melhores fundos imobiliários para 2020
Por: Tiago Reis

Conheça os três melhores fundos imobiliários para 2020

Com a queda da taxa de juros básica da economia (taxa Selic) e dos rendimentos de aplicações financeiras mais conservadoras, muitos investidores passam a migrar para o investimento em fundos imobiliários. Então, a seguinte dúvida surge: afinal, quais seriam os melhores fundos imobiliários para 2020?

Destaca-se que é muito difícil saber quais serão, de fato, os melhores fundos imobiliários para 2020. Afinal, existem diversos fatores que podem alterar o valor das cotas e do dividendo mensal distribuído. Contudo, existem algumas excelentes oportunidades que vemos grande potencial para o próximo ano.

Quais os melhores fundos imobiliários para 2020?

Apesar de não ser possível afirmar com precisão quais serão os melhores fundos imobiliários em um ano, separamos três alternativas que acreditamos ser os FIIS mais promissores para 2020. Destaca-se que aproveitamos para selecionar fundos de diferentes setores.

E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

Nesse cenário, segundo Jacinto Santos, analista de fundos imobiliários do Funds Explorer, os três melhores FIIs para 2020 são os seguintes:

  • VRTA11 – Fator Verita FII (Fundo de papel);
  • XPML11 – XP Malls FII (Fundo de shopping);
  • HGRE11 – CSHG Real Estate FII (Fundo de lajes corporativas).

Confira abaixo os principais pontos positivos e demais aspectos sobre os melhores FIIs para investir em 2020:

1. Fator Verita FII (VRTA11)

O VRTA11 é um fundo de papel que investe o capital dos cotistas em aplicações de títulos e valores mobiliários. Nesse sentido, o principal investimento desse FII são em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

A grande questão que observamos nesse fundo é o fato de ele ainda não ter alocado todos os recursos captados na sua 6ª emissão de cotas. Isto é, o capital arrecadado para investimento ainda está no caixa, aplicado na renda fixa, o que impacta negativamente sua distribuição.

Contudo, em algum momento de 2020 a gestão desse FII irá conseguir realizar os investimentos pretendidos com essa reserva na renda fixa. Então, acreditamos que os dividendos mensais podem crescer bastante.

Outro destaque desse fundo é o seu perfil conservador, o que dá mais segurança e reduz a volatilidade do investimento. Nesse sentido, o Fator Verita FII possui um mix de CRIs de High Yield e High Grade.

Este fato garante certa segurança e previsibilidade nos recebimentos de juros e correções monetárias pelo cotista. A composição da carteira de CRIs do VRTA11 pode ser conferida no seu relatório gerencial.

2. XP Malls FII (XPML11)

O segundo fundo imobiliário que vemos como grande oportunidade para 2020 é o XP Malls. Este é um FII focado no segmento de shoppings centers, sendo que ele possui participação em mais de 10 imóveis nesse perfil em mais de 5 estados brasileiros.

A grande questão para esse fundo em 2020 é o fato de que ele irá entregar um empreendimento novo no Bairro Jardim América, em São Paulo. Esse é um shopping center de alto padrão que o XPML11 tem 30% de participação.

O Cidade Jardim Shopping será voltado para a classe A e contará com uma ABL (Área Bruta Locável) de cerca de 4.500 metros quadrados e mais de 70 lojas. Sendo que a entrega está prevista para o segundo trimestre do próximo ano.

Portanto, com a entrega do shopping, a locação das lojas e com o início do funcionamento do empreendimento, acreditamos que há um bom potencial de crescimento de dividend yield no próximo ano.

3. CSHG Real Estate FII (HGRE11)

Por último, o terceiro FII com potencial para 2020 é o CSHG Real Estate, negociado na Bolsa no ticker HGRE11. Esse é um fundo de lajes corporativas, ou seja, que possui participação em diversos empreendimentos de escritórios comerciais.

Esse é um fundo bastante maduro, que já existe desde 2008. Além disso, possui cerca de 20 imóveis, sendo que a maioria deles no estado de São Paulo e em excelentes localizações.

O destaque desse FII é justamente a qualidade dos seus imóveis e o potencial que eles possuem de aluguel para o próximo ano. Isso porque não existem tantas entregas de novos imóveis comerciais programadas para 2020, ou seja, a oferta está contida.

Contudo, com a recuperação da economia em curso, a tendência é que a demanda por esse tipo de imóvel continue crescendo. Isto pode ser observado, por exemplo, na queda da vacância (taxa de desocupação) do fundo, o que por si só já impacta positivamente os dividendos distribuídos.

E além da vacância reduzindo, ainda vemos bastante espaço para o aumento de aluguel do metro quadrado dos imóveis do fundo. Assim, conforme os contratos do FII forem sendo revisados, acreditamos que há um grande potencial de aumento do aluguel e, consequentemente, dos dividendos também.

Investindo em Fundos Imobiliários

Por que investir em fundos imobiliários em 2020?

Analisando de forma geral os melhores investimentos para 2020, sem dúvida esses três fundos imobiliários citados são excelentes oportunidades para se investir. Contudo, vale destacar que existem tantas outras boas oportunidades de investimento no universo de FIIs. Por isso, o que importa para o próximo ano é não deixar de investir.

Isso porque esse é um excelente investimento, que garante uma renda mensal passiva para os cotistas. Além disso, é um investimento seguro para 2020, com lastro físico em imóveis, que garante também um grande potencial de retorno para os cotistas.

Para 2020, vemos um cenário bastante promissor para a indústria de fundos imobiliários, o que deve impactar ainda mais o valor das cotas e da distribuição de dividendos. Alguns dos fatores que contribuem para o potencial dos FIIs para o 2020 são:

  • Crescimento do valor do aluguel por metro quadrado;
  • Redução da taxa de desocupação (vacância);
  • Queda da taxa básica de juros (Selic);
  • Aumento da demanda por imóveis;

Esses fatores, que já estão ocorrendo em conjunto, contribuem muito para o desenvolvimento e para a melhoria dos resultados dos FIIs. Por isso, não deixe de conferir e analisar os FIIs listados nesse artigo que elencamos.

E você, já investe em algum dos melhores fundos imobiliários para 2020 que mencionamos acima? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe conosco o que você acha desses ativos.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

24 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roger 10 de dezembro de 2019

    Boa noite Tiago.
    É muito bom que você continue compartilhando seu conhecimento conosco, lerem esse artigo em casa e também verei os videos, espero que você esteja certo !
    Forte abraço !
    Roger

    Responder
    • Suno Research 11 de dezembro de 2019

      Ficamos felizes com comentários assim, fazemos o possível para ajudar. Abraço e sucesso nos investimentos.

      Responder
  • Davidson Lambach Junior 12 de dezembro de 2019

    Olá, estes 3 fundos sitados conseguimos ter uma renda mensal como aluguéis ou ganhamos com a rentabilidade.

    Responder
    • Suno Research 13 de dezembro de 2019

      Bons fundos imobiliários fornecem uma uma boa renda mensal, visto que são obrigados por lei a distribuir 95% de sua renda.

      Responder
  • Bruno 15 de dezembro de 2019

    Gostaria de saber mais sobe o preço teto desses fundos

    Responder
  • MARCELO VICTOR 17 de dezembro de 2019

    ALGUNS ESTUDIOSOS ESTÃO APONTANDO OS SEGUINTES ATIVOS PARA 2020: BCFF11 E HGLG11.
    O QUE ACHAM?

    Responder
  • Everaldo 17 de dezembro de 2019

    Olá, sim já invisto nos 3 fundos, e depois desses seus comentários para 2020, vou adquirir um pouco mais.
    grato

    Responder
    • Suno Research 18 de dezembro de 2019

      De nada!

      Responder
  • Bruno 30 de dezembro de 2019

    Gostaria de saber a diferença entre knri11 e knre11 e por que tamanha divergência de preços, são da mesma instituição…

    Responder
    • Suno Research 10 de janeiro de 2020

      “KNRI é um fundo de tijolo (renda) com lajes corporativas e galpões. KNRE é um fundo de desenvolvimento imobiliário de edifícios comerciais e tem prazo determinado, ou seja, será liquidado no curto/médio prazo.”
      -Professor Baroni

      Responder
  • Edson José Teodoro 5 de janeiro de 2020

    Thiago Reis e toda equipe da Suno, desejo um excelente ano de 2020. Em 2019 entrei de vez no mundo dos investimentos e a SUNO com certeza participou positivamente para não só o ingresso nesse mercado como também para o resultado positivo, claro, aliado ao momento econômico. Tanto que participei de um congresso no final do ano em Goiânia/GO, com a ilustre presença do Thiago e também do Baroni. Agradeço imensamente e seguiremos juntos em 2020. Já possuía na carteira o XPML11 e HGRE11, são ótimos FII’s. Abraços.

    Responder
    • Suno Research 6 de janeiro de 2020

      Ficamos muito felizes em poder participar da sua jornada. Esperamos poder continuar ajudando. Abraço e sucesso nos investimentos.

      Responder
  • Tiago 6 de janeiro de 2020

    Olá, Tiago! Obrigado pelas recomendações.
    Em dezembro passado, o HGRE11 deu um salto no preço. Ia comprar, mas fiquei assustando com tamanha valorização repentina (que eu perdi). Esse fundo, não me recordo de estar presente na carteira de FII recomendada pela SUNO. Qual seria o preço teto para ele? Muito obrigado!

    Responder
  • Jose Luiz 7 de janeiro de 2020

    Tiago, tenho um imóvel no valor estimado de 2 milhoes R$ . composto de um salão comercial que rende R$ 3,5 mil por mes e quatro apartamentos que rendem em conjunto mais 3.8 mil por mes , sem descontar a adm do imóvel. Eu considero esse rendimento baixo menos que 0,5 % ao mes , muito embora haja a valorização do imóvel. É aconselhavel eu me desfazer desse imovel e aplicar em fundos imobiliários?

    Responder
    • Suno Research 7 de janeiro de 2020

      Ser aconselhável ou não depende de vários fatores a respeito do seu perfil como investidor. Mas se você não está satisfeito com a rentabilidade talvez realmente seja interessante considerar outras possibilidades de investimento.
      Eu pessoalmente gosto muito de fundos imobiliários, livre de imposto, livre de dor de cabeça e com diversas opções que apresentam rentabilidade elevada.
      Se esses seus números forem de antes dos impostos, eu pessoalmente optaria por vender.

      Responder
      • Jose Luiz 7 de janeiro de 2020

        sim sao antes dos impostos , obrigado pela dica

        Responder
  • Carlos Eduardo 8 de janeiro de 2020

    Gosto muito de investir em FII´s porém os preços estão cada vez mais altos o que dificulta novos aportes. Esperando ansiosamente por um novo valuation da carteira Suno.

    Responder
  • Marcio Girardi 18 de janeiro de 2020

    Bom dia Tiago!
    Sou assinante recente , li seus comentários e gostei muito.
    Investidor de fundo imobiliário precisa muito destas informações, principalmente neste momento de euforia que normalmente levam à pesadas perdas.
    Tenho bastante experiência em ações mas comecei a operar neste tipo de investimento há pouco tempo e gostaria muito de outras análises como estas.
    Grato

    Responder
    • Suno Research 20 de janeiro de 2020

      Vamos que vamos!

      Responder
  • erick 20 de janeiro de 2020

    Otimo texto Tiago, estou pesquisando e estudando muito a respeito dos FIIs. Esse ano começarei a investir em FIIs e assinatura da suno está obtendo um suporte muito útil para meus estudos e conclusões em quais fundos investir!

    Responder
  • ADRIANO ALBERTO DE OLIVEIRA _ 28 de fevereiro de 2020

    É muito bom para nós, investidores, obtermos essas informações de pessoas capacitadas como vocês. Pois nos dá segurança em nossas escolhas.

    Responder
  • ROBSON VIANA DE SOUZA 29 de fevereiro de 2020

    GOSTEI MUITO EM REFERENCIA AOS FUNDOS IMOBILIARIOS POIS ME SITUEI EM SABER COMO FUNCIONAM.

    Responder
  • Kelly Cristina Ribeiro Alves Garcia Lemos 30 de março de 2020

    gostaria de iniciar um investimento na flls como eu devo proceder.

    Responder
    • Suno Research 30 de março de 2020

      Bom dia, Kelly!
      O primeiro passo é abrir conta em uma corretora de investimentos.

      Boa sorte em seus investimentos,
      Abraços!

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​