ConhecimentoInvestimentos

Metatrader: ferramenta utilizada por investidores focados no curto prazo

By 22 de novembro de 2017 No Comments
Metatrader é uma ferramenta utilizada por investidores

Atualmente, existem diversos mecanismos usadas nas mais variadas escolas de investimentos existentes no mercado, e o Metatrader é uma dessas ferramentas.

O Metatrader é um software que é padronizado pela grande maioria dos traders (operadores que visam ganhos de curto prazo com operações de compra e venda de ativos através do Day Trade) e que, no Brasil é oferecido por diversas corretoras para seus clientes de maneira gratuita.

Características do Metatrader

Esse software permite que o usuário realize diversas operações mediante seus mais especificados objetivos na bolsa de valores e, atualmente é muito usado através da versão Metatrader 5.

Dentre essas especificações, as que mais se destacam são:

  • Visualização dos gráficos dos ativos: através do Metatrader, o usuário consegue visualizar todos os gráficos (de candlestick, de barras, de colunas, etc.) de todos os ativos da BM&FBovespa;
  • Adição de praticamente todos os indicadores nesses padrões (caso o programa não o tenha, é possível que o usuário faça o seu download facilmente pela internet e o instale);
  • Realizar compra e venda de ativos direto por ele, sem que seja preciso entrar no Home Broker da corretora;
  • Realizar backtests através de sua gigantesca base de dados;
  • Criar e operar através de robôs (criando ou comprando e instalando eles no software);

Além disso, existe o fato do Metatrader ser um software bastante simples de ser usado, e o mesmo permite que sejam feitas negociações automatizadas ou manuais, o que possibilista bastante versatilidade a um investidor, de acordo com suas características de perfil e seus objetivos nas suas aplicações financeiras.

Vale destacar, também, que esta ferramenta é bem leve – dificilmente gera travamentos no sistema operacional – e é também disponível para Macbook e Windows.

Ponderações

Como mencionado anteriormente, essa ferramenta possui características que, em tese, facilitam em muito a vida de um operador de mercado que visa lucros em curtos espaços de tempo.

Entretanto, há de se destacar que, por possuir essas características bastante funcionais, o Metatrader acaba por transparecer a sensação de que ganhar dinheiro com esse tipo de operação é uma simples e fácil, o que, na prática, sabemos que não é.

Ainda, essas funcionalidades estimulam o giro na carteira do investidor, o que, de certa forma, acaba por aumentar substancialmente os custos envolvidos nas transações, isto por que, normalmente, as corretoras cobram por cada operação de compra e/ou venda realizada por seus clientes.

Obviamente, para ela, na posição de prestadora de serviços, quanto maior o número de operações que seus clientes realizam, maior será o seu resultado operacional ao final do período.

Ou seja, quanto mais um cliente opera, maior os lucros da corretora naquele período.

Além disso, essa modalidade de investimentos já citada denominada Day Trade, é uma escola que não apresenta sustentabilidade no longo prazo.

Provas vivas dessa afirmação são ninguém menos que os saudosos Warren Buffett (simplesmente o maior investidor de todos os tempos), e também o senhor Luiz Barsi (um dos maiores investidores pessoa física do Brasil).

Esses nobres senhores são adeptos da estratégia de longo prazo que visa dividendos, e também são apreciadores do Value Investing, escola essa que segue totalmente o sentido oposto ao do Day Trade mencionado anteriormente.

Conclusão

Apesar de possibilitar bastante comodidade e facilidades para investidores com características especulativas, o Metatrader é uma ferramenta que precisa ser usada com bastante cautela pelos seus usuários, isto por que, basta um simples deslize pontual ocasionado pela ambição de altos lucros no curto prazo para que um capital relevante seja perdido por parte de aplicadores com essa ferramenta que apresenta bastante versatilidade no seu manuseio.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.