onde investir em 2020
Por: Tiago Reis

Onde investir em 2020? Confira os 3 melhores investimentos

No mercado de investimentos brasileiro, o ano de 2019 ficou marcado pela sequente queda da taxa básica de juros (Selic), pelos recordes de pontos da bolsa e pelo aumento do número de investidores no Brasil. Nesse cenário, muitas pessoas devem estar se perguntando onde investir em 2020.

Mas antes de descobrir onde investir em 2020, é necessário avaliar e entender os fundamentos de cada alternativa de investimento e como elas devem se comportar no cenário econômico previsto para o ano de 2020.

Onde investir em 2020?

O ano de 2019 foi marcado pelas sequentes reduções da taxa básica de juros (Selic). Dessa forma, aplicações de renda fixa, que já não rendiam tanto, passaram a render menos ainda. Nesse cenário, é preciso que o investidor mais avesso ao risco se adapte e considere novas alternativas de onde investir em 2020.

Afinal, os ganhos de mais de 1% ao mês permitidos pela Selic a 14% ao ano não irão mais existir. Isso se deve a um cenário de inflação baixa e de mais certeza e confiança no âmbito político do Brasil.

Mas apesar das menores oportunidades em renda fixa, com a expectativa do aumento da produção no Brasil e do fluxo de investimento estrangeiro para o país, surgem diversas oportunidades de investimento para 2020 na renda variável.

Porém, diante de tantas opções diferentes, surge a pergunta: quais são os melhores investimentos para o ano de 2020?

E-book: Aprenda como analisar uma ação

Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

Melhores opções de investimento para 2020

Nesse cenário, iremos abaixo elencar algumas opções promissoras, que podem gerar bons retornos para investidores em 2020. São elas?

  1. Ações brasileiras;
  2. Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIS);
  3. Ações estrangeiras (stocks).

1. Ações brasileiras

O investimento em ações de empresas se coloca como um excelente investimento para aproveitar a retomada do crescimento da economia após o período de recessão econômica. Isso porque é nesse momento que as companhias voltam a produzir, vender e lucrar mais.

E como foi dito anteriormente, a expectativa é que as empresas voltem a investir para aumentar a produção. Além disso, a queda do desemprego que está sendo observada estimula o maior consumo das famílias, que estava tímido nos últimos anos, por conta da crise.

Esses dois fatores corroboram para um maior potencial para empresas aumentarem suas receitas e, consequentemente, seus lucros. E para aproveitar esse novo ciclo de expansão da economia, o investimento em ações surge como a melhor opção.

Isso porque, ao comprar ações de empresas, o investidor para a ser sócio da mesma. E, assim, passa a ter ganhos financeiros de duas maneiras:

A valorização das ações e o recebimento de dividendos estão diretamente ligados com a geração ou o potencial de geração de lucros pelas empresas. Por isso, é preciso saber filtrar quais ações investir para escolher as melhores empresas disponíveis.

Nesse sentido, é preciso estar atendo, por exemplo, aos seguintes aspectos da companhia a ser investida:

  • Valuation;
  • Nível de endividamento;
  • Vantagens competitivas;
  • Qualidade da governança;
  • Histórico de resultados;
  • Perspectivas do setor.

No vídeo abaixo explicamos melhor sobre como selecionar uma boa ação para se investir na Bolsa de Valores:

2. Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIS)

O investimento em Fundos Imobiliários se mostra como uma das melhores opções de investimento para 2020. Isso porque é uma classe de ativos que têm crescido muito e que ainda pode ganhar bastante espaço na carteira de investimento dos brasileiros.

De forma resumida, os FIIs são fundos de investimentos em imóveis que possuem o objetivo de receber aluguel sobre locações de ativos imobilizados e de distribui-los aos cotistas mensalmente. Sendo que os imóveis podem ser prédios comerciais, galpões logísticos, shoppings centers, universidades e até hospitais.

Além disso, destaca-se que a maior vantagem dos FIIs é a geração de caixa que ele proporciona mensalmente. Nesse sentido, há uma distribuição dos aluguéis auferidos todos os meses para os investidores, que ficam na faixa de 0,5% a 0,7% ao mês, dependendo do ativo.

Esse ganho com os dividendos mensais, que são livres de Imposto de Renda, não são as únicas formas de ganhar com os Fundos Imobiliários. Isso porque há também a possibilidade da cota se valorizar ao longo do tempo, conforme os próprios imóveis dos fundos se valorizam.

Além disso, vale destacar também que, conforme a economia se recupera, a vacância (taxa de desocupação) desses fundos tende a reduzir. Ainda, a retomada do crescimento também estimula o aumento dos aluguéis vigentes.

Quer aprender como começar a investir em Fundos Imobiliários? Acesse o minicurso gratuito da Suno que explica o passo a passo dos principais pontos que você precisa saber para poder investir em FIIs.

3. Ações estrangeiras (stocks)

onde investir em 2020

Outro tipo de investimento interessante que vale ser considerado para 2020 é em ações estrangeiras, também conhecidas como stocks. Isso porque elas são ótimas opções para realizar uma diversificação geográfica dos seus investimentos.

Historicamente, o Brasil foi um país bastante volátil na Bolsa, por conta das diversas adversidades políticas e econômicas. Por isso, ter investimentos fora do país é uma forma de proteger seu patrimônio. Além disso, investindo no exterior ou por meio de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), o investidor passa a ter acesso às maiores empresas do mundo.

Nesse sentido, algumas das principais empresas americanas disponíveis para investimento são:

  • Apple;
  • Microsoft;
  • Google;
  • Coca Cola Company;
  • Disney;
  • Nike;
  • Johnson & Johnson;
  • Berkshire Hathaway;
  • Bank of America.

Como pode ser observado, são companhias muito grandes e extremamente consolidadas, o que fornece mais segurança para seus investimentos. É por isso que o investimento em ações estrangeiras deve ser considerado para o ano de 2020.

Quer aprender a investir diretamente no exterior? Baixe gratuitamente o e-book da Suno que ensina o passo a passo de como abrir uma conta em uma corretora americana e de como comprar sua primeira ação americana.

Expectativas pra economia brasileira em 2020

onde investir em 2020

Apesar do tímido aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, as expectativas para o indicador em 2020 são mais altas. Nesse sentido, algumas previsões chegam a apontar um aumento na produção de mais de 2% para o próximo ano.

Essa expectativa se da, principalmente, em um cenário de juros baixos, que estimula o investimento das empresas no país. Afinal, quando os juros estão altos, muitas companhias preferem deixar o capital disponível investido em aplicações financeiras ao invés de realizar investimentos em máquinas, equipamentos, novas fábricas ou até em pesquisa.

Isso porque o custo de oportunidade é maior. Isto é, caso o investimento na produção seja falho, as empresas “deixam de ganhar” muito caso tivesse deixado o dinheiro em aplicações financeira. E na hipótese do investimento ser bem-sucedido, a companhia ganha apenas um pouco a mais em relação aos investimentos financeiros que poderiam ser feitos.

Em outras palavras, muitas vezes “não vale o risco” de investir na produção quando os juros estão altos. Por outro lado, um cenário de juros mais baixos passa a estimular muito o investimento das empresas em áreas não financeiras.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Ou seja, a queda da Selic impulsiona os investimentos em pesquisa, em maquinário e na produção como um todo. E a primeira consequência disso é a retomada do emprego, com a contratação de mão de obra. Essa mão de obra, agora empregada, passa a consumir mais, o que corrobora com o aumento do PIB.

Além disso, o cenário mais estável da política também estimula o fluxo de investimento estrangeiro no Brasil. Afinal, as incertezas das eleições e das reformas afastavam possíveis aplicações de gringos no país.

Agora, com um cenário político mais previsível e com a aprovação da reforma da previdência, o Brasil volta para o radar de investidores estrangeiros. Ainda mais em um momento de desaceleração das principais economias ao redor do mundo, o que vem reduzindo as oportunidades de investimentos nos países desenvolvidos.

Expectativas para a economia mundial em 2020

Já no exterior, o temor por uma nova crise econômica e as disputas comerciais entre Estados Unidos e China têm criado uma queda de preços que abriram algumas oportunidades. Nesse sentido, gostamos de lembrar que mais dinheiro foi perdido tentando prever crises do que, de fato, durante crises financeiras.

Há mais de 4 anos podemos observar a mídia tentando prever um novo crash e uma nova crise financeira nos Estados Unidos. Desde então, o índice S&P 500, o principal dos EUA, já subiu mais de 50%. Ou seja, aqueles que temeram por uma crise deixaram de obter excelentes retornos financeiros.

Não deixe de investir em 2020

Por fim, ao longo do artigo colocamos algumas excelentes formas de investir. Contudo, independente de ações brasileiras, FIIs ou ações estrangeiras, o mais importante é não deixar de investir o seu dinheiro no próximo ano.

Ou seja, independente de decidir onde investir em 2020, o mais importante é começar e realizar seus investimentos com segurança e inteligência. E você, onde vai investir em 2020? Deixe seu comentário abaixo nos contando seus planos e compartilhe conosco sua opinião.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

5 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eduardo 29 de novembro de 2019

    Mesmo se a isencao de imposto for retirada dos fundos imobiliarios, estes continuarao sendo boa opcao de investimento?

    Responder
    • Suno Research 29 de novembro de 2019

      Provavelmente sim, mas obviamente depende da forma como for feita essa taxação.

      Responder
  • André Gomes 29 de novembro de 2019

    Já estou posicionado em ações, agora vou colocar décimo terceiro em FIIs (HGLG11, KNRI11 E XPLG11). O que você acha destes FIIs?

    Responder
    • Suno Research 29 de novembro de 2019

      O que importa é se você está confiante na sua análise.

      Responder
  • paulo campos 29 de novembro de 2019

    Caro Tiago, desde 2006 invisto em ações (brasileiras) e continuarei em 2020, faça sol ou faça chuva. E, graças à SR, desde 2016 diversificando a carteira como você bem diz: em empresas sólidas, de bons fundamentos e pagadoras de dividendos. Muito obrigado.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS:

%d blogueiros gostam disto: