Acesso Rápido

    NBER: saiba a importância desse instituto para a economia

    NBER: saiba a importância desse instituto para a economia

    Prever situações econômicas de curto e longo prazo por meio de estudos é um dos grandes desafios que muitas instituições tentam na atualidade. No entanto, dentre elas, o NBER destaca-se pela sua capacidade de precisão.

    Um dos destaques do NBER foi, portanto, a criação de um estudo que tornou-se posteriormente a base das medições oficiais do PIB norte americano.

    O que é o NBER?

    NBER é a sigla de National Bureau Economic Research, uma instituição norte americana privada de pesquisas econômicas. Ela é uma organização sem fins lucrativos que recebe, dessa forma, apoio do governo e de outras instituições privadas para promover pesquisas.

    Fundada no ano de 1920 nos Estados Unidos, pelo economista Wesley Mitchell, a NBER possui o seu escritório nas cidades de Cambridge e Nova York. Um fato curioso é que os escritórios são, dessa maneira, o mesmo desde sua fundação.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    A principal finalidade da National Bureau Economic Research é desenvolver pesquisas em quatro vertentes de estudo com o objetivo de mapear os modelos econômicos, promovendo então novos debates sobre suas correntes, além de impulsionar o desenvolvimento e crescimento econômico global.

    Quer começar a investir na bolsa? Baixe nosso E-book manual do investidor.

    Para que serve o NBER?

    O NBER, conforme mencionado, possui quatro vertentes de estudo que visa atender desde formuladores de políticas públicas até empreendedores e acadêmicos.

    Dentre as principais linhas de estudo, algumas se destacam como:

    • Geração da estimativa dos modelos de comportamento da economia;
    • Projeção dos efeitos causados por políticas alternativas;
    • Estudo e desenvolvimento de estatísticas;
    • Avaliação de efeitos causados por determinadas políticas públicas na economia.

    A instituição conta hoje com aproximadamente 1.400 colaboradores dentre estudantes bolsistas do NBER bem como os Research Associates que são efetivados dentro e fora da instituição.

    A NBER é, atualmente, reconhecida pelos seus estudos e pelos impactos e colaborações que eles trazem para todo o sistema econômico, seja dos EUA seja do resto do mundo.

    Quer aprender a investir em dividendos? Baixe nosso minicurso sobre dividendos.

    Qual sua influência a economia?

    Para falar sobre qual a influência do NBER na economia podemos destacar que a instituição possui uma grande visibilidade no trabalho de seus associados o que acaba destacando-os como referência nas áreas em que atuam.

    Existe atualmente cerca de 20 programas de pesquisas econômicas desenvolvidas profundamente pelo instituto como: desenvolvimento da economia americana, energia e meio ambiente, economia da saúde, finanças corporativas, dentre outros.

    Por se tratar de um instituto referência na área, sempre que um estudo é desenvolvido e lançado, ele acaba, desse modo, destacando-se, chegando a se tornar inclusive referência mundial.

    Houve, portanto, grande participação do NBER em grandes feitos durante a sua longa trajetória de vida. No ano de 1934, um dos estudantes do instituto supervisionou as estimativas oficiais da renda nacional dos EUA. Esse estudo, tornou-se, desse modo, a base de medições oficiais do PIB no país.

    Além do mais, o NBER tem bastante credibilidade junto à mídia norte americana visto sua capacidade de conseguir datar o final de grandes recessos em terras estadunidenses, como aconteceu na crise de 2008, onde o instituto conseguiu prever com mais precisão que o mercado, o fim da crise econômica.

    Foi possível entender o papel do NBER na economia? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *