melhores fundos imobiliários para 2020
Por: Tiago Reis

Conheça os três melhores fundos imobiliários para 2020

Com a queda da taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e dos rendimentos de aplicações financeiras mais conservadoras, muitos investidores passam a migrar para o investimento em fundos imobiliários. Então, a seguinte dúvida surge: afinal, quais seriam os melhores fundos imobiliários para 2020?

Destaca-se que é muito difícil saber quais serão, de fato, os melhores fundos imobiliários para 2020. Afinal, existem diversos fatores que podem alterar o valor das cotas e do dividendo mensal distribuído. Contudo, existem algumas excelentes oportunidades que vemos grande potencial para o próximo ano.

Quais os melhores fundos imobiliários para 2020?

Apesar de não ser possível afirmar com precisão quais serão os melhores fundos imobiliários em um ano, separamos três alternativas que acreditamos ser os FIIS mais promissores para 2020. Destaca-se que aproveitamos para selecionar fundos de diferentes setores.

E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

Nesse cenário, os três melhores FIIs para 2020 são os seguintes:

  • VRTA11 – Fator Verita FII (Fundo de papel);
  • XPML11 – XP Malls FII (Fundo de shopping);
  • HGRE11 – CSHG Real Estate FII (Fundo de lajes corporativas).

Confira abaixo os principais pontos positivos e demais aspectos sobre os melhores FIIs para investir em 2020:

1. Fator Verita FII (VRTA11)

O VRTA11 é um fundo de papel que investe o capital dos cotistas em aplicações de títulos e valores mobiliários. Nesse sentido, o principal investimento desse FII são em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

A grande questão que observamos nesse fundo é o fato de ele ainda não ter alocado todos os recursos captados na sua 6a emissão de cotas. Isto é, o capital arrecadado para investimento ainda está no caixa, aplicado na renda fixa, o que impacta negativamente sua distribuição.

Contudo, em algum momento de 2020 a gestão desse FII irá conseguir realizar os investimentos pretendidos com essa reserva na renda fixa. Então, acreditamos que os dividendos mensais podem crescer bastante.

Outro destaque desse fundo é o seu perfil conservador, o que dá mais segurança e reduz a volatilidade do investimento. Nesse sentido, o Fator Verita FII possui um mix de CRIs de High Yield e High Grade.

Este fato garante certa segurança e previsibilidade nos recebimentos de juros e correções monetárias pelo cotista. A composição da carteira de CRIs do VRTA11 pode ser conferida no seu relatório gerencial.

2. XP Malls FII (XPML11)

O segundo fundo imobiliário que vemos como grande oportunidade para 2020 é o XP Malls. Este é um FII focado no segmento de shoppings centers, sendo que ele possui participação em mais de 10 imóveis nesse perfil em mais de 5 estados brasileiros.

A grande questão para esse fundo em 2020 é o fato de que ele irá entregar um empreendimento novo no Bairro Jardim América, em São Paulo. Esse é um shopping center de alto padrão que o XPML11 tem 30% de participação.

O Cidade Jardim Shopping será voltado para a classe A e contará com uma ABL (Área Bruta Locável) de cerca de 4.500 metros quadrados e mais de 70 lojas. Sendo que a entrega está prevista para o segundo trimestre do próximo ano.

Portanto, com a entrega do shopping, a locação das lojas e com o início do funcionamento do empreendimento, acreditamos que há um bom potencial de crescimento de dividend yield no próximo ano.

3. CSHG Real Estate FII (HGRE11)

Por último, o terceiro FII com potencial para 2020 é o CSHG Real Estate, negociado na Bolsa no ticker HGRE11. Esse é um fundo de lajes corporativas, ou seja, que possui participação em diversos empreendimentos de escritórios comerciais.

Esse é um fundo bastante maduro, que já existe desde 2008. Além disso, possui cerca de 20 imóveis, sendo que a maioria deles no estado de São Paulo e em excelentes localizações.

O destaque desse FII é justamente a qualidade dos seus imóveis e o potencial que eles possuem de aluguel para o próximo ano. Isso porque não existem tantas entregas de novos imóveis comerciais programadas para 2020, ou seja, a oferta está contida.

Contudo, com a recuperação da economia em curso, a tendência é que a demanda por esse tipo de imóvel continue crescendo. Isto pode ser observado, por exemplo, na queda da vacância (taxa de desocupação) do fundo, o que por si só já impacta positivamente os dividendos distribuídos.

E além da vacância reduzindo, ainda vemos bastante espaço para o aumento de aluguel do metro quadrado dos imóveis do fundo. Assim, conforme os contratos do FII forem sendo revisados, acreditamos que há um grande potencial de aumento do aluguel e, consequentemente, dos dividendos também.

Investindo em Fundos Imobiliários

Por que investir em fundos imobiliários em 2020?

Analisando de forma geral os melhores investimentos para 2020, sem dúvida esses três fundos imobiliários citados são excelentes oportunidades para se investir. Contudo, vale destacar que existem tantas outras boas oportunidades de investimento no universo de FIIs. Por isso, o que importa para o próximo ano é não deixar de investir.

Isso porque esse é um excelente investimento, que garante uma renda mensal passiva para os cotistas. Além disso, é um investimento seguro para 2020, com lastro físico em imóveis, que garante também um grande potencial de retorno para os cotistas.

Para 2020, vemos um cenário bastante promissor para a indústria de fundos imobiliários, o que deve impactar ainda mais o valor das cotas e da distribuição de dividendos. Alguns dos fatores que contribuem para o potencial dos FIIs para o 2020 são:

  • Crescimento do valor do aluguel por metro quadrado;
  • Redução da taxa de desocupação (vacância);
  • Queda da taxa básica de juros (Selic);
  • Aumento da demanda por imóveis;

Esses fatores, que já estão ocorrendo em conjunto, contribuem muito para o desenvolvimento e para a melhoria dos resultados dos FIIs. Por isso, não deixe de conferir e analisar os FIIs listados nesse artigo que elencamos.

E você, já investe em algum dos melhores fundos imobiliários para 2020 que mencionamos acima? Deixe sua opinião abaixo e compatilhe conosco o que você acha desses ativos.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: