Por: Tiago Reis

MBO: o que é e como funciona um Management Buyout?

O controle de uma empresa pode mudar de mão de várias formas. O mais normal é através de uma aquisição – que pode ser feita por um comprador externo ou até mesmo por pessoas internas da empresa. Essa última situação, por exemplo, é o que ocorre durante um MBO.

Como qualquer outro processo de aquisição, o MBO, precisa passar por ofertas públicas se a empresa for listada na bolsa. Se o as ações da empresa possuírem um controle restritos, a venda só se concretizará com o parecer de todos os acionistas.

O que é um MBO?

MBO vem de Management Buyout, que é um termo utilizado para uma operação de compra feita pelos gestores de uma empresa. Ou seja, neste tipo de processo de aquisição a maior parte do capital da social fica para um dos gestores da sociedade empresarial.

Logo, a aquisição pela diretoria tem o objetivo de tomar o controle ou destino da empresa.

O MBO é uma operação que acontecerá para buscar melhorar a capacidade de gestão da companhia ou empresa. Sendo um processo que pode ocorrer por funcionários internos ou externos.

É uma das estratégias do mundo de negócio que podem potencializar o crescimento da empresa, caso ocorra uma boa abordagem e aceitação do gestor.

Por que os gestores adquirem a empresa?

A operação de compra é recomendada para os gestores, pois estes conhecem a empresa, seus pontos fracos e fortes. Mas isso não é um indicativo que a operação será um sucesso. Existe o processo de adaptação para o novo cargo e dificuldades nos processos de liderança.

Alguns fatores que contribuírem para MBO são: financiamento, para que o processo de aquisição aconteça, os gestores precisam de um financiar, por isso é importante a escolha de bons parceiros.

Quanto ao patrimônio de cada gestor, este será envolvido em todo processo. Ou seja, antes eram apenas funcionários da empresa, mas agora são os principais responsáveis por controlar os custos da empresa.

Acompanhamento Suno

Quando o MBO pode acontecer?

Estas operações acontecem em algumas situações especificas. Como por exemplo, as empresas de cunho familiar, que não decidem qual seria a melhor solução para sucessão da gestão. Por isso, surge uma necessidade de tomar a liderança da empresa, ou em outras palavras “mudar o rumo”.

Outra situação na qual acontece o Management buyout são nas situações de riscos, quando a empresa se encontra em processos de falência, recuperação ou insolvência. Ou seja estão fragilizadas e ficam facilmente na mira dos gestores da companhia.

O potencial de recuperação financeiras nestes casos deve ser analisado, afinal ninguém quer fazer uma oferta a uma empresa que não conseguirá voltar a competitividade do mercado.

Diferença entre gestão buyout e buy-in

O termo management buyout, é semelhante ao management buy-in (MBI) A diferença da gestão buy-in para buyout, é que na gestão MBI os gestores que assumirão o controle na empresa são externos. Ou seja, não fazem parte ou não trabalham na empresa adquirida.

Contabilidade para Investidores

Existem outros termos também associados ao MBO, que são:

  • Employees Buyout: Nesse caso, a ação de assumir o controle da empresa parte da equipe ou dos funcionários.
  • Management and Employees Buyout: Esta também é uma operação para assumir o controle da empresa. Entretanto, é uma ação em conjunto com funcionários e gestores.

Agora que você já aprendeu sobre MBO e como funciona o processo de troca de liderança, acesse o nosso minicurso: Valuation e Precificação de Ativos. e entenda melhor como precificar corretamente uma companhia.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!