Acesso Rápido

    Melhores ações internacionais para 2021: confira as três mais promissoras

    Melhores ações internacionais para 2021: confira as três mais promissoras

    Devido à fragilidade do Brasil e à incapacidade do poder público de lidar com desafios políticos e econômicos, muitos investidores passaram a considerar o investimento no exterior. Esses mesmos investidores são aqueles que procuram saber quais são as melhores ações internacionais para 2021. 

    Isso não é à toa, afinal, o aumento do dólar de quase 50% em 2020 fez com que muitos brasileiros entendessem a importância de possuir ativos dolarizados. Entre esses ativos estão as melhores ações internacionais para 2021, as quais serão apresentadas em seguida.

    Melhores ações internacionais para 2021

    Tendo em vista o histórico e a análise dos fundamentos das empresas, em nossa visão, as melhores ações internacionais para investir em 2021 são as seguintes:

    • Alphabet (GOGL34/GOOGL);
    • Berkshire Hathaway (BRK.A/BRK.B/BERK34);
    • Facebook (FB/FBOK34).

    Confira abaixo os principais pontos positivos e demais aspectos que fazem dessas três empresas as ações internacionais (ou stocks) mais promissoras para 2021.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Alphabet (GOOGL/GOGL34)

    Sede do Google em Mountain View, na Califórnia

    A primeira empresa estrangeira elencada como uma das melhores ações internacionais para 2021 é o Google, pertencente à Alphabet. No Brasil, a companhia possui BDRs (Brazilian Depositary Receipts) negociados sob o ticker GOGL34; enquanto, nos EUA, o código de negociação é GOOGL. 

    Sem precisar de maiores apresentações, o Google está muito bem posicionado para seguir sua caminhada de sucesso na bolsa de valores, colhendo frutos dos resultados de suas diferentes empresas. Abaixo, é possível conferir a evolução da cotação das ações da empresa na bolsa de NASDAQ:

    melhores ações internacionais para 2021

    Mesmo após todo esse crescimento de cotações, o Google ainda está posicionado, em termos de preço, para ser uma das melhores ações internacionais para 2021. Afinal, no próximo ano ele deve continuar apresentando aumento nas receitas dos seus principais segmentos de negócios, sendo eles:

    • Google Search;
    • YouTube;
    • Gmail;
    • Android;
    • Google Maps;
    • Waze;
    • Google Cloud.

    De um lado, essas (e outras) empresas pertencentes à Alphabet irão permitir que o topo da linha (“top line”) de resultados da companhia evolua, pelo aumento das receitas. Por outro lado, as linhas de baixo (“bottom lines”) também devem melhorar pela diluição das despesas em uma base de faturamento maior.

    Vale destacar, ainda, que o Google possui uma característica muito interessante para uma empresa considerada de crescimento, que é o caixa líquido. Isso significa que apesar de investir intensamente em tecnologia e desenvolvimento, a companhia ainda consegue fazer isso sem muito endividamento, por possuir um caixa maior do que sua dívida. 

    Devido a esse controle financeiro e por causa do seu posicionamento de crescimento nas suas diversas linhas de negócios, as ações do Google estão entre as selecionadas para serem as melhores ações internacionais para 2021.

    Berkshire Hathaway (BRK.A/BRK.B/BERK34)

    Encontro anual de acionistas da Berkshire Hathaway, na cidade de Omaha, Nebraska

    Em segundo lugar, outra companhia bem posicionada para ser uma das melhores ações internacionais para 2021 é a Berkshire Hathaway, negociada nos EUA pelos tickers BRK.A e BRK.B; e, no Brasil, pelo com código BERK34. Resumidamente, essa é simplesmente a holding de investimentos do maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett

    Sendo presidente da companhia, o mega-investidor conseguiu alcançar uma rentabilidade histórica de 20% ao ano, em dólar, entre 1964 e 2019, ou seja, por mais de 50 anos seguidos. Para se ter uma ideia, mil dólares investidos em 1964 com o investidor na empresa teriam se transformado em mais de 16 milhões de dólares em 2019.

    Abaixo, o gráfico das ações BRK.A da companhia desde 1990:

    melhores ações internacionais para 2021

    Apesar de uma valorização como essa daqui para o futuro seja impossível, devido às novas condições de liquidez e de acesso à informação no mercado, ainda podemos esperar excelentes resultados para a Berkshire nos próximos anos. 

    Isso porque, em primeiro lugar, essa é uma das empresas com mais recursos em caixa no mundo, tendo mais de 100 bilhões de dólares disponíveis para investimentos. Com isso, ao investir nas ações da Berkshire o investidor pode estar, em outras palavras, fazendo uma reserva de oportunidade que será administrada por Warren Buffett.

    Além disso, destaca-se ainda que nos últimos anos as ações da Berkshire ficaram muito para trás em relação ao índice do mercado norte-americano S&P 500. Com isso, a relação preço sobre valor patrimonial ficou próxima de 1,25 no final de 2020, ainda longe do que já foi, em cerca de 1,60x. 

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Por isso, alinhando o sua incontestável gestão com sua posição de caixa e com o preço atrativo, as ações da Berkshire se posicionam, sem dúvida, entre aquelas que são as melhores ações internacionais para 2021.

    Facebook (FB/FBOK34)

    Por fim, outra empresa que dispensa apresentações e que também se configura como uma das melhores ações para 2021 é o Facebook. No Brasil, os investidores podem investir na empresa pelo BDR com ticker FBOK34; e, nos EUA, podem comprar suas ações pelo código FB.

    Vale destacar que o Facebook possui uma série de avenidas de crescimento que devem fazer com que a empresa continue melhorando, trimestre após trimestre, seus resultados. Neste sentido, é preciso ressaltar que a companhia possui importantes plataformas que ainda não são monetizadas, como o Whatsapp. 

    Além disso, existem também aquelas funcionalidades que estão longe de atingir a capacidade máxima de monetização, por exemplo o instagram e o facebook na guia de compra. 

    Ao mesmo tempo, é preciso destacar também que a empresa de Mark Zuckerberg ainda possui muito espaço para aumentar sua base de clientes — que são as empresas que anunciam em suas plataformas — sobretudo em regiões fora dos Estados Unidos e Canadá.

    Abaixo, é possível conferir impressionante evolução do volume de receita do facebook trimestralmente nas categorias: eua e canadá, europa, ásia e pacífico e resto do mundo:

    melhores ações internacionais para 2021

    Como pode ser observado, apesar da grandiosidade de receita nos EUA e no Canadá, o volume de receita da empresa em outras regiões ainda é relativamente baixo. Dessa forma, há uma grande expectativa para os próximos trimestres de crescimento em outros países.

    Além da receita, verifica-se também um consistente crescimento do Facebook em sua base de usuários. Sem dúvida, o aumento do número de usuários de seus aplicativos e plataformas irá contribuir ainda mais com o resultado da empresa nos próximos trimestres e em 2021. 

    Abaixo, é possível conferir o impressionante aumento de pessoas que utilizam alguma das plataformas do Facebook (facebook, instagram, messenger) diariamente:

    melhores ações internacionais para 2021

    Por que investir em ações internacionais em 2021?

    Como foi colocado, não é à toa que os investidores brasileiros estão procurando saber mais quais são as ações internacionais mais promissoras 2021.

    Mas mesmo após as indicações de análise das companhias elencadas, muitos investidores podem se questionar por que investir em ações internacionais em 2021. Afinal de contas, para alocar capital no exterior é preciso comprar dólares na cotação atual, que não é das melhores. 

    No entanto, é preciso destacar que independente da situação do Brasil, investir no exterior é sempre uma boa estratégia. Isso porque essa prática está alinhada com uma diversificação de investimentos que reduz os riscos do investidor atrelados ao seu país.

    Dentre as principais vantagens de investir no exterior, é possível destacas três principais:

    • Exposição à economias mais fortes;
    • Exposição à setores mais promissores;
    • Proteção cambial;

    Exposição à economias mais fortes

    Uma grande vantagem de se investir no exterior é a possibilidade de se expor à toda economia mundial — e, consequentemente, à economias mais fortes que a brasileira.

    Na mais recente crise causada pelo coronavírus, por exemplo, possível verificar a capacidade de adaptação e recuperação econômica de outros países, como dos Estados Unidos, em relação ao Brasil.

    Nesse sentido, com relação, por exemplo, ao desemprego, enquanto o Brasil observou lentamente o aumento da sua taxa, os EUA foi capaz de observar uma alta pontual desse indicador, seguida de uma impressionante recuperação:

    melhores ações internacionais para 2021

    Essa flexibilidade fornecida pela liberdade econômica estadunidense faz que o mercado nesse país seja muito mais forte, o que garante mais certezas e menos volatilidade para as empresas na bolsa em relação ao Brasil.

    Exposição à setores promissores

    Independente da diversificação, é preciso ressaltar também que existem diversas empresas negociadas nos EUA que possuem modelos de negócios que não podem ser investidos na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Por exemplo, companhias atuantes no setor de microchips para computadores ou de jogos eletrônicos, os “games”.

    Proteção cambial

    Por fim, há ainda a questão da imprevisibilidade do dólar. Isso porque é quase impossível prever a direção do preço da moeda no curto prazo, já que são incontáveis eventos mundiais que influenciam na sua cotação. Já no longo prazo, sabe-se que o dólar irá valorizar, já que a inflação brasileira é historicamente superior à norte-americana. 

    E é por esses três fatores que recomenda-se que os investidores reservem um percentual da carteira de investimentos para ações internacionais. Seja para aquelas listadas na bolsa de Nova York (NYSE) ou para a NASDAQ.

    Além disso, recomenda-se que os investidores não tentem prever o melhor momento para investir no exterior, já que isso é impossível, e que iniciem seus estudos pelas empresas elencadas para terem as melhores ações internacionais para 2021. Assim, o investidor estará em um bom caminho na sua jornada como investidor global.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *