mercado de ações
Por: Tiago Reis

Você conhece o mercado de ações? Saiba mais sobre o tema neste artigo

Compreender a dinâmica do mercado de ações é fundamental para toda e qualquer pessoa.

Em uma conjuntura econômica em que as taxas de juros se mostram em tendências de baixa, o conhecimento acerca do mercado de ações se torna ainda mais representativo para aqueles que desejam obter uma valorização de seu patrimônio no longo prazo.

O mercado de ações é o “local” onde um conjunto de investidores, através das bolsas de valores, realizam operações de compra de venda de suas participações acionárias de empresas que possuem o seu capital aberto (as famosas S/A, ou Sociedades Anônimas), além de títulos de dívidas dessas empresas e outros ativos relacionados as mesmas.

Por conta desse dinamismo e sofisticação, esse tipo de mercado é, atualmente, um dos principais componentes e vetores que qualificam os pilares relacionados à conjuntura de livre mercado de uma economia.

Em outras palavras, quanto maior o desenvolvimento desse ambiente em um país, maior será, em tese, o progresso e a evolução dos índices econômicos desse estado.

Mercado de ações – Peculiaridades

mercado de ações

Esse ambiente consiste, basicamente, em dois principais setores:

O primeiro define-se como sendo a ocasião em que uma empresa realiza a venda de suas ações pela primeira vez no mercado – através do IPO (sigla em inglês para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial em português).

Paralelamente, o mercado secundário é o ambiente no qual os investidores compram e vendem ativos que já foram, na ocasião do mercado primário (ou oferta primária), emitidos pelas empresas em momentos anteriores.

O mercado secundário é, portanto, a conjuntura na qual a maioria das pessoas acreditam que, de fato, se define o mercado de ações.

Vale ressaltar, a essa altura, que o valor de uma companhia dividido pelo número de ações que a mesma irá oferecer ao mercado irá determinar o preço dessas mesmas ações no âmbito do seu processo de IPO.

Todas as operações posteriores que vierem a ocorrer após a abertura de capital estão acontecendo, portanto, no mercado secundário, ambiente sobre os quais os participantes podem ser tanto investidores individuais como institucionais.

Feita a oferta primária, por consequência, a empresa em questão pode então usar o capital levantado com a venda das suas ações no mercado proveniente do seu IPO para crescer.

Contudo, uma vez que essa operação primária é efetuada, esse empreendimento não recebe mais recursos provenientes da compra e venda de suas ações no mercado secundário.

Mercado de ações no Brasil

O mercado de ações no Brasil ainda apresenta um grande potencial de crescimento

Não há como tratar do assunto sobre o mercado de ações no Brasil sem se comentar sobre a B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

Anteriormente conhecida como Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, a B3 – que é sediada na cidade de São Paulo (SP) – é a única bolsa de valores de mercadorias e futuros em operação atualmente no país.

Nesse sentido, é importante mencionar, também, que o mercado acionário do Brasil é controlado por uma autarquia especial através de um órgão ligado ao governo federal.

Essa entidade é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), organização responsável por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.

Conclusão

Conforme mencionado anteriormente, é extremamente importante para a economia de um país que o seu mercado de capitais seja estimulado em prol do seu desenvolvimento.

Assim, é plausível concluir que, apesar de ainda muito imaturo no Brasil, o nosso mercado de ações possui um vasto horizonte de evolução pela frente, o que pode contribuir para a prospecção econômica e social que historicamente apresenta grande defasagem na comparação com outras grandes nações ao redor do planeta.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

201 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno