market maker
Por: Tiago Reis

Market maker: conheça a sua importância para a liquidez nos mercados

Uma das grandes preocupações dos investidores ao escolherem um ativo é a sua liquidez. Por isso, a figura do market maker é tão importante para alguns investimentos, como debêntures.

O market maker também é conhecido como formador de mercado e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

O que é o market maker?

O market maker é um participante do mercado que se compromete a manter ofertas de compra e venda de um ativo dando liquidez a ele. Em geral, quem faz a função de market maker são bancoscorretoras e demais instituições financeiras contratadas para essa finalidade.

Ele também estabelece o preço máximo e mínimo para se comprar e vender um ativo com ele. Dessa forma, a volatilidade típica de papéis com baixa liquidez é reduzida, ao mesmo tempo em que se estabelece um preço justo para o ativo.

Qual é a função do market maker?

market makerEm geral, as empresas emissoras de ações ou debêntures contratam um market maker para aumentar a liquidez aos seus papéis e assim mais segurança ao investidor. Tal medida serve como uma forma de estimular a negociação.

Isso acontece por que, muitas vezes, um investidor pode estar interessado em um ativo, mas a perspectiva de não conseguir vendê-lo em um momento em que precise do dinheiro acrescenta um grande risco que não vale a pena ser corrido. O que acarreta na falta de interesse do mercado pelo papel.

Por ter uma garantia de compra e venda do ativo o investidor se sente mais seguro para investir, já que pode vendê-lo a qualquer momento. Se não for para o mercado em geral, será para o market maker. Dessa forma, a transação ocorrerá a um preço justo para aquele momento do mercado.

Importância do Market maker no mercado de renda fixa

O Brasil possui um mercado de investimentos ainda pouco desenvolvido. A verdade é que ainda há poucos investidores. E os que existem preferem ativos de baixo risco como CDBs, LCI/LCA e títulos do tesouro.

Para comprar uma ação ou uma dívida corporativa (debênture) é necessário analisar um pouco mais o ativo e o negócio de seu emissor. Investidores que possuem esse conhecimento e buscam esses papéis são poucos.

Com isso, há poucos compradores e vendedores nesses mercados. Principalmente no mercado de dívida corporativa que é negociado no balcão. Por isso, a existência dos market makers como agentes de liquidez nesse setor é tão importante.

Importância do Market maker no mercado de ações

Já no mercado de ações, a tendência dos investidores é buscar as ações das maiores empresas, que estão dentro do índice Ibovespa e dentro do novo mercado da Bolsa. E assim, ações de empresas de médio porte acabam tendo poucos compradores e vendedores e baixo volume de negociação.

E por terem poucos compradores e vendedores esses ativos acabam afastando também os poucos investidores que estavam dispostos a comprá-los, pela falta de liquidez.

Os emissores podem atrair esses poucos investidores interessados, aumentando a liquidez dos ativos por meio de um market maker, que por sua vez irá garantir a negociação para o investidor.

Para um investidor que pretende aplicar em uma debênture é muito mais seguro que o faça com a que possui um market maker. Assim, ele pode vender o ativo quando desejar.

Sendo assim, possuir um market maker na B3 é um investimento que a empresa faz para atrair investidores e reduzir a volatilidade do ativo. O que também é uma segurança a mais para a empresa.

Dessa forma, pode-se dizer que market maker é uma figura essencial para sustentar o funcionamento de todo o mercado, já que ele injeta liquidez na negociação de inúmeros ativos. Quer conhecer mais sobre o assunto? A Suno pode ajudar você a administrar suas finanças e seus investimentos com mais eficiência, mais rentabilidade e com total segurança, através de análises altamente qualificadas. Aproveite  nossa oferta especial e clique no link para receber 5 amostras gratuitas dos nossos relatórios.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno