa over mês

A taxa over mês é utilizada em operações hot money. A mesma é obtida através da multiplicação da taxa diária efetiva por 30.

Resumindo, portanto, overnight são aplicações financeiras realizadas no mercado aberto ou open-market em um dia. Estas aplicação são resgatadas no dia útil seguinte.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Carlos Roque 12 de setembro de 2019

    varias empresas estão catalizando clientes fazendo os consignados para investir em overnight, estas instituições são seguras. Muito delas são representantes bancarias (itau, bradesco, santander…)

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

%d blogueiros gostam disto: