opções binárias
Por: Tiago Reis

Opções binárias: saiba o que é esse negócio muito arriscado

Opções binárias são um tipo de operação financeira que tem se popularizado com a queda nos juros. Especialmente, entre pessoas que procuram aprender como começar a investir.

As opções binárias surgiram em meados dos anos 2000. Porém, a modalidade não tem até o momento regulamentação no Brasil nem em vários outros países. Especialistas apontam que as operações como estas são parecidas com jogos de azar.

O que são opções binárias?

Opções binárias são um tipo de transação financeira onde os traders (negociadores) compram e vendem apostas sobre ativos durante um determinado tempo. Caso a previsão esteja certa, ganham uma remuneração sobre o valor aplicado. Se errarem, perdem todo o valor investido.

E-book Comece a Investir na Bolsa

Apesar de conter o termo “opções”, essa modalidade não tem relação com a compra e venda de opções no mercado futuro. Esta última é regulamentada no Brasil e fiscalizada por órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O nome “opções binárias” vem do fato de haver apenas duas possibilidades de aposta: alta ou baixa. Assim, é possível realizar as transações de put (venda) e call (compra).

As transações do tipo ocorrem sobre o resultado da cotação de um ativo existente. Porém, a operação não envolve a compra de fato, como ocorre no mercado futuro.

Os ativos mais comuns são os pares de moedas ou mercado de câmbio. Esse indicador diz respeito à relação entre a cotação de duas moedas. Como por exemplo: euro/dólar, euro/real, euro/libra, etc. Também existem negociações baseadas nas cotações de criptomoedas (como bitcoin) e outros ativos financeiros.

Como funciona as opções binárias?

A operação ocorre em empresas denominadas corretoras de opções binárias. A decisão de fazer compra e vende de de posições é sempre do negociante. Essa transação é mais simples se comparada com as da Bolsa de Valores, pois existem poucas ferramentas no broker (software usado para transação). O trader tem que determinar somente:

  • O tempo de expiração da ordem (por exemplo: 60 segundos, 5 minutos, 30 minutos, etc);
  • Se a operação será de compra (call) ou venda (put).

Um fator de atenção sobre esse tipo de transação é que há empresas que prometem ganhos da ordem de entre 60% a 90% do valor aplicado. Esse ganho está num patamar muito elevado em relação a opções regulamentadas no mercado financeiro, e que ocorreria se a previsão acontecer. Em caso de erro na estimativa, todo valor aplicado é perdido.

Quer entender mais sobre ações? Baixe o e-book que ensina a analisar esse tipo de papel.

E-book Investindo no Exterior

Risco das opções binárias

São comuns dúvidas do tipo: aplicar dinheiro em opções binárias vale a pena? A resposta é que esse mercado é extremamente arriscado por diversos fatores.

De início, não há garantia que os dados de cotações das corretoras sejam reais. Também, não há ferramentas suficientes para assegurar a concretização das operações realizadas, como acontece em mercados regulamentados.

Todas as ferramentas nas plataformas dedicadas a elas são indicadores técnicos e usados para análise gráfica. Essas técnicas, por si só, já são altamente arriscadas.

Outro risco é sobre a essência das operações. Afinal, determinar o tempo específico para valorização ou desvalorização de um ativo é como prever seu movimento. Esse tipo de atuação se assemelha à especulação, sendo altamente arriscada e que nada tem a ver com a filosofia de acumular ações para receber dividendos.

Outro ponto de atenção é que, pela falta de legislação, existe risco sobre a atuação das corretoras em si. Opções binárias no Brasil não são regulamentadas. Ou seja, não há órgão capaz de garantir que pagamentos sejam feitos. Também, a possibilidade de fraude pura e simples passa a ser maior.

Conseguiu entender o que são opções binárias? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Silvio Cesar 27 de agosto de 2019

    Eu estou operando com uma conta DEMO na Binomo o que acham?

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno

%d blogueiros gostam disto: