opções reais
Por: Tiago Reis

Opções reais: como funciona esse modelo para tomada de decisões

Avaliar opções reais é uma forma de decidir se é lucrativo prosseguir ou não com um investimento. O raciocínio diz respeito a gestão de negócios, sendo diferente do cálculo feito por aqueles que querem saber como começar a investir.

Também, opções reais é um termo que não tem relação com derivativos, como no mercado de opções.

O que são opções reais?

Opções reais trata do método de escolha que gestores têm de alterar os planos e objetivos referentes a investimentos em um negócio. Essa tomada de decisões pode ser feita individualmente, ou até mesmo de forma coletiva. Diz-se “real” porque são analisadas alternativas que envolvem ativos tangíveis, em vez de instrumentos financeiros.

Exemplos de opções reais podem ser:

  • Adiar um investimento;
  • Sair de um investimento ou negócio;
  • Rever um empreendimento;

A avaliação de opções reais utiliza métodos como o valor presente líquido. Esses tipo de cálculo é feito para ajudar na tomada de decisões levando-se em conta a atratividade da taxa de retorno projetada.

Também, são usadas técnicas como a avaliação do custo de oportunidade de um projeto. Dessa forma, a remuneração dada pelo investimento é comparado aos ganhos de empregar os recursos de outra forma.

Quer gerenciar melhor suas aplicações? Baixe a planilha de controle de investimentos e tenha uma ferramenta útil para essa tarefa.

E-book Comece a Investir na Bolsa

Princípios da teoria

A teoria de opções reais leva alguns princípios em consideração na tomada de decisões. Essas características das opções reais são semelhantes às usadas nas decisões de um negócio, como:

  • Flexibilidade;
  • Incerteza;
  • Irreversibilidade;

A primeira é a habilidade de um negócio ou investidor de mudar a rota ou planos. Isto é, a capacidade de modificar processos para aumentar o retorno financeiro de um negócio ou investimento. A incerteza trata que não é possível prever os resultados. Por isso, é importante que o assunto seja estudado, até mesmo para tentar ao máximo prever resultados não esperados.

A última, irreversibilidade, trata do custo da tomada ou não de decisões. Principalmente, quando se tratam de investimentos. Além disso, algumas alternativas podem ter custos muito significativos. Esses três princípios são fundamentais para direcionar as tomadas de decisões.

Avaliação de opções reais de investimento

Uma empresa pode optar por fazer um investimento num setor agora ou num período futuro. Nesse caso, a decisão de quando investir é o que vai impactar aquele negócio. Esse raciocínio é similar àquele aplicado para investimentos no mercado financeiro.

Quando uma empresa decide atrasar um investimento, pode usar o tempo para obter maiores informações sobre esse negócio. Isso é, esse tempo de postergação pode ser usado para evitar perdas.

Outro exemplo de avaliação de opções reais é o investimento faseado. Neste caso, os investimento são feitos aos poucos. Isto é, conforme as respostas são positivas, são feitas novas aplicações.

Valuation e precificação de ativos

Uma forma de investimento faseado é quando uma empresa decide entrar num mercado ainda desconhecido e opta por fazê-lo em etapas. Por exemplo, uma loja que decide iniciar operações em um outro continente abre uma unidade em um país e aguarda o resultado dessa iniciativa antes de seguir com outras unidades.

Conseguiu entender mais sobre opções reais com esse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!