Ontem, foi realizado o Congresso de Fundos Imobiliários da Suno.

É sempre um prazer nos reunirmos presencialmente com nossos assinantes. Muitos nos falam como estão mudando de vida através de investimentos.

Um dos investidores presentes, um funcionário terceirizado da Petrobras, aos 29 anos já poderia se aposentar se quisesse com os rendimentos que recebe de seus investimentos em ativos que geram renda.

Outros estão começando, como o estudante Vinicius Lage de Minas Gerais. Ainda está longe, mas no caminho certo. Não tenho dúvida que se ele se manter nesta direção irá longe com seus investimentos.

Na parte da manhã reunimos o time da Suno, composto por mim, professor Baroni, Jean Tosetto mais o Arthur Vieira de Morais (que tem um programa de Fii´s no Infomoney) e Danilo Bastos (co-autor do livro Guia Suno Fundos imobiliários).

Debatemos os desafios do dia a dia do investidor. A conversa foi desde os primeiros passos até a seleção de ativos e diversificação.

Na parte da tarde, foi organizado um painel reunindo os principais gestores de fundos imobiliários do Brasil. Todos eles fizeram questão de vir. Não existe outro evento comparável de fundos imobiliários no Brasil.

Estiveram presentes Augusto Martins (CSHG), Fernando Crestana (BTG), Felipe Ribeiro (FAR), Rafael Giaretta (Horus GGR), Rafael Selegatto (Iridium), Daniel Cadeira (Mogno Capital) e Guilherme Bueno Netto (RBR).

O painel discutiu diversos temas importantes, como o processo de escolha de ativos que compõe a carteira de um fundo, aos desafios do dia a dia da gestão, o aumento da transparência no segmento e o futuro da indústria.

Um ponto importante e que aflige alguns investidores: quase todos os gestores não acreditam que o segmento possa vir a ser tributado como foi aventado no passado recente.

Nos próximos dias, o Baroni irá falar mais sobre a visão dele do evento.

Importante lembrar que em nossos eventos, os palestrantes se envolvem com os que estão nas palestras de igual para igual.

Não existe “backstage” ou camarim. Nos intervalos todos dialogam com a plateia.

Somos todos iguais.

Iremos fazer muito mais eventos de agora em diante. Alguns eventos menores serão gratuitos.

Queremos trazer pelo menos um profissional de RI por mês aqui na Suno, os que não puderem comparecer iremos transmitir por vídeo na área do assinante.

Está no nosso plano fazer um Suno Responde semanal com plateia presencial também.

Iremos fazer eventos assim fora de São Paulo também em 2019.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.