negócios rentáveis
Por: Tiago Reis

O que são negócios rentáveis e como eles influenciam a economia?

Ter negócios rentáveis é o principal objetivo de qualquer empreendedor. Isso porque, embora existam várias motivações para se iniciar um empreendimento, ter retorno financeiro e um fator muito importante.

Adicionalmente, pode-se compreender que negócios rentáveis se sustentam no longo prazo, gerando lucro líquido, e têm grandes probabilidades de crescimento.

O que são negócios rentáveis?

Negócios rentáveis são aqueles que apresentam boa taxa de rentabilidade. Ou seja, que têm uma relação positiva entre o lucro líquido e o capital inicialmente investido. Assim, são negócios que fazem sentido do ponto de vista financeiro.

Muitas vezes, se tratam de iniciativas que começam com boas ideias e as transformam em uma operação que renda um fluxo considerável de dinheiro. Isso a torna tanto lucrativa quanto com potencial para ter grande duração.

Controle de gastos

Startups

Um dos tipos de empreendimento que nascem com objetivo de trazer retorno a partir de uma ideia de negócio são  as startups. Estas são empresas jovens, geralmente com um modelo de negócios bastante peculiar. Bastante famosas atualmente, estas empresas visam um crescimento rápido, ainda que com pouco capital inicial.

Mas, para ser uma startup de sucesso, estes negócios precisam se encaixar em alguns requisitos. Um deles é que seu modelo de negócio precisa ser possível de ser replicado.

Além disso, a empresa deve ter potencial para se tornar lucrativa, sem gerar mais custos durante este processo de escalada. O objetivo mais cobiçado dessa jornada é atingir valor de mercado tão elevado a ponto de ser considerada um unicórnio.

Em geral, estes são negócios com foco na área digital, porém, a sua real premissa é a inovação. Até porque, sem isso, estas empresas apenas adotarão o modelo tradicional e perderão a sua vantagem competitiva.

Negócios rentáveis para subsistência

Com as mudanças nas relações de trabalho, muitas pessoas acostumadas a ocuparem o papel de empregado em empresas começam a considerar a abertura de um negócio que seja rentável. Essa busca, muitas vezes, é feita pensando-se em formas de como começar um negócio do zero com pouco dinheiro.

Entre os motivadores dos empreendedores no Brasil, há desde questões ligadas à garantir a subsistência em uma economia cada vez mais competitiva como o sonho de ter a própria empresa.

Portanto, nesse cenário, um grupo que ganha destaque é o formado pelas mulheres. Sendo uma parcela que normalmente enfrenta mais dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, especialmente com a maternidade. Assim, empreender acaba sendo uma alternativa para buscar sustento.

De fato, segundo estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora, a cada 100 empresas abertas no Brasil, 52 são chefiadas por mulheres. Os idosos podem engrossar estes dados, seguindo o mesmo caminho após mudanças no fornecimento da aposentadoria.

As dificuldades em obter renda da forma tradicional  no mercado de trabalho levam estas pessoas a pensar em formas de como ganhar dinheiro.

Quer saber como as mudanças na economia afetam os investimentos? Baixe o e-book da Suno que trata de economia para investidores.

10 livros que todo investidor deveria ler

Negócios rentáveis e o êxodo rural

A busca por negócios rentáveis também evidencia uma realidade que atinge quem vive em cidades pequenas, como as do interior do país. Como nelas as oportunidades de emprego são menores. Isso faz com que muitas pessoas mudem para as capitais em busca de recursos financeiros.

Entretanto, ao se pensar em que negócio abrir em uma cidade pequena, é possível viabilizar alternativas de rendimento que evitem esse deslocamento.

Dessa forma, entidades como o Sebrae têm incentivado a criação de programas de parceria entre pequenos empreendedores e o poder público. Isso sem dependerem, necessariamente, de licitações. E de forma legal, com o apoio dos Tribunais de Contas.

Isto porque, no interior, as Prefeituras são os principais contratantes e compradores. Se o Estado comprar a mercadoria que precisa para funcionar dos produtores locais, estes empreendedores crescerão e gerarão mais empregos na região, fomentando a economia.

Desta forma, o êxodo rural diminui, fortalecendo a economia nos municípios do interior. Por isso, ideias de negócios com pouco dinheiro são tão importantes para o cenário econômico local.

Foi possível saber mais sobre negócios rentáveis por meio deste artigo? Deixe suas opiniões e dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

FALTAM POUCOS

DIAS PARA A

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

INSCREVA-SE E TENHA ACESSO À OFERTAS IMPERDÍVEIS!