Nassim Taleb é bastante influente no mercado financeiro

Nassim Nicholas Taleb, reconhecido grandiosamente Nassim Taleb, é um libanês-americano muito influente no mercado financeiro, e seu trabalho se concentra em problemas de aleatoriedade, probabilidade e incerteza.

A principal obra de Nassim Taleb, o livro “O Cisne Negro”, foi lançado em 2007, e foi um livro extraordinariamente aclamado pelo público, sendo inclusive descrito em uma revisão do The Sunday Times como um dos doze livros mais influentes desde a segunda guerra mundial.

Gerenciamento de riscos

O cerne do pensamento de Nassim Taleb se concentra na crítica aos métodos de gerenciamento de riscos utilizados pelo mercado financeiro.

Taleb defende, ainda, o que ele denomina uma sociedade cisne negro robusto, o que significa uma sociedade que pode suportar eventos difíceis de serem previstos.

Ele também propõe a anti-fragilidade dos sistemas, ou seja, uma capacidade de alguns indivíduos ou empresas de se beneficiar e crescer a partir de uma certa classe de eventos aleatórios, crises e volatilidade.

No livro The Bed of Procrustes, Taleb resume o problema central do estudo do conhecimento em muitas universidades: “nós humanos enfrentando limites de conhecimento e coisas que não observamos, invisíveis e desconhecidas, resolvemos esse problema espremendo toda a complexidade em um mundo feito de padrões de ideias bem-sucedidas”.

Ainda, esse autor é um crítico das abordagens platônicas (isto é, uso de teorias) da realidade.

Dessa forma, Taleb se opõe à maioria das teorias econômicas e as áreas de ciências sociais, pois em sua opinião, essas áreas sofrem de problemas com o uso excessivo da Teoria das Formas, de Platão.

Sendo Taleb um grande crítico das teorias econômicas, em sua opinião, é um erro comparar a aleatoriedade do mundo real com a aleatoriedade estruturada na física quântica, onde as probabilidades são notavelmente computáveis, ou os jogos de azar, onde as probabilidades são construídas artificialmente.

Para ele, vivemos em um mundo altamente complexo e, por conta disso, dificilmente os cálculos econômicos preveem com exatidão as demandas e falhas do mercado, dessa forma a probabilidade de eventos raros nunca serão previstos nessas estatísticas.

Uma das ideias mais consagradas por Nassim Taleb é a estratégia de “Barbell”, que também é utilizada por grandes investidores simpatizantes do Value Investing por todo o mundo.

Ela se baseia em evitar o “meio” em favor da combinação linear de extremos.

Por exemplo, ele sugere que investir dinheiro em investimentos de “risco médio” é inútil porque o risco é difícil, senão impossível de calcular.

Sua estratégia preferida é ser conservador e agressivo ao mesmo tempo.

Por exemplo, um investidor pode alocar 80% do seu dinheiro em instrumentos extremamente seguros, como títulos do governo, e o restante em investimentos altamente voláteis e diversificados.

Para Taleb, é melhor obter rendimentos um pouco menores todos os dias até que, em algum momento, se possa obter rendimentos realmente diferenciados do mercado, fazendo mais que compensar, o tempo esperado.

Reconhecimento

Nassim Taleb hoje é consagrado e elogiado por uma gama muito especial de estudiosos.

O prêmio Nobel, Daniel Kahneman, propôs a inclusão do nome de Taleb entre os principais intelectuais do mundo, dizendo: “Taleb mudou a forma como muitas pessoas pensam sobre a incerteza, particularmente nos mercados financeiros. Seu livro, O Cisne Negro, é muito original e faz uma análise audaciosa das maneiras pelas quais os seres humanos tentam dar sentido a eventos inesperados”.

Nassim Taleb é, certamente, uma personalidade bastante marcante, não só no mercado de capitais, mas também no que diz respeito a teorias ligadas à estatística e a eventos probabilísticos provenientes de naturezas complexas.

Comentários

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account