Por: Tiago Reis

O espectro da dependência e independência financeira

“Eu não pretendia ficar rico. Eu só queria ser independente.”, Charlie Munger.

 

Lendo sobre finanças pessoais, me deparei com um belo texto escrito por Morgan Housel e publicado no blog Collaborative Fund sobre os diversos níveis de dependência e independência financeira.

Housel acredita que existem 16 níveis que definem os estágios de dependência financeira de uma pessoa ou empresa. A seguir, apresento os pensamentos de Housel.

 

Level 0: Completamente dependente da bondade de estranhos que não possuem interesse algum em seu sucesso.

Neste estágio, a sobrevivência do indivíduo depende da boa ação de pessoas desconhecidas. Aqui se encontram pedintes e outras pessoas dependentes da remuneração do governo, por exemplo.

 

Level 1: Completamente dependente de pessoas que desejam o seu sucesso.

Nesta classe se encontram crianças sustentadas pelos pais ou parentes, geralmente novas demais para trabalhar. Outras pessoas incapacitadas de trabalhar e que são sustentadas por familiares ou amigos também se encaixam nesta categoria.

 

Level 2: Completamente dependentes de pessoas que possuem interesse em sua ascensão.

Geralmente empresas não lucrativas com grande potencial de crescimento se encontram nessa categoria. Elas são sustentadas por investidores que podem obter retornos significativos em seus investimentos. Muitas Startups encontram-se nesse estágio em sua fundação, até que desenvolvem seu modelo de negócio e se tornam lucrativas.

 

Level 3: Habilidade de se sustentar parcialmente ao gerar valor para outras pessoas, porém ainda requer suporte externo.

O exemplo mais comum desta categoria são os jovens que já trabalham, porém, seus salários não cobrem todas suas despesas. Assim, eles ainda necessitam de apoio dos pais para cobrir parcialmente seus gastos. Empresas que geram fluxos de caixa, mas ainda necessitam da captação de recursos junto a investidores para sustentar seu crescimento também se enquadram nesta categoria.

 

Level 4: Habilidade de se sustentar ao gerar valor para outras pessoas.

A maior parte das pessoas e empresas se encontram nesta categoria. Parece com independência, entretanto, o indivíduo ainda é facilmente substituível. Seu tempo ainda é controlado por um chefe ou por clientes e estes podem ditar seu futuro. Seu futuro depende das decisões deles.

 

Level 5: Patrimônio suficiente para lidar com problemas comuns.

Neste estágio, o indivíduo ou empresa consegue suportar problemas eventuais que são comuns e esperados, como gastos médicos ou, no caso de empresas, problemas com a produção ou lançamento de produtos.

 

Level 6: Patrimônio suficiente para cobrir problemas maiores e imprevisíveis.

Nesta classe, o indivíduo ainda depende de um chefe ou clientes para cobrir suas despesas do dia a dia, entretanto, caso problemas maiores, como o surgimento de uma crise, venham a ocorrer, você sobreviverá sem problemas por um tempo razoável.

 

Level 7: Patrimônio suficiente para aposentadoria e educação dos filhos sem a necessidade de contrair dívidas para adquirir bens de consumo.

Os indivíduos que se encontram neste estágio ainda dependem de um chefe ou clientes, entretanto já é possível prever um momento em que seu patrimônio te levará a outro patamar de independência. Este é o objetivo mais realista para a maior parte dos indivíduos.

 

Level 8: Habilidade de escolher um emprego.

Neste estágio o indivíduo está começando a se tornar independente, entretanto, ainda depende de um chefe ou clientes para cobrir suas despesas. O ponto aqui é que você já tem a liberdade para dizer “não, você não. Eu encontrarei outra pessoa”, quando você estiver frustrado. Neste ponto, o indivíduo já é capaz de evitar muitas humilhações desnecessárias que os estágios anteriores não permitem.

 

Level 9: Você se torna suficientemente confortável com seu status social.

Muitos indivíduos sentem a necessidade de vestir ou possuir bens caros para mostrar a sociedade que possuem um patrimônio significativo, entretanto, essa é uma forma oculta de dependência. Pessoas que agem dessa maneira, geralmente creem erroneamente que possuem patrimônio suficiente para serem independentes. Por outro lado, indivíduos que atingiram o nono estágio da independência não sentem a necessidade de portar bens luxuosos meramente pelo status.

 

Level 10: Habilidade de dizer não para os bancos, cuja dívida você não precisa.

Dívida pode ser uma forma de captar recurso com baixo custo, entretanto, te torna dependente de uma instituição que possui direito sobre parte de seus fluxos de caixa futuros. Indivíduos que atingem este estágio de independência financeira, muito provavelmente, não contraem dívidas pelo simples fato de não haver necessidade de captar recursos.

 

Level 11: Poucas situações realistas causariam a você ou a sua companhia um regresso ao level 5 ou inferior.

Você consegue se sustentar por um ano ou mais com suas economias. Estas economias não consideram seu patrimônio de longo prazo e ativos de baixa liquidez. Este é o primeiro estágio de independência verdadeira. Os indivíduos que atingem este estágio podem dizer “não” para quase todo mundo com grande probabilidade de se recuperar das consequências.

 

Level 12: Juros e dividendos cobrem mais da metade de suas despesas do dia a dia.

Este estágio de independência geralmente está mais vinculado a um estilo de vida modesto do que a um grande patrimônio. Neste caso, muitas vezes os desejos de melhorar o estilo de vida cresce mais rápido do que o patrimônio.

 

Level 13: Seus ativos e os retornos obtidos com eles cobrem seus gastos básicos por um período maior do que sua expectativa de vida.

Este é o primeiro estágio em que você não depende mais de um chefe ou cliente. Você pode lidar com eles se quiser, e provavelmente o fará, entretanto, você só lidará com um chefe se quiser, quando quiser e com o chefe que quiser.

 

Level 14: Seus ativos e os retornos obtidos deles cobrem mais do que seus gastos básicos.

As pessoas são diferentes e seus gastos básicos também. Este estágio é bastante relativo, mas envolve o momento em que você já não se preocupa mais com dinheiro. O rendimento de seus ativos permite que você leve sua vida normalmente com folga.

 

Level 15: A independência permite que você diga o que bem entender, sem se preocupar com a opinião alheia.

Isso se deve ao fato de que nesse estágio você não depende mais de outras pessoas ou da oportunidade que eles podem te oferecer.

 

Level 16: A única maneira de seu patrimônio crescer menos que seus gastos são grandes atos de filantropia.

Neste estágio seu patrimônio cresce muito além dos seus gastos e apenas doações enormes são capazes de reduzir o patrimônio. Muitos bilionários que chegaram nesse estágio se tornam filantropos e acabam realizando doações significativas. Entre eles estão Bill Gates e Warren Buffett.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

7 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olavo 28 de agosto de 2019

    Cabe enquadrar “youtubers” no level zero de independência?

    Responder
    • Suno Research 28 de agosto de 2019

      Depende do youtuber, existem alguns que se sustentam, outros que não, e até alguns que ganham milhões todos os meses.

      Responder
  • Maria Cândida das Mercês Pereira 31 de maio de 2020

    Interessantes e práticos os ensinamentos sobre independência financeira

    Responder
  • Rodrogues 12 de junho de 2020

    Interessante colocar uma ideia de valores a esses estágios, embora seja evidente que quantidade de dinheiro é muito diferente de pesarppesaraessoa…mas de repente se tivermos uma ideia de grupos em termos de Receita ésperada fica mais fácil ainda a compreensao…afinal estamos falando de dinheiro, também…

    Responder
  • BHJ 30 de junho de 2020

    Tenho um custo fixo hj altíssimo, o que me impede de fazer uma reserva de emergência com rapidez mas pretendo e farei isso quanto possível para utilizar esse primeiro montante em um investimento bem conservador, com pequenos aportes mensais que futuramente geram dividendos.

    Responder
  • Ângelo máximo 7 de julho de 2020

    Olá boa noite, muito produtivo, os nível são bastantes elevados basta ter foco que chegaremos lá gostei dos exemplos

    Responder
  • Sueli 17 de julho de 2020

    Ótimas instruções para uma independência financeira bem equilibrada gostei muito.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!