Acesso Rápido

    Os princípios de investimento de Charlie Munger (Parte II)

    Diante dos feedbacks positivos a respeito do Suno Call de ontem, decidi abordar hoje o restante dos dez princípios de investimento de Charlie Munger. Caso o leitor ainda não tenha visto a primeira parte, pode conferi-la clicando aqui.

    #4 – Humildade intelectual

    Reconhecer o que você não sabe é o princípio da sabedoria.

    O excesso de confiança é um dos traços com maior potencial de causar danos a um investidor. Munger é um grande defensor dessa afirmação. Ele e Buffett comentam regularmente a respeito da importância de se desenvolver um círculo de competência.

    Ressalto que descobrir seu círculo de competência não é a única tarefa a ser realizada. Você também deve se empenhar em ser fiel a ele.

    Uma outra atitude bastante importante no que tange à humildade intelectual é buscar visões que se opõem às nossas. Quando fazemos isso, estamos procurando evidências que invalidem nossas hipóteses. Assim, o investidor tentará entender se não está cego pela “paixão” de um investimento.

    #5 – Rigor analítico

    Uso do método científico e de checklists minimizam erros e omissões.

    O quinto princípio de Munger diz respeito à disciplina, representada pelo uso de checklists e processos sistemáticos.

    O lendário investidor ainda destaca que é preciso ser analista dos negócios, não analista do mercado ou da macroeconomia.

    Além disso, deve ser considerada a totalidade do risco e os seus efeitos. É preciso, portanto, olhar para potenciais impactos de segunda ordem, isto é, impactos derivados de outros mais imediatos.

    #6 – Alocação de capital

    Alocar o capital adequadamente é o trabalho número um do investidor.

    Sobre este tópico, Munger defende que as boas ideias são um recurso muito limitado e escasso, porém, que recompensam o investidor de maneira gratificante quando aparecem.

    Neste sentido, é muito importante também estar alerta ao custo de oportunidade.

    #7 – Paciência

    Resista ao instinto humano de agir.

    “Os juros compostos são a oitava maravilha do mundo”. Munger cita essa frase de Albert Einstein e adverte que o poder dos juros compostos não deve – nunca – ser interrompido desnecessariamente.

    Uma atitude nunca deve ser tomada sem uma fundamentação adequada, é preciso ser paciente diante de um investimento de longo prazo.

    #8 – Determinação

    Quando as circunstâncias adequadas se apresentarem, aja com determinação e convicção.

    Este tópico se conecta com a conhecida fala de Buffett: “Tenha medo quando os outros estão gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”.

    Com isso, Munger levanta o ponto de que o investidor deve agir com convicção quando as oportunidades se apresentam, mesmo que isso signifique agir para o lado contrário ao da manada.

    As oportunidades não vêm com frequência, portanto, aproveite quando isso acontecer.

    #9 – Mudanças

    Viva com mudanças e aceite as complexidades irremovíveis.

    O indivíduo deve reconhecer e adaptar-se à verdadeira natureza do mundo ao seu redor. Não é uma opção esperar que o meio se adapte a você.

    Neste sentido, cabe lembrar que Munger e Buffett evitaram ações de tecnologia por muitos anos antes de investirem na Apple, em 2016. A principal lição que fica é: devemos saber lidar com as mudanças, mesmo que não sejam agradáveis e mesmo que isso signifique repensar nossas melhores ideias.

    #10 – Foco

    Mantenha as coisas simples e lembre-se do que você se propôs a fazer.

    Munger termina seu checklist com este último tópico, trazendo alguns lembretes:

    • Lembre-se de que sua reputação e integridade são seus ativos mais valiosos, e podem ser perdidos num piscar de olhos.
    • Cuidado para não tomar decisões ruins sob os efeitos do tédio e da arrogância. Seja paciente.
    • Não esqueça o óbvio ao buscar excesso de informações minuciosas.
    • Enfrente seus problemas, não os jogue para baixo do tapete.

     

    Desde que os seres humanos começaram a investir, eles procuram por uma fórmula mágica ou receita fácil para riqueza instantânea. É notório que a performance extraordinária de Charlie Munger não vem de nenhuma fórmula, mas sim de sua capacidade de se preparar, tendo disciplina, paciência e determinação.

    E-book: Investindo para Aposentadoria

    Construa a sua aposentadoria! Aprenda como gerar renda passiva para garantir o seu futuro investindo nos melhores ativos do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *