market perform
Por: Tiago Reis

Market perform: entenda o que significa essa classificação

Market perform é um dos jargões famosos no mercado financeiro. Ele é empregado quando se fala especificamente em desempenho. Dessa forma, seu entendimento é importante para conceituar as classificações dos investimentos usadas pelos analistas.

E market perform ou desempenho do mercado é a ilustração para uma visão imparcial nas recomendações. Ou seja, sem direcionar para nenhuma empresa em particular.

O que é o market perform?

Market perform é um jargão do mercado financeiro que indica que o desempenho de uma ação ou investimento analisado ocorreu em linha com a média. Esse termo decorre da visão dos analistas financeiros, que são os profissionais que interpretam os resultados e sugerem estratégias como compra, manutenção ou venda de papéis.

Valuation e precificação de ativos

Ao se fazer um investimento em ativos financeiros, o comportamento esperado é que a performance dos mesmos seja favorável ao investidor, ou seja, que esteja acima da média de mercado. Os analistas utilizam classificações para esse desempenho, dadas após feitas suas análises. Essas sinalizações podem ser resumidas em:

  • outperform: desempenho acima da média;
  • underperform: desempenho inferior à média;
  • Market perform ou peer perform: é o mesmo que um desempenho neutro ou uma performance mediana;

O termo market perform também pode ser traduzido como desempenho a nível de mercado. Deve-se ressaltar que uma classificação do gênero implica na comparação de um ativo com um benchmark específico.

Em outras palavras, considera-se que se trata de uma análise relativa. Isso porque a comparação não é feita com todo o mercado, mas com um índice de ações ou setor específico.

Como acontece uma recomendação no mercado financeiro?

Uma recomendação é feita no mercado financeiro quando ocorre a analise do cenário em que o ativo ou ação está inserido. Ou seja, os indicadores fundamentalistas e técnicos são observados com rigor para sugestões de investimentos. As recomendações podem ser destinadas para:

  • Curto prazo: 1 semana;
  • Médio prazo: 7 dias a 3 meses;
  • Longo prazo: 3 meses a 3 anos.

Quer entender os fatores que influenciam no preço de ações? Baixe o e-book que ensina como analisar esse tipo de papel.

Invista como Warren Buffett

As classificações de desempenho fazem parte da rotina de sugestões de investimentos. Elas podem ser feitas a qualquer momento e dependerá na visão dos analistas sobre as fundamentações da empresa, cenário dado pela macroeconomia e interpretação do histórico de movimentações dos ativos.

O desempenho sempre será dado para uma avaliação neutra do estoque de qualquer empresa, e não para ressaltar uma força para uma performance superpositiva ou supernegativa.  Afinal, o momento atual de um ativo tem que ser analisado.

Efeitos de classificações

Calcula-se que as recomendações de compra ou venda feitas por analistas conseguem exercer um poder sobre o estoque. E a aceleração é um desses poderes. Quando acontece uma chamada de venda, signfica que o mercado está pessimista sobre a ação. Logo, seu estoque é acelerado.

Por fim, a interpretação do market perform sempre será sobre dois extremos: o de compra ou de venda. As classificações sobre o desempenho propriamente dito acontecerão sob a forma do peer perform ou do termo hold.

Foi possível saber mais sobre market perform por meio da leitura desse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

204 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!