opçoes flexiveis
Por: Tiago Reis

Opções flexíveis: entenda como funciona esse tipo de derivativo

Opções flexíveis são uma variação de negociação no mercado de opções. Esse tipo de ambiente de negócios é utilizado para evitar oscilações dos preços do mercado financeiro. As estratégias em opções consistem em analises de um ativo primário.

As opções flexíveis são asseguradas por um tipo de contrato especial registrado junto à Bolsa de Valores (B3).

O que são opções flexíveis?

As opções flexíveis são ativos negociados no mercado de balcão, organizado da Bolsa de Valores (B3). Elas têm como característica permitirem que as partes envolvidas na operação definam livremente uma série de características dos contratos.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Quando se fala no termo flexível, aborda-se o conceito da flexibilidade. Ou seja, o contrato negociado nesse tipo de opção poderá ter escolhas personalizadas sobre parâmetros, possuir limitadores de preço, funções especificas e barreiras de knock-out ou knock-in.

As opções flexíveis garantirão o direito ao titular de comprar ou vender derivativos baseados em:

Todos estes são produtos do mercado financeiro e serão vendidos ou comprados pelo preço de exercício determinado na opção. No caso das opções flexíveis com taxa de cambio, ações ou índice essas serão registradas em até 1 dia útil ou até o vencimento.

Ou seja, podem funcionar como opção americana se forem feitas antes do vencimento. Como também opções do tipo europeu, que são opções onde o direito é realizado somente no vencimento.

Características dos contratos flexíveis

Os contratos possuem particularidades como:

  • Registrar operações entre moedas diferentes do real;
  • Podem ser fechados entre duas moedas diferentes;
  • Poderão incluir limitadores de preço nas operações de alta (no caso de operações de compra);
  • Poderão incluir limitadores de baixa para operações de venda;
  • Possibilidade de indicar proteção contra proventos em dinheiro;
  • Reduzir o risco de crédito;

Quer aprender a avaliar melhor o preço de um ativo? Faça o curso online de valuation e precificação de ativos.

Planilha Vida Financeira

Os limitadores dessas operações ajudarão a atingirem o preço máximo de exercício da opção ou o preço mínimo se opção for de venda. Se não houver limitador de opção ou ele não for atingido, a opção continua a ser exercida pela diferença entre o preço à vista e o preço de exercício.

Existem opção flexíveis de ações, ETFs, índices e moeda. A B3 foca em opções de ações e soja, a demanda pelos produtos flexíveis cresce a cada dia.

Nesse tipo de opção, também temos uma ação contra inadimplência da B3 em relação ao vencimento. Como as operações serão controladas pela bolsa brasileira, no caso de uma das partes do contrato não honrar seu compromisso, a bolsa assumirá a posição automaticamente.

Quais os riscos envolvidos?

Os riscos operacionais são semelhantes ao de qualquer outro contrato de opção. Os riscos mercadológicos de opções não foram retirados desta modalidade, a única coisa que difere é colocação de limitadores ou barreiras nos contratos.

Por fim, as compras e vendas de opções flexíveis são um mercado secundário, o fluxo de ordens das negociações do mercado balcão podem oferecer condições artificiais para análise da demanda. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou este mercado para que fraudes ou manipulações sejam excluídas.

Foi possível saber mais sobre opções flexíveis por meio desse artigo? Escreva suas dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!