Acesso Rápido

    Onde investir: confira os melhores investimentos para 2021

    Onde investir: confira os melhores investimentos para 2021

    Com um novo ano se aproximando e iniciando, grande parte dos investidores de renda variável dedicam certo tempo para estudarem novas oportunidades de investimento para o período que está por vir. Não é à toa que recentemente tantas pessoas procuram saber quais são os melhores investimentos para 2021.

    Nesse sentido, é preciso ressaltar que não é possível afirmar, com certeza, quais serão os melhores investimentos no próximo ano. No entanto, existem alguns ativos — entre ações, fundos imobiliários e ações internacionais — que são promissores quando pensamos em quais serão os melhores investimentos para 2021.

    Onde investir em 2021?

    Existe um grande anseio pelos investidores em saber quais são os melhores investimentos para 2021. E apesar de não ser possível garantir quais serão os melhores investimentos no próximo ano, o mercado tem esperado, de modo geral, bons retornos nos ativos de renda variável.

    Com a crise sanitária do COVID-19 em 2020, muitos ativos negociados na bolsa de valores caíram de preço e se tornaram excelentes oportunidades. Logo, mais do que nunca, o segmento de renda variável continua sendo a melhor opção de onde investir em 2021.

    Por isso, os melhores investimentos para fazer em 2021 são os seguintes ativos:

    • Ações brasileiras;
    • Fundos Imobiliários;
    • Ações internacionais (stocks).

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por que investir em ações brasileiras em 2021?

    Apesar da recuperação da bolsa brasileira no final de 2020, após as quedas do Ibovespa (IBOV) durante o auge do COVID-19, destaca-se que os ativos do Brasil ainda estão, de modo geral, com preços atrativos, despertando investidores sobre quais ações investir em 2021.

    Isso porque, com a desvalorização do real, o Ibovespa medido em dólares ainda está barato frente a outros períodos históricos do mercado de capitais brasileiro. Para se ter uma ideia, em 2008 os pontos do IBOV estavam em cerca de 40 mil dólares.

    Com a bolsa brasileira em cerca de 100 mil pontos e com um dólar a mais de 5 reais, temos, a grosso modo, uma pontuação abaixo de 20 mil pontos em dólares. Ou seja, ainda mais de 50% abaixo do que era observado em 2008 — o que demonstra um excelente potencial de alta.

    Por que investir em Fundos Imobiliários em 2021?

    Outra classe de ativos que foi fortemente impactada pela crise de 2020 foram os fundos imobiliários (FIIs). Mas além do impacto, observou-se também uma rápida e forte recuperação de preços desses ativos do mercado de imóveis comerciais.

    No entanto, apesar da recuperação geral dos preços das cotas dos FIIs, é preciso destacar que alguns fundos especificamente ainda estão sendo negociados a um preço justo, próximo do seu valor. Por isso, existem algumas oportunidades de fundos imobiliários para 2021 que devem ser consideradas pelos investidores dessa classe de ativos.

    Por que investir em ações internacionais em 2021?

    Além do mercado brasileiro, ressalta-se também a atratividade de investimentos no exterior em 2021, principalmente em stocks, ou ações internacionais.

    Nesse caso, existem três ativos específicos do mercado norte-americano em que é possível observar um grande potencial de alta, tanto pelo crescimento esperado para as empresas quanto pela queda dos seus preços em 2020.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Melhores investimentos para 2021

    Após estudos e análises fundamentalistas dos ativos disponíveis no mercado brasileiro e internacional, chegamos a uma lista de quais seriam, entre ações, fundos imobiliários e ações estrangeiras, os melhores ativos para investir em 2021.

    Em nossa análise, os melhores investimentos para 2021 serão os seguintes ativos:

    • M. Dias Branco (MDIA3);
    • Alupar (ALUP11);
    • Telefônica Brasil (VIVT3);
    • Simpar (SIMH3);
    • Itaúsa (ITSA4);
    • Aliansce Sonae (ALSO3);
    • Taesa (TAEE11);
    • Google (GOGL34);
    • Facebook (FBOK34);
    • Berkshire Hathaway (BERK34);
    • FII CSHG Renda Urbana (HGRU11);
    • FII Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11);
    • FII HSI Malls (HSML11).

    Segue abaixo, portanto, um pequeno comentário sobre cada um dos melhores ativos para 2021, com base em nossas avaliações e visões.

    M. Dias Branco (MDIA3)

    A M. Dias Branco (MDIA3) é a primeira ação brasileira que se destaca entre os melhores investimentos para 2021.

    Tendo um elevado market share no segmento de massas e biscoitos, a companhia está preparada para continuar sua trajetória de crescimento e de aumento de produtividade e eficiência no próximo ano, o que deve beneficiar suas ações.

    Alupar (ALUP11)

    Outra companhia que está entre as promessas para o próximo ano é a Alupar (ALUP11).

    Sendo uma companhia do setor de geração e transmissão de energia elétrica, a empresa possui uma série de empreendimentos em construção que devem contribuir para um crescimento elevado de resultados no ano que está por vir.

    Telefônica Brasil (VIVT3)

    A Telefônica Brasil (VIVT3), mais conhecida simplesmente como Vivo, é mais uma empresa com excelentes perspectivas para 2021.

    Isso porque, de um lado, a companhia melhora a cada trimestre seus resultados e, de outro, ainda teve suas cotações afetadas pela pandemia em 2020. Por isso, suas ações se tornaram uma boa oportunidade.

    Simpar (SIMH3)

    Dentre as melhores small caps para 2021, não há como não mencionar a Simpar (SIMH3), holding de investimento em ativos de logística antes conhecida apenas como JSL.

    Continuando sua trajetória de aquisições e de crescimento, a empresa está preparada para alcançar níveis ainda melhores de resultados no ano que está por vir.

    Itaúsa (ITSA4)

    Mais uma companhia que está entre os melhores investimento dentro de onde investir em 2021 é a Itaúsa (ITSA4).

    Holding de investimento no Itaú Unibanco, a empresa deve ser positivamente afetada em 2021 com a retomada dos resultados dos bancos e com o recebimento das ações da Newco, após cisão do investimento do Itaú na XP.

    Aliansce Sonae (ALSO3)

    Outra small cap que está entre os melhores investimentos para 2021 é a Aliansce Sonae (ALSO3).

    Possuindo dezenas de shoppings centers em todo país, as ações da empresa ainda acumulam uma queda exagerada frente aos seus fundamentos de longo prazo — onde surge uma oportunidade de investimento.

    Taesa (TAEE11)

    Outra companhia que precisa ser citada entre os possíveis melhores investimentos para 2021 é a Taesa (TAEE11).

    Atuando no setor de transmissão de energia elétrica, a companhia deve manter seu grande pagamento de dividendos, devido ao payout financeiro elevado e por causa do aumento do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), índice que corrige a maior parte de seus contratos.

    Google (GOGL34)

    A primeira ação dentre os melhores investimentos internacionais para 2021 é o Google, pertencente à holding Alphabet.

    Sendo negociado na bolsa brasileira pelo BDR (Brazilian Depositary Receipt) GOGL34, a empresa deve continuar crescendo, e muito, suas linhas de resultado no próximo ano — o que deve contribuir com o desempenho de suas ações.

    Facebook (FBOK34)

    Também do setor de tecnologia norte-americano, outra companhia internacional que está entre os melhores investimentos para 2021 é o Facebook (FBOK34).

    A dona do Instagram deve seguir sua trajetória de alto crescimento ao redor de todo o mundo, o que contribui não só com o aumento de receitas, mas também com o ganho de escala — uma das principais vantagens competitivas do mercado.

    Berkshire Hathaway (BERK34)

    Por fim, outro investimento que precisa ser colocado como um dos mais promissores para 2021 são as ações da Berkshire Hathaway.

    Sendo a holding de investimentos do investidor Warren Buffett, a companhia é negociada com um desconto em relação às médias históricas, o que foi evidenciado pela recompra de ações da empresa no final de 2020.

    FII CSHG Renda Urbana (HGRU11)

    Dentre os melhores fundos imobiliários para 2021, o HGRU11 pode ser considerado como um dos mais promissores.

    Atuando no setor de locação comercial de imóveis educacionais e de varejo, esse FII se destaca por sua diversificação de ativos e pela vacância física zerada.

    FII Iridium Recebíveis Imobiliários (IRDM11)

    Outro fundo de investimento imobiliário (FII) com grande potencial para o próximo ano é o IRDM11.

    Sendo um fundo de papel, com títulos imobiliários de renda fixa, esse FII possui uma alta capacidade de proteção de seus cotistas no caso de uma alta inflacionária, já que a maior parte dos contratos são atrelados ao IPCA e ao IGP-M.

    FII HSI Malls (HSML11)

    Por fim, outro fundo imobiliário que promete uma grande recuperação em 2021 é o HSML11.

    Possuindo participações em shoppings centers pelo país, a cota desse FII foi, obviamente, muito impactada em 2020, devido ao fechamento desses estabelecimentos. No entanto, com as vacinas e com a retomada da economia no próximo ano, o fundo deve apresentar uma recuperação forte de suas receitas.

    Expectativas para a economia em 2021

    Expectativas para a economia em 2021

    Obviamente, ao pesquisar sobre os melhores investimentos para o ano que está por vir, os investidores também procuram saber as expectativas para a economia em 2021. Afinal de contas, os dados econômicos esperados se refletem nas projeções sobre o desempenho dos ativos.

    Por isso, abaixo, o Relatório Focus com as expectativas do mercado, ao final de novembro de 2020, para a inflação (IPCA), PIB (Produto Interno Bruto), taxa de câmbio e Taxa Selic em 2021:

    Relatório Focus 2021

    Como pode ser observado, espera-se, para 2021, uma inflação controlada, na faixa dos 3,40% no ano e dentro da meta do Banco Central (Bacen). Além disso, é possível notar uma grande expectativa para a retomada da economia, evidenciada por uma projeção de aumento do PIB em também 3,4%.

    Com relação ao câmbio, a mediana do mercado ainda espera uma sustentação da cotação em níveis mais altos, acima dos 5 reais. Por fim, sobre a taxa básica de juros do país, a Taxa Selic, a mediana ainda espera uma elevação da taxa, que deve fechar 2021 em 3% ao ano.

    Considerando esse cenário, as expectativas para a economia no próximo ano não poderiam ser melhores. Afinal, o Brasil vem de um período de recessão e o cenário de inflação controlada e de juros baixos estimula, e muito, o consumo das famílias e os investimentos pelas empresas.

    Por que investir em 2021?

    Por que investir em 2021

    Depois de apresentados os ativos cotados para serem os melhores investimentos e após demonstrar algumas das expectativas do mercado para a economia, muitos investidores podem ficar na dúvida sobre por que investir em 2021.

    Isso porque, apesar das boas projeções para a economia e das oportunidades apresentadas, ainda existem algumas incertezas para o próximo ano. Por exemplo, aquelas relacionadas a uma eventual segunda onda do COVID-19 e a vacinação da população.

    Com isso, muitos investidores podem considerar aguardar o cenário ficar mais claro antes de investir. Ou seja, esperar o ambiente sanitário e econômico se normalizar antes de realizar os investimentos na bolsa de valores.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    No entanto, é preciso lembrar que quando as incertezas se encerrarem os preços dos ativos não será o mesmo. Em outras palavras, as oportunidades existentes hoje não irão permanecer, uma vez que o risco será menor, elevando o preço das ações e fundos imobiliários.

    Então, é preciso que os investidores procurem sair do ciclo de investimento de comprar na alta e vender na baixa, como é evidenciado abaixo:

    ciclo de investimento

    Para evitar esse ciclo de investimento contraditório, os investidores devem considerar investir em períodos de maiores incertezas, como em 2020 e 2021. Então, uma alternativa é estudar os ativos elencados como os melhores investimentos para 2021 e começar a investir.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *