Por: Tiago Reis

Melhores Small Caps para 2020: saiba as 3 mais promissoras

Por conta dos sequentes recordes do índice Bovespa, muitas ações e fundos imobiliários acabaram se valorizando expressivamente, o que reduziu consideravelmente a quantidade de oportunidades na Bolsa. Então, diversos investidores buscam as melhores Small Caps para 2020, visto que são ações menos acompanhadas e precificadas pelo mercado.

Por isso, nesse artigo colocaremos algumas das melhores Small Caps para 2020. Essas empresas, apesar de pequenas em capitalização, possuem grande potencial de valorização, sobretudo no próximo ano, com a retomada do crescimento da economia.

Quais são as melhores Small Caps para 2020?

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que não é possível afirmar ao certo quais serão, de fato, as melhores Small Caps para 2020. Contudo, existem algumas empresas em que vemos muito potencial para o próximo ano.

Isso porque, por conta de serem ações de menor capitalização, as Small Caps acabam sendo menos acompanhadas pelo mercado. Isto é, por bancos, corretoras e investidores institucionais.

Esse fato faz com que muitas vezes as ações de companhias menores sejam mal precificadas pelo mercado. Afinal, são poucos agentes “fazendo conta” e projetando resultados futuros.

Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

E é aqui onde grandes oportunidades de investimento para 2020 surgem. Isto porque é possível encontrar assimetrias de preço e valor com grande margem de segurança, dois aspectos fundamentais de um investimento de value investing. Logo, investir em small caps pode ser uma opção bastante interessante para quem procura ativos com grande potencial de valorização.

Nesse sentido, em nossa visão, as melhores Small Caps para investir em 2020 são as seguintes:

  1. JSL (JSLG3);
  2. São Carlos (SCAR3);
  3. PetroRio (PRIO3).

A seguir, iremos descrever um pouco do racional sobre essas empresas. Assim, será possível conferir o que faz delas Small Caps promissoras para 2020.

1. JSL (JSLG3)

melhores small caps para 2020

A primeira Small Cap com grande potencial para 2020 é a JSL, negociada na Bolsa no ticker JSLG3. Essa é uma companhia que possui algumas subsidiárias e participações importantes, que são:

  • JSL Logística;
  • Movida (MOVI3);
  • CS Brasil;
  • Vamos;
  • Original.

A principal atividade e fonte de receita da JSL é a locação de caminhões e de veículos. Sendo que a sua ação se configura como uma oportunidade de investimento para 2020 por conta do potencial de crescimento de receita para a empresa nos próximos anos.

Esse potencial advém do fato de diversas companhias estarem terceirizando suas frotas para outras empresas, como a JSL. E apesar de esse ser um costume internacional, no Brasil a parcela de companhias que já terceiriza a frota ainda é pequena. Portanto, há uma grande expectativa de crescimento nos resultados.

Logo, a grande projeção para resultados futuros, juntamente com o preço das ações da JSL e a margem de segurança do investimento, faz com que os papéis da JSLG estejam entre uma das melhores Small Caps para 2020.

2. São Carlos (SCAR3)

melhores small caps para 2020

Outra excelente Small Cap para investimento em 2020 é a São Carlos, empresa negociada na Bolsa no ticker SCAR3. Essa é uma companhia do setor imobiliário que possui um negócio bastante promissor para os próximos anos.

Nesse sentido, a atividade da companhia é adquirir edifícios corporativos e empreendimentos de varejo de conveniência para revendê-los no futuro com lucro. Para isso, a empresa realiza todo um retrofit do imóvel adquirido. Isto como forma de modernizá-lo e, consequentemente, valorizá-lo.

Esse é um negócio muito interessante e, sobretudo, rentável. Além disso, está inserido em um dos setores que mais se beneficiará da retomada do crescimento econômico pós-crise: o setor imobiliário.

E-book - Investindo em Fundos Imobiliários

Além disso, a empresa recentemente realizou a emissão de debêntures com um custo mais baixo, por conta da queda da taxa de juros (taxa Selic). Portanto, ela possui caixa para aproveitar oportunidades e realizar aquisições no próximo ano.

Mas estes não são os únicos fatores que tornam as ações da São Carlos uma das Small Caps promissoras para 2020. Na verdade, a companhia negocia com um NAV (Net Asset Value) com um considerável desconto.

Esse indicador demonstra o valor dos imóveis da companhia deduzidos do passivo da empresa. Levando em consideração os imóveis da companhia e suas atuais dívidas, esse NAV se encontra bastante descontado.

3. PetroRio (PRIO3)

melhores small caps para 2020

Por fim, as ações da PetroRio se configuram como outra excelente oportunidade de investimento para 2020. Essa empresa é a maior companhia privada totalmente brasileira de exploração petrolífera.

Vale destacar que as ações da companhia, negociadas no ticker PRIO3 passaram por uma expressiva valorização nos últimos anos, por conta do turnaround da empresa. Apesar disso, a empresa aparenta ainda ter muito espaço para crescimento no próximo ano e no futuro.

Isso porque a PetroRio vêm realizando algumas aquisições importantes de participação em campos maduros que levarão a empresa para outro patamar em termo de receita. Em Dezembro de 2019, por exemplo, a PetroRio adquiriu uma participação de 30% da Petrobrás em um campo em uma operação onde as expectativas de payback são de apenas 2 anos.

Além disso, a companhia está realizando campanhas de perfuração em áreas potenciais que podem elevar ainda mais a produção da empresa. Todo esse contexto é beneficiado, ainda, da alta do dólar e da estabilização do preço do barril de petróleo.

Por todos esses aspectos, a PetroRio se configura como uma das melhores Small Caps para 2020.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Por que investir em Small Caps em 2020?

Como pôde ser observado, sem dúvida as Small Caps citadas se configuram como boas oportunidades de investimento para 2020. Contudo, vale destacar que existem outras excelentes opções de empresas de baixa capitalização para se investir.

Por isso, o que importa para o próximo ano é não deixar de investir. Isso se faz ainda mais necessário levando em consideração as assimetrias entre preço e valor que podem gerar oportunidades nessa classe de ações. Afinal, como vimos, são ações menos acompanhadas pelo mercado.

Então, não deixe de estudar melhor essas ações que colocamos no artigo. Só assim você poderá entender melhor o racional por trás de cada análise, o que garante mais segurança no investimento e mais tranquilidade para o investidor.

E você, já investe em alguma das melhores Small Caps para 2020 que mencionamos acima? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe conosco o que você acha desses ativos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

57 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • André 11 de dezembro de 2019

    Este artigo ficou claro e objetivo. Obrigado!

    Responder
    • Suno Research 11 de dezembro de 2019

      Feliz que gostou. Abraço!

      Responder
  • Derivan Mendes Maciel 16 de dezembro de 2019

    Tiago, obrigado pelo relatório, e obrigado por você está nos ajudando a entender melhor o conceito e conhecimento na bolsa de valores, não tenho dúvida que vc é sua equipe da suno, irão fazer história no quesito educação financeira.
    Mais uma vez muito obrigado!!!

    Responder
    • Suno Research 16 de dezembro de 2019

      Muito obrigado pela confiança!
      Forte abraço.

      Responder
  • Eduardo 16 de dezembro de 2019

    Muito bom o artigo.

    Responder
  • Débora 16 de dezembro de 2019

    Gratidão, Tiago pelos excelentes conteúdos que você disponibiliza para nós. Sempre cresce minha admiração por você.

    Responder
    • Suno Research 17 de dezembro de 2019

      Ficamos felizes que gostou vou mostrar para o Tiago.

      Responder
    • Augusto 22 de dezembro de 2019

      Obrigado pelo excelente conteúdo!!

      Responder
  • Michael 22 de dezembro de 2019

    Olà Tiago !
    Excelente relatório mas fico com uma dúvida, O preço teto indicada nas carteiras precisa ser revisado ?

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Os nossos analistas estão sempre de olho, de modo que o preço teto é constantemente revisado, o que constar na carteira reflete a nossa opinião no momento.

      Responder
  • Nunes 22 de dezembro de 2019

    Parabéns Tiago pela forma como comenta os assuntos financeiros. Acho tuas opiniões muito coerentes e tem me ajudado bastante

    Responder
  • Michael 22 de dezembro de 2019

    Muito bom! A PetroRio vem com uma ótima valorização nos últimos meses, vendi algumas ações que eu estava na dúvida e investi na Prio3. Como isso, tive um rentabilidade em torno de 30%.
    Sou Suno prêmio e gostaria de assinar a Suno Small Caps, mas minha carteira é muito pequena e não dá para pagar por essa assinatura.
    Abraço,

    Responder
  • werner 26 de dezembro de 2019

    Gostei do artigo e gostaria de propor a voces terem um pacote mais acessivel deste produto
    igual temos o pacote de acoes e de fii, poderia tb ter um de small caps e ate um pacote envolvendo estes 3 itens

    Responder
  • Elielson 27 de dezembro de 2019

    Sim, na Petrorio…. Comecei agora e pretendo continuar em 2020.

    Responder
  • Renato dos Santos Rocha 28 de dezembro de 2019

    Tiago obrigado pela dica. Ainda não investir em ações. Estou analisando algumas Small Caps para o início de 2020.

    Responder
  • José Roberto Gomes Ribeiro 29 de dezembro de 2019

    Trabalho de alta qualidade, através de profissionais competentes com bom nível de conhecimento do mercado.
    Informações sucintas, claras de fácil entendimentos para iniciantes.
    Parabéns!

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Ficamos muito felizes por ler isso, muito obrigado!

      Responder
  • Marco Sandes 29 de dezembro de 2019

    Boa noite!! Acha technos uma boa small cap?

    Responder
  • Wadson Mamprim 30 de dezembro de 2019

    Está fazendo história Tiago Reis. Está sendo um divisor de águas. Parabéns. ?

    Responder
  • Hamilton 30 de dezembro de 2019

    Excelentes avaliações. Obrigado por nos dá esse trabalho e facilitar nossas escolhas.

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Que bom que gostou!

      Responder
  • Deise 30 de dezembro de 2019

    Ola Thiago, qual seria o preço teto para entrar nestas 3 ações?

    Responder
  • Vitor 30 de dezembro de 2019

    Atualmente essas empresas estão com preço seguro para compra?

    Responder
  • Rosana 30 de dezembro de 2019

    Tiago muito obrigada por todas as explicações claras e precisas. Estaremos juntos nas 3 small caps.

    Responder
  • José Silva 31 de dezembro de 2019

    Excelente… Parabéns pela forma didática simples, porém, efetiva…

    Feliz Ano Novo…..

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Feliz ano novo!

      Responder
  • Leal 1 de janeiro de 2020

    Cara, é incrível sua análise. Obrigado!

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Vamos que vamos!

      Responder
  • Félix 1 de janeiro de 2020

    Adorei a matéria, parabéns!

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Que bom! Vamos que vamos.

      Responder
  • José Roberto Gomes Ribeiro 2 de janeiro de 2020

    Vejam bem!…
    Considero a (SUNO) como a mais competente, honesta e séria do mercado. Obviamente através de profissionais competentes…
    Já fui tão ludibriado no mercado que me sinto inseguro com relação aos contratos.
    Tô falando de “Estrelas do mercado.” Cachorro queimado têm medo de água fria!!!
    Agradeço os e-mails que me enviam…

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Ficamos muito felizes que possa confiar em nós, e esperamos não te desapontar.
      Com cautela, disciplina e estudo o céu é o limite para aonde se pode chegar nessa vida.
      Forte abraço e sucesso nos investimentos.

      Responder
  • Robério de Menezes Cruz 8 de janeiro de 2020

    Estou querendo começar investir no mercado de ações e com certeza essas informações são muito valiosas. Muito obrigado e parabéns pelo artigo.

    Responder
  • marcelo 9 de janeiro de 2020

    artigo , muito prático e objeivo! Obrigado.

    Responder
  • Márcio 10 de janeiro de 2020

    Muito obrigado. Objetivo e prático. Parabéns!

    Responder
  • paulo 11 de janeiro de 2020

    tiago pela sua experiencia no mercado, pretendo montar uma carteira de small caps para minhas filhas, foi recomendado pelo colega que investe, SMAL11. qual sua opinião? ele é tbm um small caps?

    Responder
    • Suno Research 13 de janeiro de 2020

      Smal11 é um ETF, ele é toda uma carteira de small caps.
      Segue um artigo sobre:
      sunoresearch.com.br/artigos/smal11/

      Responder
  • lidnaldo 14 de janeiro de 2020

    Perfeito… Direto ao ponto, sem rodeios.

    Responder
  • Priscila 15 de janeiro de 2020

    Artigo muito bom Thiago! Tenho uma dúvida, como sabemos que o preço da ação está legal pra entrar numa small cap?

    Responder
    • Suno Research 15 de janeiro de 2020

      Fazendo alguma forma de valuation.
      A outra opção, caso você não tenha muito tempo ou interesse pelo mercado acionário, você sempre pode pagar uma assinatura de uma casa de análise, como por exemplo a nossa. Fazendo isso você ganha acesso a vários relatórios de analises de empresas que tanto podem servir como indicações de preço para compra e venda, como uma ferramenta de aprendizado.

      Responder
  • Jailson 16 de janeiro de 2020

    Small caps é sangue novo que irão nos impulsionar aos maiores ganhos futuros… Excelente artigo e promissoras ações!!

    Responder
  • Luciano 19 de janeiro de 2020

    Não entendi porque essas empresas de 6bi de valor de mercado são consideradas “small” caps. Além disso os múltiplos básicos (P/L e PSR) são horríveis.

    Responder
  • André Pegado 22 de janeiro de 2020

    Estou na PRIO3 com valor de entrada a 13,49, só tem me dado alegria…me pergunto qual será o topo??

    Responder
    • Suno Research 22 de janeiro de 2020

      no longo prazo o céu é o limite.

      Responder
  • luiz fernando 24 de janeiro de 2020

    Hoje 24/01/2020, ainda compensa entrar em algumas delas?

    Responder
  • Vania 8 de fevereiro de 2020

    Olá Tiago, parabéns pelo artigo, muito oportuno e esclarecedor!
    Nunca investí em ações e gostaria de começar com Small Caps. Quais parâmetros deveriam ser observados para o correto recolhimento do IR em carteiras de longo prazo? É muito complicado?
    Obrigada!

    Responder
  • Alexandre Ribeiro 11 de fevereiro de 2020

    PRIO3 ainda e de sua carteira small caps ?

    Responder
  • Lúcia 15 de fevereiro de 2020

    Claro e objetivo, excelente
    Obrigado

    Responder
  • Joao Mussi 24 de fevereiro de 2020

    Impressionante que o artigo foi publicado dia 4 de dezembro e se for olhar o preco das acoes hoje, todas subiram muito. Parabens Tiago

    Responder
  • Rodrigues 25 de fevereiro de 2020

    Nao sou investidor, gostei das dicas, como foram avaliadas. Legal.

    Responder
  • Natã Silva 25 de fevereiro de 2020

    tenho 15 anos e venho estudando ha um tempo sobre investimentos, vc acha que eu devo seguir por esse caminho?

    Responder
  • Ailton de Carvalho Junior 29 de fevereiro de 2020

    Obrigado! Eu já as tinha no meu radar para comprar, agora tudo fica mais fácil com a indicação de analistas brilhantes como você.

    Responder
  • ROBSON VIANA DE SOUZA 29 de fevereiro de 2020

    Eu sou totalmente leigo hoje a respeito de investimento em bolsa, mais gostaria de saber mais.

    Responder
  • Mateus 3 de março de 2020

    Cara, o Tiago é muito foda! Parabéns.

    Responder
  • Mateus 3 de março de 2020

    Cara, o Tiago é muito f***! Parabéns.

    Responder
  • Mauro 5 de março de 2020

    Excelente artigo. JSLG3 e PRIO3 estavam no meu radar! Incluindo agora a SCAR3.
    Grande abraço!

    Responder
  • Israel 26 de março de 2020

    Ótima explicação!
    Estou começando e ainda não estou familiarizado com os termos small caps, playback e assim por diante. Porém sua forma de explicação, fez com que eu entendesse mesmo não tendo conhecimento dos termos.
    Parabéns!

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​