Acesso Rápido

    Morning Call: Acordo UE-Mercosul, Viagens de baixo custo, Trégua Comercial, Comércio de petróleo e Confiança do Consumidor EUA

    “Em indivíduos, a insanidade é rara; mas em grupos, festas, nações e épocas, é a regra.”

    – Friedrich Nietzsche

    Gráfico do dia

    Acordo UE-Mercosul

    O presidente da França, Emmanuel Macron, quer reabrir o acordo de livre comércio concluído entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, alegando que o presidente Jair Bolsonaro não respeita os compromissos assumidos na área ambiental.

    Em entrevista, Macron desconsiderou a questão de que o acordo já estava encerrado e deixou claro que “o texto do Mercosul não é suficiente”. Insistiu que a França não deu seu aval definitivo.

    • Dessa forma, afirmou que a França quer mudanças para assegurar o respeito ao combate às mudanças climáticas e à proteção da Amazônia.
    • O Palácio do Planalto informou que irá rejeitar a ajuda de R$ 83 milhões prometida pelo G7, o grupo de países mais ricos do mundo, para auxiliar na preservação da Amazônia.

    Viagens de baixo custo

    A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anunciou que a JetSmart, companhia aérea do fundo norte-americano Índigo Partners, deu início ao processo de autorização para funcionamento no Brasil.

    Segundo a Anac, a companhia aérea pretende começar a operação de rotas internacionais partindo da Argentina e Chile para o Brasil.

    • O início das operações de companhias “low-cost” no Brasil começou a partir de uma resolução aprovada em dezembro de 2019, tentando alinhar as regras de aviação do país a padrões internacionais.
    • Desde a desregulação da franquia de bagagem, três empresas estrangeiras de baixo custo entraram no país.

    Trégua Comercial

    Ontem (26) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a cúpula do G7 adotando um tom mais suave em relação à China.

    De acordo com o presidente, a China quer sinceramente chegar a um acordo comercial com os EUA, além de ter chamado o presidente do país asiático Xi Jinping de “um grande líder”.

    • Outra afirmação diz respeito as negociações com o Irã sobre um novo acordo que restrinja o programa nuclear e também o programa de mísseis balísticos do país.
    • Com isso, os mercados internacionais reagiram positivamente à fala de Trump. Nas bolsas de Nova York, o Dow Jones subia 0,92%, o S&P 500 avançava 0,83% e o Nasdaq tinha alta de 0,98%.

    Comércio de petróleo

    Fonte: BP

    O que você deve saber hoje

    Petróleo

    Estoque de petróleo semanal do American Petroleum Institute (API) disponível para consulta hoje.

    Os números evidenciam a quantidade de óleo armazenada, e, portanto, fornece estimativa de quanto tempo os estoques atuais vão durar.

    • Resultados impactam na demanda dos EUA por petróleo bruto.

    Confiança do Consumidor EUA

    Índice que mede a confiança do consumidor americano divulgado hoje.

    É relevante pois mede o nível de confiança do indivíduo médio na atividade econômica.

    Serve como referência para gastos futuros dos cidadãos.

    • Valores maiores do que os esperados são considerados positivos para o dólar.
    Suno Research
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *