Acesso Rápido

    Novação: entenda o funcionamento da extinção de uma dívida

    Novação: entenda o funcionamento da extinção de uma dívida

    É bem comum que durante a negociação de uma dívida o consumidor se depare com uma novação, ainda que o significado do termo seja desconhecido para ele e até mesmo para o trabalhador que o atendeu.

    Porém, a prática de novação é bastante recorrente no mercado brasileiro, sendo especialmente útil em época de inflação galopante.

    O que é novação?

    Novação é um meio de pagamento indireto que consiste na extinção da dívida antiga para a criação de uma nova. Em geral, esta prática demanda um acordo feito pelas duas partes – devedor e credor. Logo, não se trata de uma decisão unilateral, por isso tende a ser benéfica a ambos.

    Este mecanismo jurídico está previsto no Capítulo VI, artigo 360 do Código Civil, logo a sua prática é legal e prevista no sistema legislativo brasileiro.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Seu principal diferencial é que, obrigatoriamente, há o desejo de ambas as partes em extinguir uma dívida ou contrato anterior e criar um novo. Este é chamado de animus novandi.

    Considerando o que significa extinguir, a novação significa que o contrato anterior deixará de existir. Inclusive as garantias existentes no anterior, a não ser que isto seja acordado no novo contrato.

    Por isso, é diferente de uma reestruturação de dívida e de um acordo de compensação.

    Tipos de novação

    Há três tipos de novação de dívida existentes e utilizadas com frequência. Sua aplicação variará de acordo com a forma e a situação em que ela ocorre. São elas:

    • Novação objetiva;
    • Novação subjetiva;
    • Novação mista.

    Novação objetiva

    A novação objetiva ocorre quando o acordo resulta em um novo objeto, que pode resultar em alteração de valor, prazo ou forma de pagamento da dívida. Logo, um montante que deveria ser pago em dinheiro passa a ser quitado com a entrega de um bem, por exemplo.

    Neste caso, são mantidos o credor e o devedor anteriores, a alteração é feita só no objeto do pagamento.

    Novação subjetiva

    Já a novação subjetiva é aplicada quando muda-se o sujeito do contrato, seja ele o devedor ou o credor. Dentro desta opção existem ainda duas vertentes: a novação subjetiva ativa e a novação subjetiva passiva.

    A ativa é quando a alteração é feita no credor. Ou seja, o valor ou bem passa a ser devido a outro indivíduo e a dívida com o primeiro perde o valor.

    A passiva ocorre quando a mudança é no sujeito do devedor, com outra pessoa assumindo a dívida, seja por expromissão (quando não há o consentimento do devedor) ou por delegação, quando há o consentimento do devedor na troca.

    Novação mista

    A novação mista, por sua vez, é uma mistura das duas opções anteriores, o que significa uma alteração no valor ou nas condições do pagamento e também em um dos sujeitos do contrato.

    Esta é a única opção que não está diretamente prevista em lei, mas é aceita pela magistratura.

    Exemplo de novação

    Para facilitar o entendimento da novação, vale a pena tomar como exemplo a relação de banco com o seu credor. Este, querendo quitar sua dívida, procura a empresa em busca de uma renegociação do débito.

    Se as condições acordadas forem favoráveis para ambas as partes, o contrato anterior será extinto e uma novo será criado, para abranger as condições e forma de pagamento definidos na nova negociação. Assim, há a novação objetiva da dívida.

    Para evitar cair em uma dívida e precisar recorrer a uma novação, é possível fazer uso da planilha de controle de gastos, oferecida gratuitamente pela Suno Research.

    Foi possível saber mais sobre novação? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *