Por: Tiago Reis

OTC: entenda como funciona a negociação no mercado over-the-counter

O OTC (over-the-counter) propõe aos investidores um novo ambiente para negociações financeiras. É importante entender as diferenças desse comércio, afinal estamos familiarizados com uma relação de compra e venda intermediada nas bolsas.

Entretanto, o mercado OTC difere da bolsa de valores. Por isso, é importante avaliar a seguridade das transações desse mercado, também entender se é um ambiente rentável para seus investimentos.

O que é OTC?

A sigla OTC vem do inglês over-the-counter e representa os ambientes e operações paralela para negociar ativos financeiros. No Brasil, o OTC equivale também ao chamado mercado de balcão.

Sendo assim, pode-se dizer que o OTC é um mercado de títulos não regulamentados ou não cotados pelas regras da bolsa de valores. Atualmente esse é um mercado que permite a entrada de empresas com menor expressão!

Caso você queira conhecer mais sobre o mercado financeiro e como começar a investir, recomendo que baixe nosso Ebook exclusivo e gratuito: “Comece a Investir na Bolsa” e aprenda mais sobre o mundo de investimentos.

Divisão do sistema de valores mobiliários

No Brasil, o sistema de negociação de ativos financeiros é dividido em três segmentos:

  • Mercado de Bolsa: caraterizado como um ambiente organizado e rigoroso. As empresas listadas nesse segmento precisam de demonstrações financeira auditadas, práticas de governança corporativa e uma relação com os investidores. As empresas precisam atualizar informações no sistema de 15 em 15 min.
  • Mercado de Balcão organizado: É um mercado em adaptação para algumas empresas, antes da inserção na bolsa de valores. Nesse caso as operações de compra/venda ainda são registradas, graças a SOMA aqui no Brasil. Mas as empresas não estão sujeitas as audições ou atualizações de 15 em 15 min, como ocorre no mercado bolsa. Podem fazer os registros ao final do pregão.
  • Mercado de Balcão não-organizado: Não precisa lançar as ordens no sistema, não existe nenhum registro, mesmo depois de uma compra ou venda. É desorganizado e dá espaço para comercialização de ativos sem liquidez.

Portanto, pode-se dizer que over-the-counter corresponde ao mercado não-organizado, diferente de uma bolsa de valores, dito como mercado organizado. Na bolsa ocorrem negociações de títulos, ações de empresas de capital aberto, opções e dentro outros.

Logo, as negociações fora do ambiente da bolsa e demais operação acontecem através do over-the counter. Essas, por sua vez, são regidas pela lei da oferta e demanda.

Com isso, podemos encontrar ali qualquer ativo, de “qualquer” empresas. As organizações listadas, não passam pela rigorosa fiscalização da B. Além disso, não tem como afirmar se os ativos financeiros possuem liquidez.

Assim como na bolsa as operações podem ser por plataformas online ou telefone. A principal diferença com o mercado OTC está na administração das operações que em muitos casos, não possuem administração por instituições e registros em comissões de valores mobiliários.

Aprenda como analisar uma ação

Regulamentação do mercado OTC

Mas mesmo sendo um mercado não-organizado, o OTC no Brasil possui uma regulamentação, que garante mais segurança para quem opera em mercado balcão, sobretudo, na transferência do seu dinheiro na compra dos ativos.

A regulamentação do Mercado de Balcão foi trabalhada pelos brasileiros através da criação da SOMA (Sociedade Operadora de Mercado de Ativos). A partir do lançamento desse sistema, títulos que eram negociados fora da bolsa de valores, ou seja, de forma descentralizada no balcão não organizado, começaram a ser registrados.

Embora esse mercado seja diferente, ainda precisa de fiscalização e autorização da CVM, comissão de valores mobiliários. Por isso a SOMA, fundada em 1996, foi comprada pela B3 em 2002 e passou a se chamar SOMA FIX.

Sem a organização proposta pela SOMA FIX, as operações eram realizadas sem registro, não oferecendo nenhuma dimensão para controlar volume financeiro de um ativo e fluxo de ordens.

Como operar no mercado de balcão?

Como não existem local físico para negociação, as operações no mercado balcão, não precisaram ser intermediadas como na bolsa. Portanto compras e vendas dos ativos acontecem diretamente com o investidor entre corretora e bancos de investimentos.

Portanto as corretoras registrarão as transações feitas com as pessoas e formalizaram na câmera de registros (se fizerem parte do mercado organizado). Se o investidor quiser operar em OTC, o mercado mais recomendado para considerar um investimento, é o organizado, já que ainda oferece leitura de volume financeiro.

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

7 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • wagner 8 de fevereiro de 2020

    obrigado, já estava a algum tempo procurando uma explicação clara, sobre o mercado OTC.

    Responder
  • jhonathan rycher 1 de março de 2020

    o mercado otc é seguro?

    Responder
    • Anonimo 22 de maio de 2020

      Não. OTC não respeita análise.

      Responder
  • OZIEL 23 de maio de 2020

    Obrigado amigo pela explicação.

    Responder
  • Wanderson 31 de maio de 2020

    Ótima explicao. Só não entendi onde se expor. Existe corretoras específica para isso?

    Responder
  • jailson linnerg 20 de junho de 2020

    OTC na IQoption é seguro? o q vc ensinou sobre OTC aqui se enquadra no mercado internacional?

    Responder
    • Luis 27 de junho de 2020

      Com as explicações acima vc não percebeu que não é seguro??? Claro que não é seguro, isso pode se dizer que é um jogo de azar.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!