Acesso Rápido

    O que é uma mesa de operações e qual a sua importância para o mercado

    O que é uma mesa de operações e qual a sua importância para o mercado

    Mesmo com o surgimento dos home brokers e das transações online, um tipo de estrutura continua importantíssima para o funcionamento do mercado: a mesa de operações financeiras.

    Seja para operar ativos na renda variável, na renda fixa, no câmbio ou em qualquer outra categoria, a mesa de operações ainda é a alternativa mais utilizada em muitas situações.

    O que é uma mesa de operações?

    A mesa de operações é o local onde profissionais trabalham diariamente negociando ativos no mercado financeiro. É nas mesas de operações onde ocorrem as transações de compra e venda com ações, títulos de renda fixa, derivativos, commodities e moedas.

    Também conhecidas como mesas de negociação, elas podem ser encontradas na maioria das instituições financeiras – como bancos, corretoras, gestoras de investimentos, entre outras.

    Além das atividades de negociação, as mesas de operações também ajudam os clientes na estruturação de operações, na observação de oportunidades e na assessoria de investimentos e aplicação de recursos.

    Quem trabalha na mesa de operações?

    Geralmente, um operador de mesa é um profissional licenciado, com qualificação necessária para atuar comprando e vendendo ativos no mercado.

    Cada operador costuma ser especializado em trabalhar apenas em um segmento do mercado. Ou seja, normalmente existem profissionais específicos para operar câmbio, renda fixa, commodities, ações, entre outros produtos.

    mesa de operações
    Profissional da mesa de operações durante o trabalho.

    Quem utiliza a mesa de operações?

    Uma mesa de operações pode ter variados portes e atender diferentes propósitos. Normalmente, as mesas operam para clientes externos – atendendo os correntistas de uma corretora, por exemplo.

    Porém, uma mesa pode operar também para outras instituições financeiras ou com os recursos da própria instituição, como em um banco de investimentos.

    Normalmente, quem utiliza os serviços de mesa de operação são investidores de grande porte. Normalmente, esses clientes procuram as mesas de operações em busca de:

    • Atendimento personalizado e exclusivo para cada situação;
    • Investimento com operadores especializados em cada produto;
    • Maior variedade de produtos financeiros e investimentos a disposição do cliente.
    • Maior velocidade e segurança no lançamento e execução de ordens no mercado;
    • Utilização de softwares avançados de negociação, como sistemas integrados e traders automatizados
    • Realização de operações estruturadas – como long-short, travas, alavancagem, entre outros;
    • Assessoria e suporte com profissionais especialistas do mercado.

    Com o advento dos home brokers, as mesas de operações perderam espaço no dia a dia do investidor físico. Mesmo assim, negociar pela mesa continua sendo a melhor opção em muitos casos – principalmente para operações mais volumosas e complexas.

    Tipos de mesas de operações

    Embora existam mesas de operações gerais, as mesas de operação costumam ser separadas por áreas de atuação. As mais comuns são as:

    Qual a importância das mesas de operações para o mercado?

    Com a capacidade de efetuar transações diretamente, as mesas fornecem aos investidores um acesso melhor ao mercado.

    Ao executar ordens de forma mais instantânea, por exemplo, as mesas podem ser servir muito bem para investidores explorarem oportunidades de arbitragem (diferença de curtíssima duração nos preços de um ativo).

    Por essas vantagens, a mesa de operações ainda é considerada a melhor forma para operar no mercado por bancos, grandes empresas e investidores institucionais.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    11 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • allam querubim 3 de agosto de 2019

      ola gostei muito da materia de mesa de operaçoes, gostaria de saber se tem algum curso especifico para atuar nessa profissao, ou quais cursos seriam o basico necessario para entrar em uma mesa?

      Responder
      • João Pedro 13 de dezembro de 2019

        Tem sim Allam o ideal acredito que seja o PQO da B³ na area de Operações e um CPA20 ajuda bastante

        Responder
    • Tadeu Bernacchi 2 de outubro de 2019

      Muito boa a matéria, preciso de uma certificação pra trabalhar na mesa de operações?

      Responder
    • Yago Alexandre 20 de junho de 2020

      Olá! Primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo! Muito esclarecedor. Mas tenho uma dúvida, que graduação é “mais apta” para este mercado? Quais cursos ou faculdades você indicaria? Agradeço desde já por qualquer orientação!

      Responder
      • Jonas Magalhães 20 de junho de 2020

        Acredito que Economia seja um curso que ajudaria bastante, pois no decorrer da grade do curso você consegue estudar e compreender boa parte do que um operador de mesa faz. Sem falar que o conhecimento macroeconômico vai ajudar em muito.
        Abraço!

        Responder
        • Yago Alexandre 21 de junho de 2020

          Obrigado pela resposta! Mas me surgiu mais uma dúvida, o curso de ciências contábeis você acredita ser apropriado? Ou perde em termos de preferência para a graduação em economia? Obrigado!

          Responder
          • Suno Research 26 de junho de 2020

            Boa tarde
            O curso de ciências contábeis é bem avaliado no mercado financeiro, acompanhado com as certificações adequadas não há problema.
            Atenciosamente, Equipe Suno.

            Responder
            • Yago Alexandre 29 de junho de 2020

              Obrigado pela atenção, Equipe Suno! Agora me sinto mais seguro em seguir o ramo de contábeis e emitir as certificações adequadas afim de tornar-me um broker de mesa. A caminhada é longa, mas a minha disposição é maior ainda.
              Sucesso para todos nós!

      • Suno Research 26 de junho de 2020

        Boa tarde
        Os cursos são muito variados vai depender do profissional e da área de atuação. No entanto engenharia,economia e administração são os mais requisitados
        Atenciosamente, Equipe Suno.

        Responder
    • Andréa 22 de julho de 2020

      Como faço para vincular os bancos para essas operações?

      Responder
    • Luiz Moacyr de Carvalho 18 de agosto de 2020

      Considerando que a Mesa de Operações é um acesso alternativo e melhor ao mercado, gostaria de saber qual o telefone de contato direto, atual, pois não consigo fazê-lo com o telefone anterior ou seja o 3004-1105. toda vez que sou atendido respondem que não tem um técnico disponível para atender no momento devido ao grande fluxo de ligações e sugere a espera, avisando que vai demorar. Já me submeti a isso, esperei varias vezes mais de 30 minutos e nada!!! Estou sem comprar ou vender uma ação a mais de cinco meses, mesmo antes da Pandemia.

      Responder