o que é uma holding

Para entender melhor o que é uma holding, precisamos primeiro entender onde ela atua. Uma holding é uma empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outras empresas.

Por isso, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos entender que ela atua como controladora de outras empresas, e como tal, na maior parte dos casos, não produz bens e serviços.

O que é uma holding? É uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que exerce controle ou “segura” outras empresas. A expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar.o que é uma holding empresarial

O objetivo principal é a administração, ou controle, de uma ou mais empresas.

Ela toma as decisões que determinam a gestão da demais companhias por ser sócia majoritária dos negócios.

Portanto, por atuar na administração gerencial e política de outras empresas, a holding tem o papel de organizar a estrutura de capital das suas subsidiárias, além de manter parcerias com outras empresas, no intuito de melhorar a gestão global.

Existem dois tipos de holding:

  • Pura: intuito apenas de participação no capital social de outras empresas
  • Mista: além da participação, utiliza também a exploração de atividade empresarial

As holdings são utilizadas recorrentemente em organizações empresariais de médio e grande porte.

O que é uma holding familiar

o que é uma holding familiar
Ao contrário do que muitos pensam, uma holding familiar não pode ser considerada um tipo, mas sim uma configuração, que se caracteriza pelo fato de que a empresa é administrada por membros de uma mesma família.

Uma holding familiar seria uma espécie de “empresa familiar” que pode, ou não, administrar um grupo de companhias pertencentes a um mesmo clã.

O que é uma holding patrimonial

Holding patrimonial é uma administradora de bens próprios.

É uma empresa criada para gerir bens, imóveis por exemplo, para que esses sejam integralizados ao capital social da companhia, com o objetivo de facilitar a gestão e obter benefícios fiscais e sucessórios.

A gestora dos bens próprios ou holding patrimonial irá facilitar que famílias com muitos bens gerenciem melhor seu patrimônio de forma centralizada.

Com isso passamos a entender também o que é uma holding financeira.

Veja abaixo as vantagens de se ter uma holding patrimonial X um processo de inventário:

o que é uma holding patrimonial

Apesar de serem bastante utilizadas no cotidiano, as holdings patrimoniais, ou empresas administradoras de bens, são empresas como outras quaisquer e podem ser sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S.A), com ações listadas em bolsa de valores.

Quando pode ser uma vantagem ter uma holding patrimonial

De um modo geral, vale a pena ter uma administradora de bens próprios quando os ativos, ou imóveis, geram uma renda passiva consideravelmente grande, proveniente de aluguéis.

Porém o controlador não pode comprar e vender imóveis com frequência, pois acaba se tornando inviável tributariamente.

Conclusão

Uma vez que as holdings estão cada vez mais populares no meio empresarial devido os benefícios que trazem, principalmente os tributários, a criação dessas empresas vem crescendo no Brasil.

O tema é novo, e poucas pessoas conhecem seus benefícios.

Assim, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos saber que a prática ainda é o melhor meio para tratar do assunto. Este precisa ser melhor divulgado e difundido entre o meio empresarial.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.