O que são juros é um pergunta muito comum no mercado.
Por: Tiago Reis

Você sabe o que são juros e como eles influem o mercado de capitais?

Para um investidor de valor com foco no longo prazo, saber o que são juros é uma obrigação.

Neste sentido, o objetivo desse artigo é justamente auxiliar aos que ainda não conhecem essa definição, de modo que a maioria das dúvidas que dizem respeito sobre o que são juros sejam sanadas o quanto antes.

O que são juros? Uma pergunta bastante comum

Os juros são uma espécie de cobrança pelo ato de se pedir uma quantia emprestada e tradicionalmente é representado através de uma taxa de porcentagem anual.

Vale ressaltar que existem, basicamente, dois principais tipos de juros que podem ser aplicados aos empréstimos: os juros simples e os juros compostos.

Os juros simples são uma taxa fixa estabelecida originalmente no ato do empréstimo feito ao tomador do crédito, e que o mesmo deve pagar pelo direito de usar o referenciado capital.

Já os juros compostos são juros sobre o capital inicial tomado no ato do empréstimo acrescido dos juros pagos sobre esse montante acumulado.

É importante destacar que o último dos dois tipos de juros é o mais comum utilizado no mercado.

Neste sentido, algumas das considerações que se aplicam ao cálculo do tipo de juros e ao montante que um credor irá cobrar ao tomador incluem, dentre outros fatores:

  • o custo de oportunidade (o custo da incapacidade do credor para usar o dinheiro que ele está emprestando);
  • o montante da inflação esperada no referenciado período de tempo;
  • o risco de o tomador não poder pagar o empréstimo combinado;
  • o tempo que o dinheiro está sendo emprestado;
  • a possibilidade de intervenção do governo sobre as taxas de juros correntes;
  • a liquidez do empréstimo que está sendo acordado entre as partes;

Curiosidades

Este tipo de custo do empréstimo de dinheiro é considerado comum nos dias de hoje, no entanto, a ampla normalidade a respeito do conceito dos juros tornou-se uma prática aceitável apenas durante o Renascimento.

Dessa maneira, pode-se perceber que os juros são uma prática antiga, entretanto, nos tempos antigos, as normas sociais das antigas civilizações do Oriente Médio até os tempos medievais, consideravam a cobrança de juros sobre os empréstimos como uma espécie de pecado.

Isso se fez, em grande parte, porque os empréstimos eram feitos para pessoas que realmente necessitavam daquele capital e, na conjuntura da época, não havia outro produto disponível no mercado além do dinheiro concebido através do ato de se emprestar reservas de valores em troca de juros.

Há relatos que a dúvida moral de cobrar juros sobre empréstimos caiu durante o Renascimento.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a emprestar dinheiro no âmbito de se aumentar a capacidade operacional das empresas em uma tentativa de melhorar o seu próprio business.

Neste sentido, os mercados em crescimento e a mobilidade econômica da época tornaram os empréstimos mais comuns e tornaram a cobrança dos juros mais aceitáveis.

Foi durante este tempo, inclusive, que o dinheiro começou a ser considerado uma mercadoria, e o custo de oportunidade de emprestar foi visto como uma alternativa viável de negócio.

Conclusão

Diante do exposto, é possível perceber que, apesar de ser muito rejeitada nas civilizações mais antigas, o conceito que gira em torno do que são juros é bastante importante no que diz respeito ao funcionamento e a manutenção da economia como um todo, tanto nos dias de hoje como nas gerações que ainda estão por vir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!