Longo prazo

Investidores que se utilizam do longo prazo para investir geralmente obtém resultados melhores ao longo do tempo.

Contudo, por tratar de investimentos com duração prolongada, essa modalidade conta com um melhor gerenciamento do risco, visto que investidores de longo prazo compram valor e não preço.

O adjetivo longo tem como origem a palavra do latim longu, que significa, na tradução livre, “aquilo que tem muita longitude/comprimento ou cuja longitude supera a largura”. A ideia de longo prazo, por conseguinte, está associada à percepção de um período de tempo relativamente grande. Pode ser algo que se desenvolve e finaliza bastante tempo após a sua criação.

Longo prazo economia

Na economia, o conceito de longo prazo é utilizado quando o período de tempo a ser aplicado não possui fatores de produção fixados.

Se tratando de investimentos, enquadra-se nesse panteão aplicações que perdurem por 2 anos ou mais.

Longo prazo significado para investidores

O conceito de longo prazo para os investimentos tem a mesma relação com os demais campos do conhecimento.

Para entendermos melhor, considere aplicarmos o nosso capital em renda variável e aguardarmos por um longo período de tempo para resgatar o montante. Ou simplesmente nunca mais resgatarmos o valor aplicado, somente o excedente dos rendimentos.

Os fatos mostram que, em períodos extensos, a probabilidade de que os rendimentos provenientes da renda variável ultrapassem a renda fixa é muito maior.

Isso pode ser observado no gráfico abaixo, onde são comparados os rendimentos da renda variável X renda fixa ao longo do tempo:

Longo prazo gráfico

Linha grossa: fundo imobiliário representando renda variável; linha fina: CDI representando renda fixa

A cultura do imediatismo

Passamos longos período de inflação galopante no nosso país. O período da hiperinflação deixa marcas nos nossos costumes até os dias atuais.

Longo prazo hiperinflação

Então, quando paramos para conversar com o pessoal com mais idade sobre o tema, descobrimos que, na época, aplicava-se o conceito de overnight.

Contudo, isso significava que se ganhava dinheiro da noite para o dia, de forma rápida.

De fato, esse episódio fez com que o ato de se pensar em prazos maiores nos investimentos, durante muito tempo, se tornasse praticamente impossível.

Analogia da vida real

Longo prazo avião e bicicleta

Vamos supor que você vai fazer uma viajem de São Paulo à Salvador, e você tem a opção de escolher entre dois meios de locomoção:

  • Bicicleta
  • Avião

Então, qual você escolheria?

A resposta parece óbvia, mas no cotidiano dos investimentos, essa resposta não é tão clara assim.

Nas primeiras horas da viagem mencionada acima, talvez um indivíduo se locomovendo com uma bicicleta sairia na frente, visto que não pegaria trânsito para ir até o aeroporto e não aguardaria minutos – ou até horas – na sala de embarque para entrar no avião.

Dessa forma, o mesmo acontece na vida real. O investimento a longo prazo, como no caso do avião, parece não render o esperado no primeiro momento.

Enfim, essa demora por visualizar resultados faz com que investidores iniciantes acabem optando por se aventurar na sedutora forma de investimento a curto prazo.

Conclusão

Em um determinado momento, o avião passará a bicicleta, e é aí que o investidor verá os seus rendimentos, que anteriormente eram miúdos, se tornarem o combustível para acelerar cada vez mais a rentabilidade das aplicações. Esse é o segredo do investimento a longo prazo.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.