Acesso Rápido

    New York Mercantile Exchange (NYMEX): saiba mais sobre essa bolsa

    New York Mercantile Exchange (NYMEX): saiba mais sobre essa bolsa

    As operações de mercado futuro são bastante comuns nas negociações que envolvem commodities, sendo que o NYMEX é um dos maiores mercados onde são realizadas essas negociações.

    Os contratos futuros são um importante instrumento de hedge cambial para minimizar os riscos de investidores nestas operações. Por isso, que o NYMEX tornou-se referência no mundo todo.

    O que é o NYMEX?

    NYMEX é a sigla para New York Mercantile Exchange, que é considerado o maior mercado físico de negociações de contratos futuros de commodities do mundo.

    Atualmente o NYMEX fica localizado em Manhattan. No entanto, há também alguns escritórios adicionais nos Estados Unidos e no exterior. Nos EUA, os escritórios ficam em Boston, Washington, Atlanta e San Francisco enquanto que no exterior há filiais em Dubai, Londres e Tóquio.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O NYMEX faz parte do CME Group (Chicago Mercantile Exchange Group). O CME é o principal mercado de derivativos da atualidade, sendo que além do NYMEX o grupo possui o CME, CBOT e COMEX.

    Com o advento tecnológico, os mercados físicos de commodities praticamente desapareceram do mundo. Por isso, somente os EUA ainda mantém mercados como o NYMEX.

    Qual a importância do NYMEX?

    O NYMEX tem o propósito de oferecer uma grande variedade de alternativas para a negociação de contratos futuros que são um importante instrumento para conter as oscilações e riscos nas negociações de commodities.

    Desse modo, ele desempenha um papel fundamental para a movimentação do mercado global. Sendo assim, o preço pago em commodities nos mais variados cantos do planeta, acabam seguindo os preços praticados no NYMEX.

    Um outro ponto importante refere-se a regulação do NYMEX. Ele é regulado pela CFTC – Commodity Future Trading Commission – uma agência independente do governo que visa garantir que os mercados de contratos futuros sejam competitivos e eficientes.

    Com isso, cria-se uma maior proteção de investidores contra possíveis práticas fraudulentas ou até mesmo abusivas.

    NYMEX e o incidente das batatas

    Por muito tempo as plantações de batata do Mayne foram os principais itens negociados no NYMEX. No entanto, nos anos 70, o magnata da batata J. R. Simplot passou a operar vendido em um grande volume.

    Por conta deste movimento, um número considerável de contratos futuros de compra de batata não foram cumpridos na data da expiração, ou seja, não houve entrega. Para evitar prejuízos, houve então, intervenção do CFTC, que havia sido recém-criado.

    O CFTC realizou, portanto, audiências com o objetivo de decidir disputas sobre o ocorrido, e então o NYMEX acabou sofrendo sanções. Uma das sanções foi o impedimento de sediar negociações de contratos futuros de batatas bem como de entrar em novas áreas. Na época sua reputação foi bastante prejudicada.

    Fusão entre NYMEX e o Future COMEX

    No ano de 1994 ocorreu a fusão entre o NYMEX e o Future COMEX. O resultado disso foi a criação do maior mercado físico de commodities do mundo naquela época.

    Contudo, após a crise financeira que balançou o mundo no ano de 2008, o órgão não foi mais capaz de sobreviver sozinho, e por essa razão foi adquirido pelo CME Group, sendo que a negociação também envolveu o COMEX.

    Após a aquisição foram acrescentados outros ativos ligados a contratos de metais, energia e agricultura.

    Apesar de ser o maior mercado de negociações presenciais de commodities do mundo, hoje o funcionamento é praticamente 100% digital. Durante muito tempo o olho-no-olho era a maneira padrão de realizar essas atividades.

    No entanto, com o crescimento tecnológico, em dezembro de 2016, o local presencial de negociação do NYMEX foi oficialmente fechado pelo baixo volume de transações que eram realizadas presencialmente.

    Foi possível compreender o que é o NYMEX? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *