mercado de balcão

O mercado de balcão faz parte de um segmento do mercado de capitais. Ele possui uma estrutura diferenciada de negociação de títulos e valores mobiliários em relação à tradicional bolsa de valores.

O ambiente do mercado de balcão pode ser bastante complexo para o investidor que não estar acostumado com a dinâmica de negociações desse mercado.

Podemos dizer que o mercado de balcão é um mercado descentralizado, ou seja, sem uma localização física central. Nesses casos, as negociações podem ser feitas por telefone, e-mail e canal eletrônico.

No entanto, por mais que seja um mercado descentralizado, a sua fiscalização é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Também existem uma séries de critérios que devem ser cumpridos pelas instituições financeiras, tais como códigos de conduta, fiscalização e aplicação de penalidades a infratores.

Entendendo mais sobre o mercado de balcão

mercado de balcão

Entendendo mais sobre o mercado de balcão

No mercado de balcão, ou também conhecido como OTC, é onde ocorre as negociações de diversos títulos e valores mobiliários que não estão autorizados a serem negociados em bolsa de valores.

Uma negociação nesse mercado pode ser executada entre dois participantes de modo que os demais não precisem estar cientes do preço pelo qual a transação foi acertada.

Dessa forma, as negociações ocorrem de maneira muito menos transparentes do que nas bolsas de valores de maneira geral, pois obviamente, essa ultima está sujeita a muito mais regulamentações.

Então é por esse motivo que as transações ocorridas nesse mercado devem ser feitas por investidores mais experientes e bastante cientes dos riscos adicionais que estarão passando.

Para algumas companhias que não possuem capital aberto, a existência de um OTC é de extrema importância. Isso acontece porque para muitas delas, preencher todos os critérios para conseguir abrir capital pode não ser uma tarefa possível de ser realizada.

Portanto, a forma facilitada com que as empresas conseguem ter acesso a investidores é um grande diferencial desse mercado, o que permite com que cada vez mais empresas se interessem em participar desses tipos de negociações.

Tipos de mercado de balcão

Mercado de balcão

Tipos de mercado de balcão

No Brasil existem basicamente três tipos de OTC:

  • Mercado SOMA: primeiro OTC organizado no Brasil. Nesse mercado é a companhia que oferece todo o suporte ao registro eletrônico, depósito, negociação entre outros fatores.
  • Mercado organizado: esse mercado, como o próprio nome já diz, possui uma toda uma estrutura organizada para a negociação dos títulos e valores mobiliários. Nesses casos, existe um sistema eletrônico que torna possíveis operações de compra e venda, permitindo que os investidores fechem negócios remotamente.
  • Mercado desorganizado: esse mercado é representado e movimentado por agentes intermediários, tais como instituições financeiras, corretoras, entre outros.

Para os investidores que desejam entrar nesse mercado, é muito importante buscar orientação no sentido de compreender melhor como funciona, na prática, a negociação dos títulos e valores mobiliários.

Geralmente, operações típicas no mercado de balcão são realizadas de modo simples e práticas. Porém, é de suma importância entender que a escolha de uma instituição financeira devidamente habilitada é a fundamental para a segurança do capital empregado.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.