Livros que todo investidor deveria ler

Esta é uma das dúvidas mais comuns que recebemos em nossas interações com nossos leitores: “Qual livro devo ler? “

E a verdade é que não existe um livro definitivo sobre investimentos. Warren Buffett recomenda ler quinhentas páginas por dia aos seus gestores contratados, o que indica que até o maior investidor do planeta está em constante aprendizado.

São muitas áreas de conhecimento envolvidas no processo de investimento, e nenhum livro cobre todas elas com a profundidade necessária para te ajudar a ser um bom investidor.

Eu já li provavelmente uns 200 ou 300 livros sobre investimento. E não encontrei nenhum livro que sozinho seja completo.

Isto não acontece com investimento. Existe algum livro completo sobre direito? Algum livro completo sobre medicina? Algum livro completo sobre engenharia? Eu imagino que não. Existe uma série de livros recomendados para quem quer evoluir.

Dos livros que eu li, separei uma lista de livros que julgo importantes para quem quer evoluir como investidor, separados por categoria:

Livros sobre a História dos mercados:

Qualquer disciplina que você estude na vida, geralmente é recomendado estudar a sua evolução histórica.

Existem alguns livros que tratam da evolução dos mercados ao longo dos séculos. Uma das coisas interessantes ao observar a história é ver que padrões se repetem.

Extraordinary Popular Delusions and the Madness of Crowds: trata das histórias das bolha e as histerias que assolam os mercados a séculos. O tempo passa, a tecnologia avança, mas parece que o comportamento humano é o mesmo há séculos.

More Money Than God: trata da história dos hedge funds, um dos segmentos mais importantes do mercado financeiro.

Livros Clássicos:

The Intelligent Investor (em português) e Security Analysis: ambos os livros escritos por Benjamin Graham, professor de Warren Buffett. Cada um de uma maneira diferente analisa o processo de decisão de investimento baseado em uma abordagem de valor.

Common Stocks and Uncommon Profits: outro livro indicado por Warren Buffett. Este livro aborda mais os aspectos qualitativos de um negócio.

Biografias:

 

Uma das melhores formas de aprender é lendo e se inspirando em quem teve sucesso.

Eu divido em duas sub-categorias: história de investidores e história de empresários.

 

Biografia de investidores:

 

 

Biografia de empresários:

 

Um livro muito bom é o The Outsiders: Eight Unconventional CEOs and Their Radically Rational Blueprint for Success, que cobre a trajetória de 8 CEO’s que criaram muito valor aos seus acionistas. Este livro me foi presenteado pela equipe da fundação do MIT e realmente merece ser indicado.

Livros de Estratégia de Investimento:

The Little Book That Beats The Market: para mim um dos melhores livros de investimento. O livro é pequeno e você pode ler em uma tarde. A linguagem é de simples compreensão, mas a estratégia proposta de comprar empresas rentáveis e baratas faz muito sentido e realmente funciona. Eu já fiz os testes no Brasil e são surpreendentes.

What Works on Wall Street: o que destaco deste livro são os resultados dos testes de simulações de investimento em empresas baratas nas principais métricas. Estes resultados são animadores para quem busca uma estratégia de investimento de valor.

Pioneering Portfolio Management: este livro é a bíblia da estratégia de investimento das fundações americanas ligadas às faculdades. Seu autor, David Swenson, foi gestor da fundação da universidade de Yale e obteve resultados fantásticos ao longo de anos. Neste livro ele explica sobre a estratégia que pode ser, em partes, replicada pelo investidor individual.

Investment Fables: o professor Damodaran tem grande didática e neste livro ele explora as fraquezas das principais estratégias de investimento que existem, e faz sugestões de como evitar as falhas de cada uma destas estratégias.

Livros técnicos sobre temas específicos:

Competition Demystified: quem quer entender de investimento, precisa entender sobre competição. As empresas estão sempre competindo para tirar dinheiro do bolso do consumidor e ganhar mercado do concorrente. Este livro te ajudará a entender melhor sobre competição, um dos conceitos mais importantes de investimento.

Investimento Valuation: acho que a pergunta que mais recebo quanto a informação é qual o melhor livro para aprender a precificar uma ação. E o professor Damodaran é a referência mundial neste assunto. Eu já fiz curso com ele duas vezes e faria de novo, pois tem sempre algum conceito para relembrar. Ele vem uma vez por ano para o Brasil, se você puder fazer o curso presencial dele eu recomendo.

Zero to One: este é um livro sobre o investimento em startups, mas também é um grande livro sobre investimento. Pois explora a importância da análise competitiva e como as empresas devem fazer para se diferenciar da concorrência. Em termos de competição, o que vale para uma startup vale para uma empresa listada em bolsa.

Livros sobre empresas:

No final das contas, o sucesso de uma ação depende do sucesso da empresa. Recomendamos que você leia sobre empresas de sucesso, e como conseguiram se diferenciar da concorrência.

Apple, Facebook, Google, Walmart, Berkshire Hathaway, Nike e quase todas as grandes empresas de sucesso têm algum livro sobre sua história. Aprender com as histórias de sucesso do passado vai te ajudar a analisar as empresas e identificar as possíveis empresas de sucesso do futuro.

Leia também sobre as empresas que fracassaram, um mau exemplo também é um exemplo e existem muitas situações que se repetem nas empresas que fracassaram que se você puder aprender e evitá-las, estará na frente de muita gente. Leia o livro sobre a queda do Grupo X escrito por Felipe Moreno e o Lehman Brothers.

Livros de Psicologia:

 

Entender os conceitos de investimento não é tão difícil. No meu entender o que diferencia os grandes investidores é o psicológico e sua capacidade de investir contra a opinião vigente. Entender a psicologia necessária para ser um grande investidor é o maior diferencial dos grandes investidores.

Behaviour Gap: este é um livro bastante didático e trata de alguns conceitos psicológicos necessários não só para ter sucesso investindo, mas também ter sucesso em sua vida financeira pessoal.

Beyond Greed and Fear: este livro é um dos clássicos sobre finanças comportamentais. Este livro me foi indicado pelo professor Willian Eid, que coordena a grade de finanças da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. É um livro bastante profundo e trata de alguns desafios que a psicologia impõe ao sucesso como investidor.

Outras formas de aprendizado?

Estamos no século XXI, e o hoje temos uma ferramenta de aprendizado que não exista nos séculos anteriores: o YouTube.

Existem pessoas que, como eu, tem uma facilidade maior em aprender através de vídeos. E o YouTube é muito rico em conteúdo.

Em todas essas categorias que eu citei acima existem vídeos bons, os quais eu destaco:

The Man Who Built America – Esta série é fantástica! Conta a história dos primeiros grandes capitalistas americanos como John D. Rockefeller e Henry Ford. Empreender é construir monopólios, e esta série mostra as práticas que estes grandes empreendedores americanos se utilizavam para se diferenciar da concorrência.

Game Changers: esta excelente série da Bloomberg explora, em formato de documentário, a vida de grandes empresários e investidores americanos, tais como: Warren Buffett, Mark Cuban, Henry Kravis, Steve Jobs, Mark Zuckerberg.

Tudo isso é suficiente para você se tornar um investidor nota 10?

 

Não!

 

Você irá aprender muito se absorver o conteúdo que foi passado aqui, mas tem coisas que o investidor só aprende com o tempo e experiência.

Você faria uma neurocirurgia com um recém-formado que é melhor aluno de medicina da melhor faculdade de medicina? Possivelmente não. Pois você sabe que tem coisas que só a prática ensina.

E com investimentos é a mesma coisa. Sobretudo ao que se refere aos aspectos psicológicos.

Você pode ler mil vezes a frase do Warren Buffett: “Seja ganancioso quando os outros estão com medo, e tenha medo quando os outros estão gananciosos. “, mas possivelmente você entrará em pânico durante sua primeira crise como investidor. Faz parte. Na segunda crise, você provavelmente já agirá com maior racionalidade.

Experiência só o tempo é capaz de criar. Mas você pode acelerar o seu aprendizado. E estes livros vão te colocar na frente de 99,9% dos investidores em termos de conhecimento.

Este conteúdo é o suficiente para você aprender a “nadar no raso”. Mas somente com a prática e a experiência você estará preparado para “nadar em alto-mar”.

 


Clique aqui e descubra como a Suno Research pode te ajudar a ter sucesso investindo.

Comentários

©2017 SUNO RESEARCH | Investimentos inteligentes

[i]
[i]

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account