mercado-monetário
Por: Tiago Reis

Mercado monetário: entenda como esse mercado influencia a economia

O mercado financeiro é composto das operações de aquisição e venda de ativos. Todas essas operações dependem de duas peças fundamentais: o mercado monetário e o de capitais.

O mercado monetário é exclusivo para operações de curto prazo, influenciadas pela atuação do Banco Central e que envolve também instituições financeiras.

O que é mercado monetário?

O mercado monetário é responsável por fazer financiamentos de curto e curtíssimo prazo. Isto é, os empréstimos têm duração de até um ano. Assim, é o responsável pela liquidez monetária.

Esse mercado negocia títulos do tesouro, papéis comerciais e certificado de depósitos. Há três formas das operações acontecerem:

  • Quando o Banco Central faz a venda de títulos públicos para instituições financeiras
  • Quando o Banco Central faz a compra de títulos públicos que eram de instituições financeiras
  • Quando as instituições financeiras fazem compra e venda entre si dos títulos do Tesouro

Todas essas três formas de operações influenciam na liquidez monetária. Por exemplo, quando o Bacen vende títulos, há a retirada de moeda no mercado. Desta forma, se diminui a liquidez.

Da mesma forma, quando são comprados os títulos, há injeção de moeda no mercado e aumento da liquidez.

O mercado monetário é considerado a peça fundamental para liquidez em curto prazo. Assim, o governo consegue controlar a quantidade de moeda em circulação e o crédito. Ou seja, a liquidez afeta diretamente a economia.

Quer entender como as taxas de juros influenciam os investimentos? Baixe o e-book de economia para investidores.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Mercado monetário e liquidez

Para manter a liquidez alta, são feitas operações com os título públicos de curto prazo – os vencimentos podem variar de poucos dias até, no máximo, um ano.

Além disso, como há um grande número de operações de compra e venda, isso torna mais alta a liquidez desses papéis. O mercado monetário negocia e faz operações com dois tipos de títulos. Eles podem ser:

  1. Títulos Públicos: São papéis que devem ser emitidos pelo Tesouro Nacional e servem para custear as despesas do governo. Exemplos: NTN, LTN e LFT.
  2. Títulos Privados: Esses papéis são emitidos por instituições financeiras ou empresas e servem para captação de dinheiro para ter reservas. Exemplos: CDB, CDI e debêntures.

Esses são os tipos de título que são operados no Mercado Monetário. Os outros tipos de papéis fazem parte do mercado de capitais.

Diferença entre os mercados monetário e de capital

A liquidez é uma das principais diferenças entre o mercado de capital e o monetário. O de capital possui médio e longo prazo para negociações.

Isso acaba diminuindo a liquidez destes papéis. Além disso, como o mercado monetário influencia a economia diariamente, ele acaba afetando o mercado de capitais a longo prazo .

O mercado de capitais engloba a bolsa de valores, corretoras e instituições financeiras. E serve como um sistema de distribuição de valores mobiliários.

As políticas monetárias estabelecidas pelo país estão diretamente ligadas com os Títulos Públicos. Além disso, este mercado influencia as taxas de juros e a concessão de crédito.

WhatsApp da Suno!

As taxas de juros usadas para empréstimos de pessoas e empresas tem como base as taxas do mercado. Desta forma, essas taxas de juros tem efeito diretamente na economia do país.

Esperamos que você tenha esclarecidos todas as dúvidas sobre como funciona o mercado monetário. Deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou questionamentos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno