Acesso Rápido

    Melhores ações para 2021: conheça as 3 ações mais promissoras

    Melhores ações para 2021: conheça as 3 ações mais promissoras

    Com a passagem do pior momento da pandemia do COVID-19 e a chegada do próximo ano, o otimismo com relação aos ativos de renda variável aumenta — afinal, 2020 foi um dos anos mais desafiados para as bolsas de valores. Dessa forma, inevitavelmente os investidores anseiam para saber mais sobre quais seriam as melhores ações para 2021.

    Nesse sentido, é preciso destacar que não há como afirmar, com certeza, quais serão as melhores ações para 2021. No entanto, existem alguns ativos que estão entre aqueles com os maiores potenciais de resultado e de upside para o próximo ano, os quais serão elencados a seguir.

    Quais são as melhores ações para 2021?

    Tendo em vista o histórico e a análise dos fundamentos das empresas, em nossa visão, as melhores ações para investir em 2021 são as seguintes:

    • M. Dias Branco (MDIA3);
    • Alupar (ALUP11);
    • Telefônica Brasil (VIVT3).

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Como foi colocado, seria preciso uma bola de cristal para saber ao certo quais são as melhores ações para investir em 2021. Afinal de contas, esses ativos serão exaltados apenas ao final desse ano, quando os percentuais de alta anual dos ativos forem encerrados. 

    Contudo, as ações dessas empresas podem facilmente ser incluídas dentre aquelas com o maior potencial de entrega de resultado no próximo ano. Assim, aqueles que procuram saber onde investir em 2021 podem ter por onde começar seus estudos e análises.

    A seguir, confira um pouco mais sobre cada uma dessas empresas e quais aspectos que as tornam as melhores ações mais promissoras em 2021.

    M. Dias Branco (MDIA3)

    melhores ações para 2021
    Histórico de cotação da M. Dias Branco (MDIA3) nos últimos cinco anos

    A primeira empresa cotada como uma daquelas com maior potencial na bolsa para 2021 é a M. Dias Branco (MDIA3). Resumidamente, a companhia com origem nordestina atua na produção e comercialização de massas, biscoitos, farinhas e farelos e também de margarinas e gorduras. 

    Como pode ser observado no gráfico acima, desde 2018 as ações da empresa passaram por um período de queda, saindo da faixa dos 60 reais para os 30 reais. Uma das principais razões para isso é o aumento considerável do dólar nesse período, afinal, grande parte do custo de produção da M Dias é dolarizado. 

    E com o aumento do custo dos insumos, a empresa sofreu uma queda da sua margem bruta ao longo dos últimos 2 anos, o que foi refletido no preço das suas ações. No entanto, há uma expectativa do mercado para uma queda ou estabilização do dólar para 2021, o que deve contribuir para a melhora no custo dos produtos da empresa. 

    Além disso, algo que é pouco observado com relação à M. Dias (MDIA3) é o aproveitamento da empresa do dólar alto para aumentar os níveis de exportação. Abaixo, é possível conferir o crescimento da sua receita bruta de exportações em 2020:

    melhores ações para 2021

    Além do aumento da receita de exportações, existem ainda outros fatores que contribuem para o potencial das ações da empresa em 2021. Alguns desses fatores são:

    • Absorção gradual das sinergias da aquisição da Piraquê;
    • Oportunidade de aquisições de concorrentes mais afetados pelo aumento do dólar;
    • Ganho de eficiência operacional, com o aumento do nível de utilização;
    • Melhora da margem bruta pelo aumento da verticalização dos insumos.

    Alupar (ALUP11)

    Em segundo lugar, outra forte candidata às melhores ações para 2021 é a Alupar (ALUP11). Atuando no setor de geração e de distribuição de energia elétrica, a companhia está em um período de crescimento importante, começando a colher frutos de investimentos realizados nos últimos anos.

    Histórico de cotação da Alupar (ALUP11) nos últimos cinco anos

    Nesse sentido, destaca-se que a empresa adotou uma estratégia de investimento em ativos de transmissão de energia, os quais são conhecidos por entregar alta rentabilidade com um risco relativamente baixo. No caso da Alupar (ALUP11), os investimentos realizados devem começar a gerar receita nos próximos trimestres, com o início da operação das linhas em construção.

    Assim, acredita-se que a companhia poderá alcançar outro patamar de lucro em 2021 e em diante. Afinal de contas, irá reduzir seus custos e despesas, na medida em que as construções são finalizadas, e aumentar sua receita, com o início da operação das linhas de transmissão. 

    Abaixo, é possível conferir as estimativas da empresa para a evolução dos quilômetros de suas linhas de transmissão nos próximos anos:

    melhores ações para 2021

    Por fim, não há como deixar de mencionar também o impacto da considerável alta do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) nos próximos resultados da Alupar. Isso porque como cerca de 40% da receita da empresa está indexada a esse índice inflacionário, o seu aumento deve contribuir para o crescimento das margens de lucro da empresa.

    Telefônica Brasil (VIVT3)

    Histórico de cotação da Telefônica Brasil (VIVT3), nos últimos cinco anos

    Por último, outra empresa que possui papéis cotados para estar entre as melhores ações para 2021 é a Telefônica Brasil (VIVT3), mais conhecida como Vivo.

    Atuando principalmente no setor de telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura, a companhia está muito bem posicionada para entregar resultados fortes ao longo do ano que estar por vir.

    Isso porque, ao contrário de suas concorrentes, a Vivo tem conseguido se tornar uma empresa extremamente eficiente, por meio de uma administração focada na manutenção do market share e das receitas em patamares altos e, também, no controle de custos. 

    Por isso, foi possível observar um movimento ao longo dos trimestres de 2020 de aumento das receitas nas principais linhas de atuação da empresa e, ao mesmo tempo, de redução custos operacionais e de despesas gerais e administrativas.

    O resultado desse esforço da boa gestão da companhia é refletivo imediatamente nos seus resultados, que vêm melhorando ano após ano. 

    É preciso destacar, ainda, que a gestão da Vivo (VIVT3) tem conseguido aumentar o seu market share no mercado e reduzir o churn (taxa de saída) de clientes. Esse movimento, em 2021, deve contribuir ainda mais para a melhora dos resultados da empresa. 

    Abaixo, é possível conferir a evolução desses dois indicadores de desempenho nos últimos trimestres:

    melhores ações para 2021

    Por que investir em ações em 2021?

    Apesar das empresas citadas possuírem grande potencial para o próximo ano, muitos ainda podem se questionar o por que investir investir em ações em 2021. E isso não é à toa, afinal, o Brasil e o mundo acabaram de passar por uma das maiores crises sanitárias e econômicas da história, devido à pandemia do COVID-19. 

    No entanto, é preciso destacar que o mercado não é ingênuo e que o preço dos ativos reflete muito bem as incertezas econômicas. Então, quando o cenário de investimento em renda variável se tornar mais claro os preços não serão os mesmos, e então o investidor terá perdido uma oportunidade de ganho em 2021. 

    Por isso, é preciso sempre ter em mente que, no longo prazo, as empresas da bolsa de valores crescem e se tornam mais eficientes, o que reflete-se nas cotações de suas ações. Não é à toa que o gráfico histórico da bolsa possui uma única direção: para cima.

    Com base nisso, é possível afirmar que não só vale a pena investir em 2021, mas em todos os anos e períodos. E, sem dúvida, uma excelente forma de estudar as oportunidades para o próximo ano é observando a seleção das melhores ações para 2021 demonstrada anteriormente.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *