Acesso Rápido

    Mercado aberto: saiba a importância do open market para a política monetária

    Mercado aberto: saiba a importância do open market para a política monetária

    As operações de mercado aberto são amplamente usadas pelo Banco Central (Bacen) para a realização da política monetária.

    Por isso, é fundamental entender no que consiste as operações de mercado de aberto e como influenciam no estoque de moeda da economia nacional.

    O que é mercado aberto?

    Mercado aberto, também conhecido como open market, é o espaço onde o banco central negocia seus títulos de dívidas a fim de realizar a sua política monetária.

    A política monetária, de forma simplificada, é responsável pelo controle da oferta de moeda na economia. Consequentemente, este tipo de política tem grande influência sobre os juros e o crédito do mercado.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por se tratar de uma política só deve ser realizada e regularizada pela principal autoridade monetária do país, o Banco Central.

    Primeiramente, as operações do mercado aberto acontecem apenas entre o banco central e as instituições financeiras comerciais.

    Este é conhecido como mercado primário, onde os títulos emitidos pelo banco central só podem ser vendidos para os bancos comerciais.

    Após isso, no mercado secundário, os bancos comerciais podem negociar os títulos públicos junto ao público.

    As operações de mercado aberto são fundamentais para a gestão econômica de um país. Quer entender mais sobre economia para tomar melhores decisões de investimentos? Então baixe o Ebook de Economia para Investidores da Suno Research.

    Para que serve as operações de mercado aberto?

    Por ser uma responsabilidade do Banco Central e por ser um dos principais instrumentos da política monetária, é fácil deduzir que as operações de mercado aberto possuem uma grande importância econômica.

    Assim, é possível listar como principais funções das operações de mercado aberto:

    Quando o banco central emite títulos de dívida e os vendem para bancos comerciais, há uma diminuição nas reservas dos bancos, na base monetária e, por consequência, no estoque de moeda da economia.

    Em contrapartida, os bancos centrais também podem recomprar os títulos vendidos aos bancos comerciais, gerando um aumento em suas reservas, na base monetária da economia e, claro, na oferta de moeda.

    Por isso, as operações de mercado aberto são extremamente eficientes para controlar a oferta de moeda na economia, seja para aumentá-la ou diminuí-la.

    Essas operações são eficientes até mesmo para controlar a inflação. Imagine que há um aumento das reservas estrangeiras do Brasil e, para controlar os preços domésticos, o banco central vende títulos para retirar moeda do mercado e, assim, estabilizar o estoque de moeda na economia.

    Importância do open market para a política monetária

    É certo que as operações de open market são apenas um dos instrumentos de realização da política monetária.

    Além disso o Banco Central pode utilizar dos depósitos compulsórios e da taxa de redesconto para viabilizar a política monetária nos mercados financeiros abertos.

    Contudo, por afetar diretamente nas reservas dos bancos comerciais e na base monetária nacional, as operações de mercado aberto costumam ser frequentemente utilizadas, não só no Brasil como em outras grandes economias do mundo, como os EUA, por exemplo.

    É importante ressaltar que, além da grande importância para a política monetária, a venda de títulos no mercado aberto pode ser uma forma de captar recursos para fomentar atividades fundamentais do governo.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é open market? Deixe comentários e possíveis dúvidas no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *