Acesso Rápido

    Melhores small caps para 2021: saiba quais são as mais promissoras

    Melhores small caps para 2021: saiba quais são as mais promissoras

    Com a queda das bolsas de valores ao redor do mundo em 2020, devido à pandemia do COVID-19, a cotação de diversas ações despencaram — em especial de algumas small caps. Por isso, muitos investidores procuram saber mais sobre quais seriam as melhores small caps para 2021.

    Obviamente, não é possível afirmar com certeza quais serão as empresas de baixa capitalização da bolsa que entregarão os melhores resultados no próximo ano. No entanto, existem algumas companhias que, sem dúvida, estão entre aquelas que podem vir a ser as melhores small caps para 2021.

    Quais são melhores small caps para 2021?

    Sem dúvida um dos maiores anseios dos investidores de renda variável é saber quais serão as melhores small caps para 2021. Afinal de contas, algumas dessas companhias — que possuem menor valor de mercado e liquidez — tiveram suas cotações fortemente impactadas em 2020, devido à crise do novo coronavírus. 

    Nesse sentido, em nossa visão, ao se analisar o histórico, as fundamentos e o potencial de crescimento das empresas do mercado, as melhores Small Caps para investir em 2021 são as seguintes:

    • Simpar (SIMH3);
    • Aliansce Sonae (ALSO3).

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por isso, aqueles que procuram saber onde investir em 2021, um bom começo é iniciar os estudos e análises pelas empresas que, em nossa opinião, serão as small caps mais promissoras de 2021.

    A seguir, iremos descrever um pouco do racional sobre essas empresas. Assim, será possível conferir o que faz delas as empresas small caps mais promissoras para 2021.

    Simpar (SIMH3)

    A primeira empresa cotada para ter ações entre as melhores small caps para 2021 é a Simpar (SIMH3). A antiga JSL (Julio Simões Logística), a holding dos negócios de logística da Família Simões foi criada em 2020, quando os papéis da Simpar começaram a ser negociados na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

    Primeiramente, é preciso destacar que a companhia atua em diferentes áreas de logística, desde o setor de transporte rodoviário até o de locação de veículos.

    Nesse sentido, a Simpar hoje possui as seguintes empresas:

    • JSL: logística rodoviária;
    • Movida: locadora de veículos;
    • Original: rede de concessionárias;
    • Vamos: locadora de caminhões, máquinas e equipamentos;
    • CS Brasil: serviços de logística para o setor público;
    • BBC: empresa de serviços financeiros, como leasing.
    Estrutura empresarial da holding Simpar (SIMH3)

    Destaca-se que as empresas do conglomerado possuem controle de 100% ou majoritário pela Simpar. Ademais, como pode ser observado, todas atuam no segmento de logística e de transportes.

    Por isso, é possível afirmar que o resultado da empresa está em grande parte relacionado ao PIB (Produto Interno Bruto) e ao aquecimento da economia. Então, com a retomada dos indicadores econômicos em 2021, espera-se que a companhia consiga crescer resultados. 

    Essa expectativa, inevitavelmente, é refletida nos preços das ações da empresa, como nota-se abaixo:

    Melhores small caps para 2021

    Destaca-se que apesar do aumento do preço das ações da Simpar (SIMH3), a empresa ainda possui um grande potencial de crescimento nos próximos anos, e em especial em 2021. Isso porque ao longo de 2020 a empresa fez importante aquisições de empresas, por exemplo a Fadel e a Transmoreno. 

    Com essas aquisições — e com outras que podem acontecer — a Simpar se posiciona muito bem para absorver sinergias operacionais e para atingir outro patamar de resultados nos próximos trimestres. A entrega desses resultados pela companhia no decorrer de 2021, logicamente, deve contribuir muito com a cotação das ações dessa Small Cap.

    Aliansce Sonae (ALSO3)

    aliansce-sonae
    Interior do shopping Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), um dos ativos da Aliansce Sonae (ALSO3)

    Outra empresa cotada para ser uma das melhores small caps para 2021 é a Aliansce Sonae (ALSO3). Detentora de um portfólio de mais de 28 shoppings por todo o Brasil, a companhia foi uma das mais afetadas pela pandemia do COVID-19. Afinal de contas, precisou interromper a operação de todos os seus ativos por um período.

    Esse impacto, inevitavelmente, foi sentido não apenas nas operações, mas também nas cotações da empresa, a qual pode ser observada abaixo:

    Melhores small caps para 2021

    Conhecendo essa queda dos papéis da Aliansce — que amargaram perdas de mais de 50% — muitos investidores podem se questionar por que essa seria uma das melhores small caps para 2021.

    Contudo, é preciso destacar que é justamente essa queda intensa de cotação que abre esse oportunidade de investimento para 2021.

    Isso porque, apesar das operações dos shoppings terem sido impactadas ao longo, principalmente, dos dois primeiros trimestres de 2020, não há como dizer que a base de ativos do portfólio da Alliance (ALSO3) se desvalorizou permanentemente em mais de 50% em tão pouco tempo.

    Afinal de contas, a companhia possui edificações em pontos extremamente disputados e valorizados das principais cidades do país. Além disso, também possui uma série de projetos contratados e assinados com mais de 500 milhões de reais em VGV (Valor Geral de Vendas).

    O conjunto de ativos e de contratos que a companhia possui, por si só, já fazem com que a queda das cotações seja considerada exagerada. No entanto, é preciso destacar, ainda, que em algum momento as operações dos shoppings voltará o normal.

    Dessa forma, alinhando o conjunto de sólidos ativos da empresa com as oportunidades de projetos e contratos assinados e com a inevitável retomada das operações dos shoppings, encontra-se nas ações da Aliansce Sonae uma oportunidade de comprar ações na baixa.

    Por que investir em small caps em 2021?

    Apesar das oportunidades apresentadas, muitos investidores devem estar com receio de investir na bolsa em um cenário de tantas incertezas econômicas. Com isso, se questionam por que investir em small caps em 2021.

    Minicurso: Contabilidade para Investidores

    Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Há uma grande expectativa para que algumas dessas companhias, que sofreram na bolsa de valores no ano anterior, passem por um rali de alta em 2021. Além disso, existem ainda aquelas empresas que continuaram crescendo em ritmo acelerado e que também são promessas para o ano que está por vir.

    No entanto, é preciso destacar que o investidor precisa tentar fugir do ciclo negativo da bolsa de comprar na alta e vender na baixa. Ou seja, comprar apenas em períodos de otimismo, quando os preços estão altos, e vender em períodos de pessimismo, quando os preços estão baixos.

    Para evitar isso, é fundamental entender que, no longo prazo, a direção da bolsa de valores é apenas uma: para cima. Portanto, uma alternativa é comprar e investir em ativos de renda variável com recorrência, todos os meses, sem tentar adivinhar quais serão os períodos de bonança ou de crise.

    Assim, o investidor pode aproveitar as sugestões elencadas como as melhores small caps para 2021 para iniciar os estudos e aproveitar oportunidades para o ano que estar por vir. Então, esse investidor estará preparado para fazer boas escolhas de investimentos para 2021.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *