Por: Tiago Reis

Conheça as melhores ações que pagam dividendos para 2020

Com os sequentes recordes da bolsa e com a perda da atratividade da renda fixa, muitos investidores começam a migrar para a renda variável. Esses investidores, acostumados com a estabilidade de investimentos conservadores, buscam, principalmente, as melhores ações que pagam dividendos para 2020.

Isso porque, normalmente, essas empresas são mais sólidas e com negócios menos voláteis. Afinal, para uma empresa distribuir dividendos de forma recorrente ela deve obter, essencialmente, lucros consistentes ao longo do tempo. Então, a seguir iremos elencar as melhores ações que pagam dividendos para 2020.

Quais são as melhores ações que pagam dividendos para 2020?

Primeiramente, é preciso destacar que não é possível saber ao certo quais serão, de fato, as melhores ações que pagam dividendos para 2020. Isso porque apenas saberemos quais foram as que performaram melhor apenas quando o ano acabar.

Contudo, analisando o histórico de distribuição de dividendos das empresas na bolsa e considerando as empresas que tradicionalmente sempre distribuem boas somas de dividendos aos seus acionistas, pode-se dizer existem algumas ações pagadoras de dividendos que são boas escolhas para 2020.

Minicurso: Aprenda a Investir em Dividendos

Inscreva-se no nosso minicurso online gratuito sobre investimento em dividendos mais acessado do Brasil e junte-se a mais de 10.000 Alunos!

Tendo em vista isso, segundo nossa visão, as melhores pagadoras de dividendos para 2020 são as seguintes:

  1. Mahle – Metal Leve (LEVE3);
  2. Tupy (TUPY3);
  3. Taesa (TAEE11).

A seguir, iremos explicar um pouco melhor sobre essas empresas e quais características as tornam ações pagadoras de dividendos promissoras para 2020.

1. Mahle – Metal Leve (LEVE3)

Melhores pagadoras de dividendos para 2020

A primeira empresa com grande potencial de pagamento de dividendo para o próximo ano é a Mahle Metal Leve, negociada na Bolsa no ticker LEVE3. A companhia é uma das maiores fabricantes brasileiras de autopeças, possuindo grande market share no segmento.

E além de ter grande atuação no mercado interno, a Leve também possui grande parte da sua receita oriunda de exportações. Por isso, está consideravelmente exposta ao dólar, o que corrobora com o fato de ela ser uma das melhores ações que pagam dividendos para 2020.

Isso porque a moeda americana vem atingindo patamares recordes, enquanto o custo da Mahle permanece atrelado, principalmente, ao real. Por isso, a empresa pode aproveitar do momento de dólar alto para conseguir elevar seu lucro e sua distribuição de dividendos.

E-book Investindo no Exterior

Além disso, estar exposta ao dólar também faz com que suas ações sejam uma forma de proteger o capital investido. Afinal, garante uma proteção às incertezas e à volatilidade do nosso mercado.

Nesse sentido, normalmente, quando a Bolsa brasileira cai o dólar tende a subir. Portanto, se o mercado interno passar por instabilidades e o se Real desvalorizar, a Metal Leve consegue aproveitar para aumentar seu lucro sem aumentar sua produção.

E além de todos esses fatores, a empresa possui um excelente histórico de resultados e de distribuição de dividendos. Historicamente, a maior parte do lucro auferido pela companhia é distribuído aos acionistas, o que certamente irá fazer com que ela tenha um payout alto e um dos maiores Dividend Yield da bolsa para 2020.

Para conhecer mais sobre a Metal Leve, assista o vídeo abaixo e entende por que essa é uma das empresas mais interessantes da bolsa quando se fala em dividendos:

2. Tupy (TUPY3)

Melhores pagadoras de dividendos para 2020

A segunda empresa selecionada como uma das melhores pagadoras de dividendos para 2020 é a Tupy, negociada no ticker TUPY3. Essa companhia é referência global em fundição, sendo que produz para o setor automotivo, principalmente:

  • Blocos e cabeçotes de motor;
  • Peças de sistemas de freios;
  • Peças de transmissão, direção, eixo e suspensão.

Historicamente, a Tupy entregou excelentes resultados para seus acionistas. Além disso, possui também um bom histórico de gestão e de rentabilidade, que foram observados em conjunto com uma robusta geração de caixa.

Minicurso: Valuation e Precificação de Ativos

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito de Valuation e aprenda os principais conceitos sobre como avaliar ativos e empresas do jeito certo!

E assim como a Leve, a Tupy também possui parte da sua receita atrelada ao dólar, o que vem beneficiando muito a distribuição de dividendos nos últimos anos.

Nesse sentido, por conta dos recordes alcançados pela moeda norte americana, os dividendos da empresa devem ser beneficiados em 2020.

Afinal, a empresa consegue aumentar seu lucro não só pelo aumento das vendas, mas também pela apreciação do dólar. Este fato, aliado com o payout elevado, faz com que a empresa possua uma alto Dividend Yield projetado para o próximo ano.

Para conhecer mais sobre a Tupy, assista o vídeo abaixo e veja o valuation completo da empresa:

3. Taesa (TAEE11)

Melhores pagadoras de dividendos para 2020

Por fim, a última empresa selecionada entre as melhores pagadoras de dividendos para 2020 é a Taesa. A companhia, negociada no ticker TAEE11, é focada exclusivamente no segmento de transmissão de energia elétrica, possuindo direito sobre dezenas de concessões no Brasil inteiro.

Destaca-se que a principal característica da Taesa é a previsibilidade de seus resultados. Por conta dessa alta previsibilidade, a empresa se configura como uma das mais seguras da Bolsa. Afinal, eventos negativos no mercado interno e externo impactam pouco nos seus resultados.

Aliado a essa segurança está o alto payout histórico da companhia, que nos últimos anos esteve na faixa de 90% do lucro. E o lucro, por sua vez, deve ser impactado positivamente no próximo ano com a entrega de projetos em construção e com o incremento da RAP (Receita Anual Permitida) da companhia.

Então, por causa do alto payout e da expectativa de aumento da RAP em 2020, a companhia tende a ter um dos maiores Dividend Yield da Bolsa. Esse fato provavelmente fará com que a Taesa seja uma das melhores pagadoras de dividendos para 2020.

Para conhecer mais sobre a Taesa, assista o vídeo abaixo e descubra todos os aspectos que fazem dessa transmissora de energia elétrica uma das melhores empresas da bolsa:

Onde investir em 2020?

Por causa da queda da taxa de juros para a mínima histórica, investimentos em renda fixa acabam perdendo muito a atratividade. Por isso, o investimento em ações pagadoras de dividendos pode ser um excelente investimento para investidores acostumados com aplicações mais conservadoras.

Afinal, para uma empresa distribuir dividendos com recorrência ela deve ser rentável e dar lucro. Portanto, as pagadoras de dividendos tendem a ser mais estáveis e mais seguras que a média das companhias negociadas na Bolsa.

Além disso, receber os proventos pode ser bastante interessante para aqueles que procuram formar uma renda passiva. Isto é, uma renda que não depende de trabalho para ser auferida.

No Brasil, esse tipo de investimento é ainda mais interessante. Sendo que os principais motivos para investir em pagadoras de dividendos brasileiras são:

  • Isenção de imposto sobre dividendos distribuídos;
  • Taxa de juros (Selic) na mínima histórica;
  • Economia em retomada de crescimento.
Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Por isso, não deixe de considerar o investimento em pagadoras de dividendos e de analisar as empresas elencadas anteriormente.

E você, já possui alguma das melhores ações que pagam dividendos para 2020 que citamos acima? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre essas empresas.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Claudio Paschoalini 23 de março de 2020

    Tiago, bom dia.
    Me tornei assinante a uns 2 meses, e tenho buscado rentabilidade através de empresas como estas, baseadas em dividendos. Muito interessante a colocação de valorização das empresas baseado no dolar e ainda mais considerando o atual cenário. Talvez algo que preocupe um pouco no longo prazo seria o fato das empresas atreladas ao mercado automotivo, que vem mudando bastante o paradigma e pode exigir maior atenção. A crise do Corona Virus ainda coloca os P/VP extremamente atraente, ainda reduzindo o P/L e aumentando o DY, sendo assim estou realizando aportes aos poucos. Obrigado.

    Responder
  • Artur Souza 31 de março de 2020

    No cenário atual. BBSEG3 ou BBSA3?

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
piggy-bank (2)

eBook Gratuito

Investindo em Dividendos

Comece a investir em ativos geradores de renda na Bolsa de Valores!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!