ConhecimentoInvestimentos

O Que Devemos Saber Antes De Investir?

By 7 de fevereiro de 2017 No Comments
Einstein sobre Investir

COMECE O QUANTO ANTES

Albert Einstein teria dito que os juros compostos são a força mais poderosa do universo. Existe um debate se esta frase teria sido dita por ele ou não. Provavelmente nunca iremos saber. De qualquer forma os juros compostos são poderosos e são uma força que está do lado daqueles que tem mais tempo de vida a frente, sobretudo os mais jovens. Portanto se você deseja ter esta força do seu lado comece a investir o quanto antes.

PACIÊNCIA

Não existem oportunidades todos os dias. As grandes oportunidades são raras e esporádicas, por isso é necessário ter paciência para aguardar o momento certo de se investir, que geralmente é após fortes quedas, quando as ações estão baratas.

DISCIPLINA

A disciplina é importante pois é através dela que você irá se manter na sua estratégia inicial. Nenhuma estratégia de investimento é vencedora 100% do tempo. Nos momentos que essa estratégia estiver indo mal, diversos investidores irão questionar a capacidade desta estratégia de investimento. Somente os disciplinados se manterão na estratégia inicial e aproveitarão quando esta estratégia voltar a apresentar bom desempenho. Como exemplo, as estratégias focadas em dividendos em 2016, perderam para o IBOVESPA, que teve sua performance liderada por ações com sérios problemas financeiros. Aqueles que abandonaram a estratégia para investir em empresas problemáticas, correm um sério risco de perdas no futuro.

CONFLITOS DE INTERESSE

Existem diversas instituições que deveriam proteger o cliente, mas seus incentivos financeiros não estão alinhados com o do investidor. Da corretora que estimula o giro de carteira para ganhar corretagem ao gerente de banco que empurra o produto que irá ganhar mais comissão, o que não faltam são exemplos de instituições “conflitadas”.

CONHECE-TE A TI MESMO

Ao investir as pessoas são diferentes. Alguns estão dispostos a arriscar mais para ganhar mais, outros preferem a segurança, outros preferem liquidez imediata. As fases da vida de cada um também influenciam no perfil do investidor. Portanto, não existe um modelo de investimento que seja universal. Você deve se conhecer antes de começar a investir. Se deixar para se conhecer depois talvez seja tarde demais: você vai descobrir que não tem tolerância a perdas somente depois de ter perdas. Além disso, não se deixe influenciar pelos outros. Muitas vezes alguns são tentados a ir para um investimento que não é compatível com seu perfil, pois ouviram falar que um conhecido ganhou naquele segmento do mercado. Não se influencie neste caso, invista apenas no que se enquadra no seu perfil de investimento.

Por último:

INVESTIR NÃO É FÁCIL

Investir é uma atividade competitiva. Muito competitiva. Você está competindo pelas oportunidades com outras pessoas. Pessoas com formação acadêmica forte e amplo conhecimento, muitas vezes mais experientes que você. As vezes você estará competindo até contra computadores sofisticados. Lembre-se: se você quer ganhar muito, alguém precisa perder ou deixar de ganhar muito. E, em geral, não existe caridade. Não existe dinheiro fácil no mundo dos investimentos.

 


Clique aqui e Descubra como podemos te ajudar a ter mais sucesso investindo com nossos planos de Assinatura Premium

 

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Leave a Reply