Acesso Rápido

    Cartão de crédito: descubra qual é o melhor dia de compra

    Cartão de crédito: descubra qual é o melhor dia de compra

    Saber o melhor dia de compra do cartão de crédito pode ser importante na organização financeira dos indivíduos.

    Quem consegue calcular o melhor dia de compra para o cartão de crédito geralmente obtém 40 dias de prazo entre a data da compra e a primeira parcela, porque, em geral, as bandeiras de cartão de crédito estabelecem uma diferença de dez dias entre o fechamento da fatura e o vencimento. Em tempos de inflação controlada, essa é uma estratégia importante nas finanças pessoais.

    Qual é o melhor dia de compra do cartão de crédito?

    melhor dia de compra do cartão de crédito é aquele que oferece o maior prazo para início do pagamento.

    Se a fatura vence todos os dias na mesma data, pode parecer estranho afirmar que é possível obter até 40 dias de diferença entre a compra e a primeira parcela, mas isso ocorre porque a fatura fecha alguns dias antes do vencimento do cartão.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Em geral, as maiores bandeiras de cartão de crédito trabalham com dez dias de diferença. Isso significa que, se a fatura vence no dia 10 de cada mês, ela é fechada dez dias antes, no dia 30.

    Por isso, o dia 30 será a melhor data de compra para o cartão de crédito, porque a primeira parcela da compra será paga só quarenta dias depois, no dia 10 do mês seguinte.

    Como calcular melhor dia de compra?

    Entender como calcular o melhor dia de compra no cartão de crédito é importante porque, dessa maneira, o consumidor consegue utilizar o prazo das compras a crédito em benefício próprio, ganhando mais tempo para acumular dinheiro para o pagamento.

    Se, em vez de comprar um produto no dia 30, o consumidor optar pela compra no dia 29, por exemplo, ele terá apenas 11 dias até o primeiro pagamento.

    Ao comprar no dia 30, com a fatura fechada, ele teria 40 dias para se preparar financeiramente para quitar a dívida.

    Para o melhor entendimento, observe os exemplos abaixo:

    Prazo entre a aquisição e o primeiro pagamento: 40 dias

    • Fechamento da fatura: 30/4
    • Vencimento da fatura: 10/5
    • Data da compra: 30/4 (melhor dia de compra)
    • Primeiro pagamento: 10/6

    Prazo entre a aquisição e o primeiro pagamento: 10 dias

    • Fechamento da fatura: 30/4
    • Vencimento da fatura: 10/5
    • Data da compra: 29/4 (pior dia de compra)
    • Primeiro pagamento: 10/5

    Mantendo a mesma data de fechamento da fatura e de vencimento da fatura, mas mudando apenas a data de compra em um dia, o consumidor tem uma diferença de 30 dias entre o dia da compra e a primeira parcela.

    Esse exemplo hipotético deixa claro por que calcular o melhor dia para compra do cartão de crédito é tão importante.

    E a boa notícia é que não há mistério: basta descobrir, junto ao banco ou cartão de crédito, qual é a data de fechamento da fatura. Esta data será a melhor data para comprar no cartão.

    Prazos podem variar conforme o fechamento da fatura do cartão

    Embora essa regra de 40 dias seja válida para algumas das maiores bandeiras de cartão de crédito com as quais os grandes bancos trabalham, é preciso ficar atento, porque os prazos podem variar conforme o cartão e o banco.

    O banco digital Nubank, por exemplo, trabalha com 7 dias de diferença entre o fechamento da fatura e o vencimento da fatura. Por isso, o consumidor terá, na melhor das hipóteses, 37 dias de prazo para começar a pagar, e não 40.

    No internet banking e nos aplicativos, alguns bancos sinalizam para o cliente qual a melhor data de compra no cartão de crédito, o que facilita a vida do consumidor.

    Vale a pena se informar e entender os prazos para não cometer erros e conseguir utilizar os prazos do cartão de crédito a seu favor.

    Foi possível saber mais sobre melhor dia de compra do cartão de crédito? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *