nopat
Por: Tiago Reis

NOPAT: entenda o que é o Net Operating Profit After Taxes

Dentro da administração financeira é importante calcular os custos e comparar com outras alternativas disponíveis para empresa. O NOPAT é uma das formas utilizadas para indicar o lucro e fazer esta comparação.

O lucro contabilizado através do NOPAT é compreendido em um primeiro momento como sendo resultado do processo operacional. Este é uma dimensão importante na analise fundamentalista de investimentos.

O que é NOPAT?

O NOPAT é sigla para Net Operating Profit After Taxes, ou seja, lucro operacional líquido depois dos impostos. O indicador medirá a capacidade de desempenho de um negócio, afim de determinar se este é lucrativo.

Contabilidade para Investidores

Dentro dos indicadores utilizados para medida de lucratividade, os mais utilizados são EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e EBIT (lucros antes dos juros e tributos).

Entretanto, uma das vantagens do NOPAT é permitir realizar uma análise, que será de longo prazo, através do histórico da empresa contra sua concorrência. Entendendo a capacidade de gerar receita, também é possível compreender a lucratividade frente as demais.

O NOPAT no Brasil é utilizado para o lucro após a abatimento do Imposto de Renda para a Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Por conta dessas deduções, o resultado desse cálculo representa o quanto poderia ser destinado aos acionistas e investidores caso a empresa não tivesse dívidas.

Qual a importância do indicador?

Dependendo do tipo de análise, o indicador NOPAT poder mais eficiente que as medidas do EBITDA e EBIT. Isso acontece porque ele consegue descontar o valor do tributo. O NOPAT no Brasil tem grande importância por causa da alta carga tributária imposta pelo estado brasileiro às companhias.

Assim, ele é usado também para composição de outras formulas e cálculos de indicadores financeiros. Os exemplos mais comuns são: ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), FCFF (Fluxo de Caixa livre para a Firma) e FCFE (Fluxo de Caixa Livre do Acionista)

Por isso, é necessário que cálculo do indicador seja correto, senão ocorrerá o efeito cascata. Ou seja, um equívoco nesse conta tem o potencial de causar uma série de erros na contabilidade financeira de uma companhia.

Quer aprender a calcular o valor de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Como calcular o NOPAT?

Uma fórmula do NOPAT que pode ser usada é:

NOPAT =  EBIT * (1 – Impostos)

Esta fórmula é mais a conhecida para o indicador. Lembrando que, no cálculo, estão inclusas as variáveis:

  • Custo;
  • Despesa operacional;
  • Depreciação;
  • Amortização.

Existem softwares voltados à administração financeira que calculam o NOPAT da empresa, através dos resultados apresentados. Está é uma forma informatizada para controlar o resultado.

Também é possível ajustar o imposto de renda da receita líquida de acordo com cada empresa. É importante calcular o NOPAT, para que a empresa estabeleça um bom controle financeiro e um sistema de gestão empresarial eficiente.

Através da criação de um sistema de gestão empresarial, será possível trazer os dados que interferem nos resultados desse indicador. Esses envolverão os gastos e custos operacionais, como também os impostos a serem pagos.

Foi possível conhecer melhor o que é NOPAT através desse artigo? Escreva, nos comentários a seguir, as suas dúvidas.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rafael 17 de agosto de 2019

    .

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno

%d blogueiros gostam disto: