Por: Tiago Reis

Melhores Small Caps para 2020: saiba as 3 mais promissoras

Por conta dos sequentes recordes do índice Bovespa, muitas ações e fundos imobiliários acabaram se valorizando expressivamente, o que reduziu consideravelmente a quantidade de oportunidades na Bolsa. Então, diversos investidores buscam as melhores Small Caps para 2020, visto que são ações menos acompanhadas e precificadas pelo mercado.

Por isso, nesse artigo colocaremos algumas das melhores Small Caps para 2020. Essas empresas, apesar de pequenas em capitalização, possuem grande potencial de valorização, sobretudo no próximo ano, com a retomada do crescimento da economia.

Quais são as melhores Small Caps para 2020?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que não é possível afirmar ao certo quais serão, de fato, as melhores Small Caps para 2020. Contudo, existem algumas empresas em que vemos muito potencial para o próximo ano.

Isso porque, por conta de serem ações de menor capitalização, as Small Caps acabam sendo menos acompanhadas pelo mercado. Isto é, por bancos, corretoras e investidores institucionais.

Esse fato faz com que muitas vezes as ações de companhias menores sejam mal precificadas pelo mercado. Afinal, são poucos agentes “fazendo conta” e projetando resultados futuros.

Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

E é aqui onde grandes oportunidades de investimento para 2020 surgem. Isto porque é possível encontrar assimetrias de preço e valor com grande margem de segurança, dois aspectos fundamentais de um investimento de value investing. Logo, investir em small caps pode ser uma opção bastante interessante para quem procura ativos com grande potencial de valorização.

Nesse sentido, em nossa visão, as melhores Small Caps para investir em 2020 são as seguintes:

  1. JSL (JSLG3);
  2. São Carlos (SCAR3);
  3. PetroRio (PRIO3).

A seguir, iremos descrever um pouco do racional sobre essas empresas. Assim, será possível conferir o que faz delas Small Caps promissoras para 2020.

1. JSL (JSLG3)

melhores small caps para 2020

A primeira Small Cap com grande potencial para 2020 é a JSL, negociada na Bolsa no ticker JSLG3. Essa é uma companhia que possui algumas subsidiárias e participações importantes, que são:

  • JSL Logística;
  • Movida (MOVI3);
  • CS Brasil;
  • Vamos;
  • Original.

A principal atividade e fonte de receita da JSL é a locação de caminhões e de veículos. Sendo que a sua ação se configura como uma oportunidade de investimento para 2020 por conta do potencial de crescimento de receita para a empresa nos próximos anos.

Esse potencial advém do fato de diversas companhias estarem terceirizando suas frotas para outras empresas, como a JSL. E apesar de esse ser um costume internacional, no Brasil a parcela de companhias que já terceiriza a frota ainda é pequena. Portanto, há uma grande expectativa de crescimento nos resultados.

Logo, a grande projeção para resultados futuros, juntamente com o preço das ações da JSL e a margem de segurança do investimento, faz com que os papéis da JSLG estejam entre uma das melhores Small Caps para 2020.

2. São Carlos (SCAR3)

melhores small caps para 2020

Outra excelente Small Cap para investimento em 2020 é a São Carlos, empresa negociada na Bolsa no ticker SCAR3. Essa é uma companhia do setor imobiliário que possui um negócio bastante promissor para os próximos anos.

Nesse sentido, a atividade da companhia é adquirir edifícios corporativos e empreendimentos de varejo de conveniência para revendê-los no futuro com lucro. Para isso, a empresa realiza todo um retrofit do imóvel adquirido. Isto como forma de modernizá-lo e, consequentemente, valorizá-lo.

Esse é um negócio muito interessante e, sobretudo, rentável. Além disso, está inserido em um dos setores que mais se beneficiará da retomada do crescimento econômico pós-crise: o setor imobiliário.

E-book - Investindo em Fundos Imobiliários

Além disso, a empresa recentemente realizou a emissão de debêntures com um custo mais baixo, por conta da queda da taxa de juros (taxa Selic). Portanto, ela possui caixa para aproveitar oportunidades e realizar aquisições no próximo ano.

Mas estes não são os únicos fatores que tornam as ações da São Carlos uma das Small Caps promissoras para 2020. Na verdade, a companhia negocia com um NAV (Net Asset Value) com um considerável desconto.

Esse indicador demonstra o valor dos imóveis da companhia deduzidos do passivo da empresa. Levando em consideração os imóveis da companhia e suas atuais dívidas, esse NAV se encontra bastante descontado.

3. PetroRio (PRIO3)

melhores small caps para 2020

Por fim, as ações da PetroRio se configuram como outra excelente oportunidade de investimento para 2020. Essa empresa é a maior companhia privada totalmente brasileira de exploração petrolífera.

Vale destacar que as ações da companhia, negociadas no ticker PRIO3 passaram por uma expressiva valorização nos últimos anos, por conta do turnaround da empresa. Apesar disso, a empresa aparenta ainda ter muito espaço para crescimento no próximo ano e no futuro.

Isso porque a PetroRio vêm realizando algumas aquisições importantes de participação em campos maduros que levarão a empresa para outro patamar em termo de receita. Em Dezembro de 2019, por exemplo, a PetroRio adquiriu uma participação de 30% da Petrobrás em um campo em uma operação onde as expectativas de payback são de apenas 2 anos.

Além disso, a companhia está realizando campanhas de perfuração em áreas potenciais que podem elevar ainda mais a produção da empresa. Todo esse contexto é beneficiado, ainda, da alta do dólar e da estabilização do preço do barril de petróleo.

Por todos esses aspectos, a PetroRio se configura como uma das melhores Small Caps para 2020.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Por que investir em Small Caps em 2020?

Como pôde ser observado, sem dúvida as Small Caps citadas se configuram como boas oportunidades de investimento para 2020. Contudo, vale destacar que existem outras excelentes opções de empresas de baixa capitalização para se investir.

Por isso, o que importa para o próximo ano é não deixar de investir. Isso se faz ainda mais necessário levando em consideração as assimetrias entre preço e valor que podem gerar oportunidades nessa classe de ações. Afinal, como vimos, são ações menos acompanhadas pelo mercado.

Então, não deixe de estudar melhor essas ações que colocamos no artigo. Só assim você poderá entender melhor o racional por trás de cada análise, o que garante mais segurança no investimento e mais tranquilidade para o investidor.

E você, já investe em alguma das melhores Small Caps para 2020 que mencionamos acima? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe conosco o que você acha desses ativos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: