Acesso Rápido

    Morning Call: Ibovespa, Pix, FMI, Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu

    Morning Call: Ibovespa, Pix, FMI, Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu

    “Conheça seu ciclo de competência e mantenha-se dentro dele.” – Warren Buffett

    Gráfico do dia

    Geração de eletricidade nos Estados Unidos por principal fonte de energia (1950-2019)

    O que aconteceu nas últimas 24 horas?

    Ibovespa

    Após vários dias de perdas significativas, o Ibovespa iniciou a semana com forte alta, avançando 2,21% na segunda-feira (05/10) e atingindo os 96.089 pontos.

    • O tom otimista do mercado foi alavancado pela melhora da percepção de risco no exterior, que acabou impulsionando as ações ligadas a commodities.
    • Com o avanço do preço do barril do petróleo, as ações da Petrobras fecharam em forte alta de 4,9% e 5,31% para as ordinárias e preferenciais, respectivamente.
    • Além disso, as ações da Vale também anotaram alta, avançando 2,18% e impulsionando os ganhos do Ibovespa.

    Pix

    De acordo com o Banco Central, às 17h da segunda-feira (05/10), o número de cadastros de chaves de identificação para o uso do Pix já havia chegado a três milhões.

    • A marca foi atingida apenas oito horas após o início do cadastro das chaves.
    • É por meio da chave Pix que o cliente e sua conta bancária serão identificados. Ela pode corresponder ao e-mail, CPF ou número de celular do cliente.
    • Apesar da liberação do cadastro para o uso do novo sistema, os pagamentos e transferências por meio da ferramenta só serão disponibilizados a todos os brasileiros a partir de 16/11/20.

    Curso Imposto de Renda na Bolsa

    Confira no nosso curso e aprenda como declarar o Imposto de Renda dos seus investimentos de forma simples e prática!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    FMI

    O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um anúncio na segunda-feira (05/10) apontando que o Brasil enfrenta “riscos excepcionalmente altos e multifacetados”.

    • Nesse sentido, o FMI destacou a necessidade de implementar reformas que reduzam as despesas obrigatórias e a rigidez orçamentária, fortaleçam a rede de proteção social e ainda modernizem o sistema tributário do país.
    • De acordo com a organização, entre as principais ameaças ao país estão “uma segunda onda da pandemia, as consequências de longo prazo de uma recessão prolongada e a vulnerabilidade a choques de confiança devido ao nível elevado da dívida pública no Brasil”.
    • O documento divulgado pela instituição também ressaltou a implementação célere de reformas estruturais que garantam a consolidação a médio prazo como fator essencial para mitigar o risco de uma dinâmica indesejada da dívida pública.
    • Adicionalmente, os dados informam que “na ausência de evidências inequívocas da manutenção do teto de gastos, qualquer despesa adicional poderia minar a confiança do mercado e elevar a taxa de juros”.

    Com que frequência os americanos assistem a serviços de streaming

    O que você deve saber hoje

    Federal Reserve (Fed)

    Jerome Powell, presidente do Fed (banco central americano), discursará hoje.

    • Pelo fato de o Fed controlar as taxas de juros no curto prazo, Powell tem influência significativa sobre o valor do dólar.

    Banco Central Europeu

    Ocorre hoje o discurso de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE).

    • Por ocupar o cargo mais elevado do BCE, que controla as taxas de juros a curto prazo, Lagarde tem mais influência sobre o valor do euro do que qualquer outro indivíduo.
    • Seus comentários podem determinar uma tendência de curto prazo positiva ou negativa para as políticas monetárias da Zona do Euro.

    Suno Research
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *