Acesso Rápido

    Opções binárias: saiba o que é esse negócio muito arriscado

    Opções binárias: saiba o que é esse negócio muito arriscado

    Opções binárias são um tipo de operação financeira que tem se popularizado com a queda nos juros. Especialmente, entre pessoas que procuram aprender como começar a investir.

    As opções binárias surgiram em meados dos anos 2000. Porém, a modalidade não tem até o momento regulamentação no Brasil nem em vários outros países. Especialistas apontam que as operações como estas são parecidas com jogos de azar.

    O que são opções binárias?

    Opções binárias são um tipo de transação financeira onde os traders (negociadores) compram e vendem apostas sobre ativos durante um determinado tempo. Caso a previsão esteja certa, ganham uma remuneração sobre o valor aplicado. Se errarem, perdem todo o valor investido.

    Apesar de conter o termo “opções”, essa modalidade não tem relação com a compra e venda de opções no mercado futuro. Esta última é regulamentada no Brasil e fiscalizada por órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

    O nome “opções binárias” vem do fato de haver apenas duas possibilidades de aposta: alta ou baixa. Assim, é possível realizar as transações de put (venda) e call (compra).

    As transações do tipo ocorrem sobre o resultado da cotação de um ativo existente. Porém, a operação não envolve a compra de fato, como ocorre no mercado futuro.

    Os ativos mais comuns são os pares de moedas ou mercado de câmbio. Esse indicador diz respeito à relação entre a cotação de duas moedas. Como por exemplo: euro/dólar, euro/real, euro/libra, etc. Também existem negociações baseadas nas cotações de criptomoedas (como bitcoin) e outros ativos financeiros.

    Como funciona as opções binárias?

    A operação ocorre em empresas denominadas corretoras de opções binárias. A decisão de fazer compra e vende de posições é sempre do negociante. Essa transação é mais simples se comparada com as da Bolsa de Valores, pois existem poucas ferramentas no broker (software usado para transação). O trader tem que determinar somente:

    • O tempo de expiração da ordem (por exemplo: 60 segundos, 5 minutos, 30 minutos, etc);
    • Se a operação será de compra (call) ou venda (put).

    Um fator de atenção sobre esse tipo de transação é que há empresas que prometem ganhos da ordem de entre 60% a 90% do valor aplicado. Esse ganho está num patamar muito elevado em relação a opções regulamentadas no mercado financeiro, e que ocorreria se a previsão acontecer. Em caso de erro na estimativa, todo valor aplicado é perdido.

    Quer entender mais sobre ações? Baixe o e-book que ensina a analisar esse tipo de papel.

    Risco das opções binárias

    São comuns dúvidas do tipo: aplicar dinheiro em opções binárias vale a pena? A resposta é que esse mercado é extremamente arriscado por diversos fatores.

    De início, não há garantia que os dados de cotações das corretoras sejam reais. Também, não há ferramentas suficientes para assegurar a concretização das operações realizadas, como acontece em mercados regulamentados.

    Todas as ferramentas nas plataformas dedicadas a elas são indicadores técnicos e usados para análise gráfica. Essas técnicas, por si só, já são altamente arriscadas.

    Outro risco é sobre a essência das operações. Afinal, determinar o tempo específico para valorização ou desvalorização de um ativo é como prever seu movimento. Esse tipo de atuação se assemelha à especulação, sendo altamente arriscada e que nada tem a ver com a filosofia de acumular ações para receber dividendos.

    Outro ponto de atenção é que, pela falta de legislação, existe risco sobre a atuação das corretoras em si. Opções binárias no Brasil não são regulamentadas. Ou seja, não há órgão capaz de garantir que pagamentos sejam feitos. Também, a possibilidade de fraude pura e simples passa a ser maior.

    Conseguiu entender o que são opções binárias? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Silvio Cesar 27 de agosto de 2019

      Eu estou operando com uma conta DEMO na Binomo o que acham?

      Responder
      • Jorge 29 de outubro de 2019

        daora demais!! Tem algumas dicas ai?

        Responder