Por: Tiago Reis

Mid caps: conheça as empresas de média capitalização na bolsa

Normalmente, as ações negociadas no mercado são dividas de acordo com o porte da sua respectiva empresa – que pode ser de pequeno, médio ou grande. Para isso existem as seguintes classificações: small caps, mid caps e large caps.

Embora sejam menos faladas do que as pequenas e as grandes empresas em valor de mercado, diversas das ações mais negociadas diariamente no pregão são mid caps.

O que são as mid caps?

As mid caps são as empresas que possuem um nível médio de capitalização. Ou seja, são empresas que possuem um valor de mercado intermédiario em relação as outras empresas listadas na bolsa. O termo Cap vem de “capitalização” e Middle de “meio”. Essas ações também são conhecidas por middle cap.

Dessa forma, uma mid cap é uma empresa de capital aberto que é pequena demais para ser considerada uma large cap, mas também grande demais para ser considerada uma small cap.

Valuation e precificação de ativos

Quais são as características de uma mid cap?

A faixa de valor onde para considerar uma ação como mid cap não é claramente definida, podendo variar de acordo com o mercado. No Brasil, para classificar uma empresa na categoria de média capitalização, é convencionado que ela precisa ter um valor de mercado entre 2 bilhões de reais até 10 bilhões de reais.

Existem outras condições para as ações mid caps participarem na B3, como por exemplo: não possuir processo de recuperação judicial e estarem presentes em 95% dos pregões selecionados pela B3.

As mid caps não costumam ser diretamente relacionadas ao Ibovespa (IBOV) e também não refletem na cotação do índice. Por isso, às vezes, quando o IBOV está em queda, uma ação mid cap pode estar em alta.

Como o mercado avalia as mid caps?

Por possuir  média capitalização, o mercado espera sempre uma boa performance de uma mid cap – principalmente em quesitos como crescimento da empresa, aumento dos lucros e market share dessas companhias.

Dessa forma, ao contrário das large caps, pode-se dizer que empresas de média capitalização ainda possuem certo potencial de valorização, mesmo quando comparadas com as small caps – que, por sua vez, possuem baixa capitalização e pouca liquidez no mercado financeiro.

Além disso, as ações mid caps são utilizadas para composição do portfólio de investidores institucionais e alguns fundos de ações. Algumas das mid caps brasileiras também são agrupadas com as large caps no índice MLCX – MidLarge CAP.

No índice MLCX serão encontradas cerca de 85% do valor de todas empresas que participam da B3. É importante ressaltar que nesse índice não são incluídas as ações consideradas penny stocks. Ou seja, aquelas ações com preço menor que R$ 1,00.

Exemplos de Mid Caps brasileiras

Atualmente, alguns exemplos de mid caps brasileiras são:

  1. MRV: uma das maiores construtoras de casas e apartamentos do Brasil;
  2. Marfrig: companhia de alimentos com base em proteína animal;
  3. Cyrela: Faz parte de uma construtora de imóveis residenciais;
  4. Raia Drogasil: é uma rede de farmácias que conta com portfólio de produtos variados, como: medicação, suplementos, vitaminas, cosméticos e etc;
  5. Natura: empresa do ramo de cosméticos, atua com tratamentos para o corpo e rosto. Possui também uma rede de maquiagem, perfumaria, proteção solar etc;
  6. Embraer: é uma das fabricantes de aviões executivos, agrícolas, militares e comerciais.
Aprenda como analisar uma ação

As mid caps são definidas pelo seu valor de mercado. Entretanto, outra maneira de estimar e analisar o valor de uma empresa e avaliar é através do valuation. Para entender como esse processo funciona, baixe gratuitamente o nosso minicurso: Valuation e Precificação de Ativos.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
Rectangle 315
Group 252

5 amostras para você conhecer melhor a Suno!

tablet 1
  • Suno Dividendos
  • Suno FIIs
  • Suno Insider Spy
  • Suno Radar FIIs
  • Suno Yellow Flag
bull

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!