Acesso Rápido

    Mini franquia: como funciona esse empreendimento? Vale a pena investir?

    Mini franquia: como funciona esse empreendimento? Vale a pena investir?

    Apesar de apresentar uma constante expansão nos últimos anos, ainda há brasileiros que sequer sabem o que é uma mini franquia e sobre esse investimento em renda variável.

    Ainda existe bastante confusão entre franquia e mini franquia. E  é importante compreender as diferenças entre esses dois termos.

    O que é uma mini franquia?

    Mini Franquia são pequenos empreendimentos que possuem um baixo investimento inicial e também um baixo custo operacional do negócio.

    Esse é um modelo de negócio que está crescendo no país. Principalmente por atingir empreendedores que não possuem um grande capital, mas que desejam serem donos do seu próprio negócio.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Hoje, com a expansão tecnológica existem inúmeras mini franquias que podem ser administradas e operadas de dentro de casa. As mais comuns nesse modelo são as agências de turismo, marketing digital, intercâmbio e escolas de ensino a distância.

    Também existem as mini franquias que exigem uma instalação física. Mas, a grande maioria já está adotando o modelo home office. Esse conceito vem crescendo entre os brasileiros que desejam inclusive ter uma renda extra.

    Vantagens da mini franquia

    Dentre as principais vantagens da mini franquia, podemos dizer que a mini franquia, quando bem administrada pode gerar um lucro líquido proporcional ao investimento bem maior do que uma franquia tradicional.

    Isso acontece porque o investimento é baixo bem como as despesas operacionais. E como o trabalho acontece geralmente online não há fronteiras para a expansão do faturamento, dependendo única e exclusivamente da dedicação do franqueado.

    Uma outra vantagem está na liberdade do trabalho. Pois, quando se fala em mini franquias home office entendemos que é possível gerí-la de qualquer lugar, com apenas um notebook e um smartphone.

    Isso possibilita ao empreendedor fazer os seus horários. Claro, é preciso entender que haverá a necessidade de realizar atendimentos em horários agendados, mas em suma, há uma grande liberdade e flexibilidade neste modelo de negócio.

    Desvantagens da mini franquia

    Assim como existem as vantagens também existem as desvantagens na mini franquia.

    Uma delas, e talvez a principal, está que o empreendedor nem sempre tem total liberdade na maneira de agir. Pois, geralmente a franqueadora já possui uma “fórmula” de operação, que acaba inibindo a criatividade.

    Desse modo, dependendo da empresa, por mais que o empreendedor tenha boas ideias para ampliar o faturamento, ele poderá se ver travado ou até mesmo limitado pela franqueadora.

    Um outro aspecto negativo está no valor pago mensalmente para dispor da marca da franquia. Em alguns casos, esse valor pode chegar a pesar no orçamento. Principalmente nos primeiros meses onde o negócio ainda não está totalmente consolidado.

    Conforme é possível ver, uma mini franquia apresenta suas vantagens e desvantagens que precisam ser ponderadas antes de se decidir empreender. Por isso, é fundamental colocar todos os prós e contras na ponta do lápis.

    Gostou de saber um pouco mais sobre mini franquia? Deixe então o seu comentário, sua sugestão e nos siga nas redes sociais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *