Crocodilo Australiano

Recenemente Luiz Barsi compartilhou com alguns amigos o texto abaixo, enviado por um outro amigo, onde assimila-se o comportamento do Crocodilo Austrlaino com o comportamento do investidor no mundo dos negócios.

Nós da Suno estamos compartilhando esse conteúdo, que consideramos bastante enriquecedor, e capaz de explicar mais sobre a forma como Barsi investe.Email do Luiz Barsi

Aqui na Austrália, o crocodilo de água salgada é temido e inteligente predador, conhecido por esperar pacientemente por dias ou semanas, até que uma presa venha à beira da água e se torne sua próxima refeição.

O Crocodilo é por muitas razões o animal mais bem-sucedido que já viveu, eles existem há mais de 200 milhões de anos e superaram os dinossauros, e tem evoluído pelo tempo, para se tornar o maior predador da terra, junto com os humanos. Os crocodilos são predadores oportunistas, eles aprendem o comportamento de suas presas, e ficam a espera por longos períodos de tempo, até ficarem extremamente esfomeados, esperam o momento certo, para atacar suas presas com confiança e precisão.

É considerado a criatura mais paciente e disciplinada que já viveu, desde o tempo dos dinossauros, por sua adaptação e métodos de caça tão eficazes. É considerado um exímio atirador por ser eficiente e certeiro, ele prefere se alimentar menos, talvez uma vez por semana, com alta qualidade, do que muita quantidade de comida de baixa qualidade.

Como negociadores, existem muitas lições que podemos aprender com os crocodilos, vamos descobrir alguma delas:

Crocodilos são os melhores modelos de negociadores

Seu comportamento é realmente a melhor metáfora de como um negociador precisa se comportar. Nós somos sem dúvida predadores, não apenas como negociadores, mas como humanos temos naturalmente essa característica e funcionamos como caçadores.

Como negociadores temos que copiar os métodos de caça dos crocodilos; temos que ser disciplinados, pacientes, adaptáveis e metódicos em nossas investidas.

Crocodilos têm demonstrado habilidade em aprender rápido e evitar situações de risco, essas são medidas que também precisamos adotar como negociadores.

Pensamento do crocodilo, ele é grande, gordo, comprido, e precisa de muita proteína em sua dieta para sobreviver, nadar e caçar.

A energia do crocodilo é melhor gasta, vagando por todos os lados o dia todo, comendo pequenas porções de peixe fáceis de serem capturados? Imagine quanta energia ele gastaria.

É por isso que ele prefere ser um atirador de elite, paciente caçador muitas e pequenas porções não interessa ao crocodilo, e sim grandes, suculentas e nutritivas refeições.

Negociando menos nosso objetivo é fazer um ótimo, grande e proteico negócio, que nos sustente até a próxima empreitada.

Com certeza algumas pequenas perdas ao longo do caminho podem ocorrer, até a grande recompensa, mas o objetivo, se mantém claro, esperar nas linhas laterais, para atacar e capturar uma grande e nutritiva refeição, ou seja, um negócio realmente lucrativo.

Há uma expressão em inglês, que muitos já ouviram em algum momento em suas vidas: “Todas as coisas boas vêm para aqueles que esperam”.

Essa frase esta meramente mostrando os méritos de ser paciente, disciplinado e bem planejado, e suas implicações são profundas e tão verdadeiras para ambos, o crocodilo e o negociador.

Hoje em dia, prefiro negociar 3 vezes por semana ou até menos, você deve estar pensando, isso não é suficiente para se ganhar dinheiro, ainda mais com tantas propagandas sugerindo frequência diária de negócios, mas minha experiência pessoal mostra que é muito mais eficiente esperar por um negócio realmente lucrativo, do que ficar grudado ao computador o dia todo, tentando negociar tudo que encontra pela frente.

Os melhores negócios são óbvios, eles quase conversam com você, pedindo para negociá-los, uma vez que você sabe o que está procurando isso se torna muito aparente.

Eu prefiro ser paciente e aguardar um grande movimento nos preços, que ocorre ao longo de várias sessões, as vezes levam dias, semanas ou até mais.

Desta maneira sou muito análogo ao crocodilo em minhas negociações, porque ele é um predador tão bem-sucedido através da história e o mais importante, paciente.

 

Crocodilos têm uma  alta eficiência em seus ataques

Crocodilos são eficientes porque são pacientes e esperam oportunidades fáceis, então agem com confiança e rapidez, sem hesitar.

Enquanto um leão tem várias tentativas de caça frustradas tentando pegar uma gazela ou um outro animal ágil, gastando muita energia no processo, crocodilos tendem a ter menos tentativas desperdiçadas porque não gastam energia ou tempo eles esperam, esperam e se controlam com precisão até suas presas quase entrarem na sua boca, então as devoram.

Como negociadores, sendo paciente e esperando, podemos melhorar nossos resultados de ataque, controlando nossos impulsos, nós não podemos controlar o mercado, mas podemos conservar nosso dinheiro e esperar pacientemente até que a grande oportunidade se apresente.

Desta maneira você alcança mais eficiência em seus ataques como negociador, e não por negociar centenas de vezes na semana em tentativas malsucedidas de ganhar dinheiro rapidamente no mercado.

Crocodilos são bons em evitar situações de risco; aprendem rápido

A habilidade do crocodilo de aprender rapidamente e evitar o perigo ou situações de risco é outra razão que o fez superar os dinossauros em longevidade e ainda prosperar até hoje.

Evitar riscos é uma maneira de sobreviver no tempo e vencer a batalha da evolução.

Não se expor a riscos mais que o necessário, assim como aprender rapidamente, são características fundamentais para se tornar bem-sucedido nos negócios.

Alguns negociadores não aprendem rapidamente como o crocodilo, pelo contrário, eles repetem os mesmos erros mais e mais vezes, até estourarem suas contas de investimentos.

Ainda que somos de longe mais inteligentes que o crocodilo, temos muito mais emoções também, e isso algumas vezes nos confunde, causando temor, mudança de idéia no meio do caminho ou até analisando demasiadamente o mercado.

O crocodilo não tem segunda ordem, ele é simplesmente uma máquina bem regulada, com características próprias, paciente, disciplinado e que executa seu plano com confiança.

Como negociadores, precisamos aprender com nossos erros, e rápido, porque o dinheiro está em risco.

Nossa versão de evitar situações de risco é ; esperar a hora certa; não negociar com tanta frequência e não arriscar grandes valores por negócio.

Conservar energia para o próximo ataque

O crocodilo espera pela farta refeição, porque faz mais sentido esperar e conservar energia, e assim obter uma grande porção de proteico alimento mesmo com menos frequência. E esse método tem garantido a sobrevivência da espécie por centenas de milhares de anos, e durante muitos períodos onde a comida era escassa.

Não interferir tanto em seus negócios, o ajudará a ganhar dinheiro.

Eu na verdade ganho dinheiro simplesmente fazendo nada, porque não perco dinheiro com excesso de negócios, e tanto envolvimento em muitas operações banais então tecnicamente você está ganhando dinheiro, ficando parado e evitando distrações.

O crocodilo intuitivamente sabe que é preciso guardar energia e esperar pela grande caça, esta paciência toda é na verdade a perícia para o crocodilo e também um hábito que ele tem desenvolvido e reforçado por milhões de anos e lhe tem garantido grandes e saborosas refeições.

Longevidade é crucial para um negociador, precisamos conservar o dinheiro em nossas contas e então quando a presa fácil ou negócios óbvios aparecerem, podemos aproveitar o máximo deles.

Se você ficar por aí negociando tudo que vê, você encolherá sua conta, desperdiçando recursos, e não terá dinheiro suficiente para aproveitar o máximo as ótimas oportunidades quando elas surgirem como se o crocodilo corresse o dia todo de um lado para o outro, tentando capturar pequenas presas ele não teria energia suficiente ou posicionamento adequado para agarrar a maior e melhor presa quando ela surgir.

Crocodilos se adaptam facilmente

Crocodilos aprendem rapidamente e se adaptam a mudanças de situações.

Isto tem grande papel em como e porque ele sobreviveu por milhões de anos, enquanto outros animais se tornaram extintos durante o mesmo período.

Pesquisadores de crocodilo tem que mudar suas técnicas de captura, porque é muito difícil capturar um crocodilo com o mesmo truque, duas vezes.

É a adaptabilidade do crocodilo incluindo sua habilidade de ignorar a fome por longos períodos, enquanto ele aguarda pacientemente pela perfeita oportunidade de se alimentar, é a principal razão que os fez sobreviverem, a habilidade de se adaptar ao meio ambiente e mudança de situações que o fez prosperar por tantos anos.

Como negociadores temos que nos adaptar às mudanças de situações do mercado, precisamos ser frios e disciplinados para negociar apenas quando o negócio está maduro, pronto para ser capturado, evitando desperdício de recursos e maiores riscos.

Negociar como crocodilo deveria se tornar um hábito para você

No passado, tenho escrito sobre o valor da paciência e como isso é o atributo principal de alguns dos grandes negociadores que já viveram.

Tenho exposto o argumento em muitas ocasiões que, “menos é mais”, e acho que no mercado atual, essa colocação é ainda mais relevante.

Ao longo dos anos tenho publicado vários artigos de como implementar a paciência nos negócios.

Meus favoritos; negociar como um atirador de elite e não como uma metralhadora ambulante ; o minimalista guia de negócios. Esperançosamente muitos de vocês estão agora começando a juntar os pontos e descobrirem o quanto são poderosos esses conceitos, os benefícios que eles podem trazer para os seus negócios e para a sua lucratividade .

O crocodilo é uma prova da natureza de que, “menos é mais”, e que esperar pacientemente por uma oportunidade de qualidade é a receita do sucesso.

Esta receita tem mantido os crocodilos prosperando na terra por 200 milhões de anos, e ele pode e ajudará você a ser um vencedor nos negócios, se você aplicar esses conceitos adequadamente.

É difícil para o crocodilo entender sua presa, saber onde procurar por ela, e ainda se manter calmo e paciente até que ela apareça.

Como negociadores temos que saber o que nos interessa e onde procurar, então nos controlar o suficiente nos negócios para não atacar antes da hora, desperdiçando recursos.

Essencialmente este conteúdo pode te modelar e ensinar como “negociar como um crocodilo” numa paciente e metódica maneira, com a maestria de sua habilidade de “caça”, que os mantém vivos até os dias atuais.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]
[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account