Acesso Rápido

    Montante: saiba o que é e como é possível calculá-lo

    Montante: saiba o que é e como é possível calculá-lo

    Um dos principais conceitos da educação financeira básica é o do montante, resultante de operações que incluem uma taxa de juros, como por exemplo a taxa selic.

    Por isso, é fundamental compreender exatamente o que é o montante, para que serve esse conceito e como calculá-lo.

    O que é montante?

    O montante equivale ao valor futuro de uma operação financeira, incluindo ao valor do capital inicial os juros correspondentes ao período em questão.

    Esse é um dos conceitos mais fundamentais da matemática financeira. Portanto, entender perfeitamente o que é montante é imprescindível.

    Minicurso: Investindo no Tesouro Direto

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos sobre o Tesouro Direto para quem quer começar a investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Ao fazer um investimento, por exemplo, a pessoa deseja ter noção de como será a evolução do seu capital aportado após um determinado prazo.

    Para isso, em um investimento de renda fixa, é possível utilizar algumas fórmulas matemáticas para encontrar o montante da operação.

    O resultado encontrado pelo investidor através dos cálculos sempre representará a soma do seu capital inicialmente aportado e os ganhos de juros obtidos através do rendimento do capital.

    Se educar financeiramente é fundamental para realizar bons investimentos. Quer ler e entender mais sobre o universo financeiro? Então baixe o Ebook 10 Livros que todo investidor deveria ler da Suno Research.

    Como calcular o montante?

    Além de entender o conceito de montante, é fundamental compreender como essa informação financeira é calculada.

    Basicamente, é possível listar 2 principais formas de calcular o montante de uma operação financeira:

    • Fórmula dos juros simples;
    • Fórmula dos juros compostos.

    Fórmula dos juros simples

    A fórmula do montante, independente do tipo de juros aplicado na operação, sempre será igual ao capital inicial mais os juros (M = C + J).

    No entanto, os juros (J) envolvidos nessa operação podem ser encontrados de formas distintas, a depender da estrutura em que ele é calculado ao longo do tempo.

    Por isso, é possível extrair o montante através das fórmulas de juros simples e juros compostos.

    Na fórmula dos juros simples, como o nome já aponta, a operação acontece de forma muito mais básica.

    Nesse caso, o juros seria o resultado da multiplicação do capital inicial (C) pela taxa de juros em termos percentuais (i) e o tempo (Tt), considerando a mesma unidade de tempo especificada pela taxa de juros.

    Ou seja, no caso da fórmula dos juros simples, é preciso realizar o cálculo Juros (J) = C x i x T, e somar este resultado ao capital inicial (C).

    Fórmula dos juros compostos

    Por outro lado, no caso dos juros compostos, muito mais comum nas operações financeiras reais, o resultado do montante é obtido através de um cálculo diferente.

    Isso porque, para a fórmula dos juros compostos, o juros é reincidente, ou seja, não retorna apenas sobre o valor do capital inicial, mas também sobre os juros acumulados em períodos anteriores.

    Para calcular o valor do montante em uma operação de juros reincidente, é indicado utilizar a fórmula de juros compostos.

    A fórmula para o caso dos juros compostos é normalmente expressa da seguinte maneira:

    • M = C (1+i) ˆ(t)

    Onde M é o montante, C representa o capital inicial, “i” é a taxa de juros e t o período de tempo da operação em questão.

    Através dessa fórmula e da forma derivada dos juros simples é possível encontrar o montante da operação, ou seja, o capital mais o acrescimento de juros sobre o capital inicial.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é montante? Então deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *