ordem de compra
Por: Tiago Reis

O que é ordem de compra e como funciona a aquisição de ações na Bolsa?

Se um investidor deseja adquirir um ativo mobiliário na bolsa de valores, ele precisa enviar uma ordem de compra para a sua corretora, que ficará encarregada de lançar a oferta no sistema de negociação do mercado.

Porém, por ser um ambiente extremamente dinâmico, nem sempre a compra será executada no preço e quantidade exatos que o investidor quer. Por isso, saber como funciona o sistema de ordem de compra e quais as possibilidades ele oferece é essencial para qualquer interessado em operar na bolsa de valores.

O que é ordem de compra?

No mercado financeiro, ordem de compra é o ato onde um cliente determina que um agente intermediário (normalmente uma corretora de valores) adquira de um valor mobiliário para si no mercado. Ou seja, é a situação onde o investidor ordena que a corretora compre determinado ativo em seu nome e nas condições em que ele especificar.

Uma ordem de compra pode ser enviada tanto pessoalmente ou remotamente – seja por escrito, por telefone ou através da internet. Com o advento da negociação via home broker, por exemplo, os clientes conseguem enviar ordens de compra instantaneamente para a corretora executar no mercado, sem precisar se comunicar com ninguém.

E-book: Aprenda como analisar uma ação

Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

Mas independente da forma de transmissão, as corretoras precisam repassar todas as ordens de compra para um mesmo sistema onde acontece a negociação do mercado. Todas elas são devidamente registradas com horário de recebimento, as informações do cliente e condições de execução.

Tipos de ordem de compra

Uma ordem de compra pode acontecer de várias formas, com diversas condições e características diferentes. Os principais tipos de ordem de compra são os seguintes:

Ordem de Compra a Mercado

É a ordem onde o investidor indica apenas o nome do ativo e a quantidade que ele deseja adquirir. Dessa forma, a compra feita instantaneamente, no preço que o ativo estiver sendo negociado no momento – ou seja, na cotação de mercado.

Ordem de Compra Administrada

Funciona da mesma forma que a ordem a mercado, informando apenas qual é o ativo e quantidade a ser comprada. Porém, nesse caso em específico, a corretora tem autonomia para decidir o melhor momento para executar a compra.

Ordem de Compra Limitada

Ordem onde o investidor indica a quantidade e o preço limite que ele deseja pagar pelo ativo. Ou seja, nesse caso, a compra será feita apenas quando o preço for menor ou igual ao informado pelo cliente.

Ordem de Compra Start

Aquisição programada para ser executada quando o ativo estiver acima de um determinado preço. É muito utilizada para contenção de perdas em operações onde o investidor opera vendido. A ordem de compra start é o equivalente oposto da ordem de venda stop loss.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Validade das ordens de compra no mercado

As ordens de compra também podem ter validades diferentes, especificadas diretamente pelo cliente. De acordo com o sistema da B3, as ofertas podem ter as seguintes durações:

  • Diária: a ordem só vale durante o dia em que foi encaminhada;
  • Até a data especificada: a ordem só vale até determinada data, respeitando um prazo máximo de 30 dias;
  • Até cancelar: a oferta fica valendo até que o investidor decida pelo seu cancelamento, respeitando um prazo máximo de 30 dias;
  • Tudo ou nada: a oferta só vale no momento em que é lançada no mercado. Ou seja, ou ela é executada integralmente de imediato, ou é cancelada.
  • Execute ou cancele: a oferta só vale no momento em que é lançada no mercado, mas pode a execução não precisa ser integral. Dessa forma, sistema adquire a quantidade possível de ativos e cancela o restante automaticamente.

Por que só é possível operar no mercado através de ordens de compra?

Como todo o funcionamento do mercado aberto é restrito apenas para corretoras e instituições financeiras, o investidor não consegue operar diretamente na bolsa.

Por isso, só é possível comprar e vender ativos indiretamente, com o auxílio de uma terceira parte que executará aquilo que for pedido. Ou seja, para adquirir uma ação, o cliente precisa sempre enviar uma ordem de compra para a corretora, para que então sua oferta seja inserida no book de negociação da bolsa.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

14 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • sandilei 4 de julho de 2019

    Valeu me ajudou Muito!!

    Responder
  • Márcia 3 de outubro de 2019

    Enviei uma ordem de compra de ação na corretora, o período em que estava aberto, encerrou o horário e não houve mudanças, está aberto. Como sei se comprei a ação ou não

    Responder
    • Suno Research 4 de outubro de 2019

      Se a ordem está em aberto não comprou, quando a compra ocorre a ordem aparece como executada.

      Responder
  • Madson 1 de novembro de 2019

    Boa noite!
    Ao efetuar a compra de uma determinada ação, na validade tem quatro opções, se eu optar por “Dia”, no final do pregão ela é vendida automaticamente pela corretora?
    Ou as ações que eu adquiri só eu posso vendê-las?

    Responder
  • lucas 14 de novembro de 2019

    Depois da ordem de compra ser executada quanto tempo leva para a corretora fazer de fato a transação (retirando o dinheiro do meu saldo)? Caso eu compre, ex: tantos papeis de ações X, mas a corretora ainda nao concluiu a transação (pois nao ouvi diminuição do meu saldo) posso colocar esses mesmos papeis à venda?? Obrigado pelos infos tanto quanto do YouTube.

    Responder
    • Suno Research 14 de novembro de 2019

      Sugerimos que entre em contato com a corretora, não temos informações o suficiente para entender o que está aparecendo para você.

      Responder
  • Weslley 24 de março de 2020

    Então deixa eu ve se entendi, o prazo máximo para eu segurar uma ação é de 30 dias? Não posso ter uma ação por mais tempo?? Não entendi bem… Por exemplo quero comprar mas só queria vender daqui um ano

    Responder
    • Suno Research 25 de março de 2020

      Olá, Weslley.
      Não, 30 dias é a validade máxima de uma ordem de compra.

      Responder
  • MIGUEL ARCHANJO 1 de abril de 2020

    COMPREI X DE AÇÕES HOJE 01/04/2020;
    ELAS FORAM EXECUTADAS
    NO FINAL DO PREGÃO,NÃO HOUVE A VENDA;
    A OPERAÇÃO DE VENDA FICOU EM ABERTO,
    ENTÃO A OPERAÇÃO DE COMPRA E VENDA FOI CANCELADA

    Responder
  • Tiago 27 de abril de 2020

    Ao escolher entre a ordem de compra “A mercado”, “Administrada”, “Limitada no dia”, “Limitada 30 dias” ou “Ordem de compra Start”: há diferença de custo?

    Responder
    • Suno Research 27 de abril de 2020

      Não, a taxa que a corretora cobra é a mesma para todas.

      Responder
  • Alexandre 29 de maio de 2020

    Por que minha ordem limitada consegue ser executada abaixo da melhor oferta de compra do booking? Exemplo: vejo no booking que a melhor oferta de compra é 19,46 e a melhor oferta de venda é 19,52. Coloquei uma ordem de compra limitada a 19,36 ela foi executada na hora. Como isso acontece?

    Responder
  • Luiz Felipe 9 de junho de 2020

    as corretoras que cobram taxas por ordem. A taxa se refere à compra e venda (casadas), ou contabiliza uma taxa para cada operação (compra e venda)?

    Responder
    • Suno Research 10 de junho de 2020

      Olá Luiz,
      Se refere a apenas uma operação.

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!